pub

Optimist | Algarvio repete apuramento

William Risselin Vai ao Mundial pela Bélgica

Algarvio William Risselin vai estar no Mundial de Optimist em representação da Bélgica pelo segundo ano consecutivo (®LuisFraguas(CVVC/arquivo)
pub

O velejador algarvio William Risselin vai representar a Bélgica, pelo segundo ano consecutivo, no Campeonato do Mundo de Optimist, que este ano vai decorrer em Famagusta, Chipre, nos dias 27 de agosto a 6 de setembro.

William Risselin é atleta do Ginásio Clube Naval de Faro em Portugal e representa o Clube RYCB Antwerpen (Royal Yachting Club Belgium) na Bélgica. O atleta está inscrito na Federação Belga (VYF – Vlaamse Yachting Federatie), com a vela BEL 1186.

O atleta farense tem nacionalidade Belga e optou pelo apuramento internacional na Bélgica, depois de em 2016 ter conseguido ‘ranking’ para representar Portugal no Mundial e não ter sido selecionado, nos termos da lei, por não ter nacionalidade Portuguesa.

O apuramento internacional pela Bélgica decorreu em abril, com três provas específicas realizadas na Holanda. Foi um mês intenso para o velejador algarvio, que está este ano a cumprir a sua última época em Optimist. William Risselin começou a maratonas de provas em Braassemermeer, onde terminou em 28º, numa frota com 220 velejadores, no início do mês.

Seguiram-se as três provas específicas de apuramento: Port Zélande (33º em 215 participantes), Medemblik (25º em 168) e Workum (17º em 165). William Risselin conquistou o 5º lugar no ‘ranking’ de apuramento Belga e conseguiu ‘passaporte’ para o Mundial de Optimist pelo segundo ano consecutivo.

O apuramento foi complicado por causa das condições meteorológicas. Os quatro eventos decorreram sempre com muito pouco vento, que não são as condições ideais para William Risselin. Mesmo assim, o algarvio conseguiu sempre terminar nos melhores 15% das frotas.

William Risselin agradece aos treinadores da “8 Days a Week Coaching Sailors”, Pieter, Daan e David, que ‘deram tudo’ pelo apuramento do algarvio; e também agradece a Nuno Silva, treinador no Ginásio Clube Naval de Faro que, apesar de não estar presente fisicamente na Holanda, acompanhou sempre os resultados e deu apoio moral ao atleta de Faro.

 

Comentários