pub

Renault Porto Pro | Estreia do 'grom' algarvio

Henrique ‘Piki’ Gomes entra na Liga MEO

Henrique 'Piki' Gomes, de Portimão, vai estrear-se com 12 anos no principal circuito português de Surf (®PauloMarcelino/arquivo)

O algarvio Henrique ‘Piki’ Gomes vai estrear-se no principal circuito português de surf. A estreia do jovem atleta do Clube Naval de Portimão está marcada para sexta-feira 4 de maio, na terceira bateria dos ‘Trials’ no Renault Porto Pro, 2ª etapa da Liga MEO Surf 2018. No sorteio de baterias, hoje divulgado pela Associação Nacional de Surfistas estão colocados onze (11) atletas de clubes do Algarve.

Henrique Gomes é Campeão Regional Sub-12 do Sul em título e subiu este ano ao escalão Sub-14. “O Piki tem 12 anos de idade (completa 13 anos em setembro) e está na altura de experimentar a Liga MEO”, disse o surfista Paulo Almeida, treinador do jovem atleta, ao Swell-Algarve.

“Sinto-me ansioso e carregado de pica para competir a este nível”, disse o jovem surfista, ao Swell-Algarve, já em contagem decrescente para a estreia na Liga. Pouco preocupado com os adversários que lhe calharam em sorteio, Henrique ‘Piki’ Gomes revelou uma estratégia simples: “Ir para dentro de água e fazer o meu surf”.

O ‘grom’ algarvio Tomás Nunes (Albufeira Surf Clube) estreou-se na Liga MEO Surf na etapa anterior (ver notícia) e está em lista de espera no Porto. Henrique ‘Piki’ Gomes e Tomás Nunes treinam-se com Paulo Almeida, vice-campeão regional Open do Sul e competidor habitual na principal liga do Surf nacional.

Paulo Almeida com Tomás Nunes, ao centro, e Henrique ‘Piki’ Gomes (®PauloMarcelino/arquivo)

Algarve Surf Clube (3 atletas), Albufeira Surf Clube (2), Portimão Surf Clube (2) e Clube Naval de Portimão (4) são os clubes algarvios com atletas em competição no Renault Porto Pro. O Algarve Surf Clube vai estar representado pelas ‘estrelas’ Marlon Lipke, Eduardo Fernandes e Pedro Henrique. Os dois últimos são surfistas da Grande Lisboa, federados pelo clube algarvio.

O Clube Naval de Portimão é o clube algarvio com maior comitiva na Praia de Matosinhos. Além de Henrique ‘Piki’ Gomes, em estreia absoluta, o CNPortimão vai estar representado no Renault Porto Pro por Yolanda Hopkins, vice-campeã Feminino na etapa anterior (ver notícia), Frederico ‘Martim’ Magalhães e Francisco Duarte.

Em representação do Albufeira Surf Clube vão estar em prova Ivan Bailote e Miguel Marinho. A comitiva algarvia completa-se com dois atletas federados pelo Portimão Surf Clube, nomeadamente, Paulo Almeida e Concha Balsemão.

Relativamente à primeira etapa destaca-se o regresso de Concha Balsemão e Francisco Duarte, que faltaram à prova na Ericeira. No sorteio de baterias para o Renault Porto Pro destaque ainda para as ausências de Francisco Canelas e João Mendonça, que marcaram presença na etapa inaugural (ver notícia).

‘Heat Draw’ Algarvio

Masculino

Trials

H3: Sturla Fagerhaug / Henrique Gomes / Filipe Pessanha / Salvador Tavares

Ronda 1

H4: Eduardo Fernandes / Joaquim Chaves / Francisco Santos

H5: Tomás Fernandes / Ivan Bailote / Tiago Santos

H10: João Koke / Pedro Coelho / Gabriel Ribeiro / Francisco Duarte

H11: Guilherme Fonseca / Paulo Almeida / Afonso Candeias

H13: João Guedes / Gonçalo Vieira / Miguel Marinho

H14: Marlon Lipke Martim Magalhães / Sebastião Ramirez / Simão Teixeira

H16: Pedro Henrique / João Vidal / Martim van Zeller

Feminino

Ronda 1

H2: Yolanda Hopkins / Concha Balsemão / Alba Lloves

Miguel Blanco está na liberaba do ‘ranking’ e “bastante motivado” para a prova no Porto (®PedroMestre/ANSurfistas)

Chamada às Oito da Manhã

O ‘call’ está marcado para as 8 horas de amanhã, na Praia de Matosinhos, e, depois do recorde de inscritos registados na etapa inaugural, o Porto e Matosinhos voltam a contar também com forte adesão por parte dos surfistas, com o número de inscrições a rondar a centena.

“Temos praticamente todas as garantias que vão haver boas condições em Matosinhos na sexta-feira”, começa por dizer Pedro Monteiro, diretor de prova da Liga MEO Surf 2018. “Consoante o tamanho do mar que se verificar na sexta-feira, vamos perceber como será o dia no sábado. O spot primordial do evento é Matosinhos, mas estamos salvaguardados por um vento de quadrante leste para sábado e domingo, que nos dá boas garantias para ter soluções alternativas. Está a entrar um swell, que tem o pico na quinta-feira à noite, e temos de perceber como ele se vai fazer sentir em Matosinhos ao longo dos dias seguintes”, explica Pedro Monteiro.

