pub

Optimist | Prova de Apuramento Nacional

Algarve em Maioria na Equipa ao Mundial

Equipa de Portugal ao Mundial Optimist 2018, com os algarvios Beatriz Cintra, à direita, Guilherme Cavaco, de verde; e Vladislav Bedlinskyy, de azul ao centro (®LuisFraguas/SCPorto/Apcio)

A vela algarvia juvenil está de parabéns. Beatriz Cintra (Clube Naval de Portimão), Guilherme Cavaco (Ginásio Clube Naval de Faro) e Vladislav Bedlinskyy (Associação Naval do Guadiana) vão integrar a Equipa de Portugal ao Campeonato do Mundo da Classe Optimist, no Chipre. Filipe Lopes (CNPortimão), Miguel Sancho (GCNFaro) e Érica Porto (Clube Náutico e Tavira) vão estar na Seleção ao Europeu, na Holanda. A qualificação dos atletas algarvios para os mais importantes eventos da Classe foi alcançada na Prova de Apuramento Nacional, no Porto, ganha por Guilherme Cavaco, seguido por Beatriz Cintra.

A Prova de Apuramento Nacional Optimist 2018 decorreu no Campo de Regatas de Matosinhos, nos dias 28 a 30 de abril, organizada por Sport Club do Porto, Associação Regional de Vela do Norte e Federação Portuguesa de Vela. Participaram na PAN um total de 94 velejadores Juvenis de Portugal Continental e Ilhas, que disputaram 3 regatas por grupos no primeiro dia, sábado 28 de abril e mais uma regata por grupos no último dia, ontem, segunda-feira dia 30.

As quatro (4) regatas disputadas na PAN, no Porto formaram, juntamente, com as onze (11) regatas do Campeonato de Portugal de Juvenis 2018 (ver notícia) o ‘ranking’ do Critério de Apuramento para os Campeonatos do Mundo e da Europa da Classe. São apurados para o Mundial os cinco (5) primeiros classificados no ‘ranking’, ou os 4 primeiros mais a melhor Feminino caso termine no Top 10. Para o Europeu são apurados os sete (7) melhores classificados seguintes, obrigatoriamente 4 de um género e 3 do outro género.

Metade dos 12 juvenis portugueses ‘selecionados’ este ano são algarvios e o Algarve está em maioria na equipa nacional de cinco (5) atletas ao Mundial. Além dos velejadores, o Algarve vai estar também representado nos dois eventos internacionais por dois treinadores da região: Frederico Coutinho Rato, do CNPortimão (‘Team Leader’ para o Mundial) e Nuno Silva, do GCNFaro (Treinador para o Europeu). O treinador portimonense tinha a opção de escolha entre ser ‘team leader’ no Mundial, ou treinador no Europeu, mas optou pelo Mundial, para acompanhar a (sua) atleta Beatriz Cintra.

Guilherme Cavaco e Beatriz Cintra garantiram no Porto o apuramento para o Mundial no Chipre. Guilherme Cavaco venceu a PAN, com vitórias em 3 das quatro regatas por grupos realizadas e subiu do 6º para o 4º lugar no ‘ranking’ final de apuramento. Será o terceiro Mundial consecutivo para Guilherme Cavaco, que realizou no Porto uma prova quase perfeita.

Beatriz Cintra chegou ao Porto no 8º lugar geral (2º Feminino) do ‘ranking’ parcial e conseguiu subir ao 2º lugar do ‘ranking’ final de apuramento, liderado Mário Borge Soares, da Madeira, campeão de Portugal. Beatriz Cintra venceu no Porto duas (2) regatas e terminou em 2º lugar geral, 1º Feminino, repetindo o resultado do ano passado. A velejadora algarvia, vice-campeã de Portugal Feminino conquistou apuramento direto, sem necessidade de recorrer ao critério de género para formar a Equipa Nacional ao Mundial. Beatriz Cintra vai estar no Mundial pelo segundo ano consecutivo, depois de ter ido ao Europeu em 2016.