Dessa forma, já é conhecido o quadro de competição da prova masculina e feminina, onde se destaca a presença de Miguel Blanco e Camilla Kemp, vencedores da etapa inaugural da Liga MEO Surf 2018, realizada na Ericeira, mas também do campeão nacional em título Vasco Ribeiro. Depois de ter sido operado a uma apendicite, no dia final da etapa da Ericeira, Vasco vai regressar no Porto à competição. Já é, então, possível fazer os ajustes finais das equipas no Rip Curl Fantasy Surfer (fantasy.ansurfistas.com) com um relógio Search GPS da Rip Curl para o vencedor e um chapéu da Polen Surfboards para o segundo lugar.

Destaques do quadro de competição masculino (round 1):

Bateria 7: Henrique Pyrrait x Arran Strong x Martim Nunes x Pedro Boonman
Bateria 10: João Kopke x Pedro Coelho x Gabriel Ribeiro x Francisco Duarte

Destaques do quadro de competição feminino (round 1):

Bateria 3: Kika Veselko x Camila Costa x Maria Pessanha
Bateria 5: Camilla Kemp x Matilde Passarinho x Marta Madeira

Miguel Blanco, líder do ranking masculino
“Penso que vai ser um campeonato muito bom. Já fiz bons resultados no Porto, tanto nos juniores como no Open, e por isso é uma etapa que traz sempre boas recordações. Estou na liderança do ranking depois de vencer na Ericeira, mas ainda é o começo do ano e faltam mais quatro etapas. Por isso, este vai ser um campeonato igual aos outros, sem pressão. Estou bastante motivado, pois gosto muito do Porto e de Matosinhos, onde já surfei bastante. Além disso, tenho muitos bons amigos no Porto, que me apoiam sempre. Dessa forma, estou ansioso por poder competir lá.”

Camilla Kemp, líder do ranking feminino
“Gosto imenso de ir competir ao Porto, até porque tenho lá o meu patrocinador principal a apoiar. As expectativas para a etapa estão altas. Quero dar o meu melhor e superar-me a cada etapa. Ganhei na Ericeira e, agora, quero tentar fazê-lo de novo no Porto, onde nunca ganhei. A etapa do Porto é muito gira e especial por causa da adesão do público na praia. Há muita gente a ver, a interessar-se pelo surf. Matosinhos também apresenta uma onda diferente em relação ao resto do circuito, pelo que gostaria imenso de conseguir vencer ali”.

Ao nível do sub-troféu para os mais novos, uma iniciativa da FPS e da ANS, o Moche Groms Cup tem aqui segunda edição deste ano. Vasco Cordeiro, Concha Balsemão, Martim Nunes, João Vidal, Francisca Veselko, José Bruschy, Santiago Graça, Martim van Zeller, Joaquim Chaves, Martim Paulino, João Crespo e Salvador Tavares vão ser os jovens surfistas em prova.

Uma nota especial para os wildcards do Renault Porto Pro, designadamente Maria Pessanha, Gonçalo Magalhães e Sacha Garcia.

A agenda para os três dias do Renault Porto Pro é a seguinte:

1º dia – Sexta-feira, 4 de maio
08h00 – Call primeiro dia de competição
09h30 – Fundação PT: início de limpezas de praia com Plastic Sun Days, Lixo Zero Portugal e OPO’Lab, com a presença de mais de 150 alunos de escolas do Porto e Matosinhos
17h00 – Rip Curl: inauguração da loja Rip Curl Matosinhos (Av Norton de Matos, 1136 até as 20h00)
18h00 – Canon: sessão teórica workshop de fotografia por Ricardo Bravo

2º dia – Sábado, 5 de maio
08h00 – Call segundo dia de competição (por confirmar)
09h00 – Canon: início de sessões práticas do workshop de fotografia por Ricardo Bravo
10h30 – Fundação PT: início de limpezas de praia com Plastic Sun Days destinada a voluntários 15h00 – Moche: meias finais do Moche Groms Cup (por confirmar)
16h00 – Polen: shapers talk sobre pranchas de surf com Almir Salazar e Bernardo Sodré 16h30 – Renault: Expression Session (por confirmar)
17h00 – Somersby: sunset party com atuação dos DJs João Maria e André Cascais

3º dia – Domingo, 6 de maio
08h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
09h00 – Canon: início de sessões práticas do workshop de fotografia por Ricardo Bravo
14h00 – Renault: Expression Session (por confirmar)
14h30 – MOCHE: Final Moche Groms Cup (por confirmar)
15h00 – Finais do Renault Porto Pro (por confirmar)
16h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Renault Porto Pro (por confirmar)

O leque completo de sub-troféus em disputa inclui a disputa pela melhor manobra na Renault Expression Session, que se realizará a dobrar no Porto, pela melhor onda na Somersby Onda do Outro Mundo e o já referido Moche Groms Cup (cada um com 2.500€/anuais). A premiação global da Liga MEO Surf 2018 é de 90.000€.

Todas as etapas da Liga MEO Surf têm transmissão em direto no canal televisivo MCS Extreme, em www.ligameosurf.pt e no Facebook do MEO, em complemento com as plataformas oficiais da Associação Nacional de Surfistas em www.ansurfistas.com e nas redes sociais @ansurfistas.

Liga MEO Surf 2018:

1ª Etapa | Ericeira | Abril

Fonte: Nota de Imprensa Associação Nacional de Surfistas, a partir do subtítulo ‘Chamada às Oito da Manhã’

Comentários