Vladilasv Bedlinskyy era o melhor algarvio no ‘ranking’ de apuramento (3º lugar) antes da PAN no Porto. As regatas no Porto correram mal ao atleta de Vila Real de Santo António, que terminou a Prova de Apuramento em 24º geral. Foi pela margem mínima, mas Vladislav conseguiu garantir o 5º lugar no ‘ranking’ final, último posto de acesso ao Mundial, prova em que vai estrear-se, depois de ter representado Portugal no Europeu o ano passado.

Equipa de Portugal ao Europeu Optimist 2018, com os algarvios Filipe Lopes, de amarelo; Miguel Sancho, de azul; e Érica Porto, de casaco aberto e camisola branca (®LuisFraguas/SCPorto/Apcio)

Os algarvios Filipe Lopes e Miguel Sancho terminaram o ‘ranking’ de apuramento a um ponto do último lugar de qualificação para o Mundial. Os dois atletas do Algarve vão representar Portugal no Europeu, na Holanda, em estreia absoluta. Filipe Lopes foi 12º na PAN e Miguel Sancho 14º, tendo descido, respetivamente, de 4º para 6º e de 5º para 7º no ‘ranking’ final de apuramento. Érica Porto, de Tavira concluiu a PAN em 16º e ficou em 12º no ‘ranking’ final (era 9ª), garantindo o segundo lugar de apuramento de género feminino para o Europeu e a estreia em internacionalizações.

Os resultados do Critério de Apuramento são muito positivos para a vela algarvia. O Algarve mantém, pelo segundo ano consecutivo, três atletas na Equipa de Portugal (5 atletas) ao Mundial e o também algarvio William Risselin voltou a qualificar-se pela Bélgica para o mesmo Campeonato do Mundo (ver notícia). O treinador algarvio Frederico Coutinho Rato vai repetir a missão de ‘Team Leader’ que cumpriu no Mundial do ano passado.

No apuramento para o Europeu, em relação ao ano passado, o Algarve triplicou o número de atletas qualificados (de 1 para 3) e todos eles vão estrear-se em representação de Portugal. O treinador Nuno Silva, que o ano passado foi Treinador da Equipa de Portugal ao Mundial, será este ano o Treinador da Equipa de Portugal ao Europeu.

As duas ‘seleções’ vão efetuar um estágio conjunto em Viana do Castelo (ainda a confirmar), nos dias 31 de maio a 3 de junho. O Campeonato Europeu de Optimist 2018 está marcado para os dias 23 a 30 de junho, em Scheveningen, na Holanda. O Campeonato Mundial de Optimist 2018 irá decorrer Famagusta, Chipre, nos dias 27 de agosto a 6 de setembro.

Seleções de Portugal Optimist 2018

Mundial no Chipre | 27 agosto-6 setembro

1. Mário Borges Soares (ANMadeira) | Campeão de Portugal

2. Beatriz Cintra (CNPortimão)

3. Vasco Borges Soares (ANMadeira)

4. Guilherme Cavaco (GCNFaro)

5. Vladislav Bedlinskyy (ANGuadiana)

Treinador: Filipe Castro | Team Leader: Frederico Coutinho Rato

Europeu na Holanda | 23-30 junho

1. Filipe Lopes (CNPortimão)

2. Miguel Sancho (GCNFaro)

3. Teresa Quartin (CVTejo) | Campeã de Portugal

4. Sebastião Ramirez (CNCascais)

5. Ricardo Alves (CVBarreiro)

6. Érica Porto (CNTavira)

7. Lara Carvalho (CVVianaCastelo)

Treinador: Nuno Silva | Team Leader: Gonçalo Boto

Resultados Algarvios na PAN Optimist 2018 (#94)

1. Guilherme Cavaco (GCNFaro)

2. Beatriz Cintra (CNPortimão) | 1º Feminino

12. Filipe Lopes (CNPortimão)

14. Miguel Sancho (GCNFaro)

16. Érica Porto (CNTavira)

19. Diogo Garcia (CNTavira)

24. Vladislav Bedlinskyy (ANGuadiana)

30. Leonor Dutra (GCNFaro)

31. Rodrigo Dias (CNPortimão)

35. Nuno Figenschou (GNOlhão)

36. António Monteiro (CNPortimão)

58. Julia Rodriguez (ANGuadiana)

59. Tiago Marques (GNOlhão)

72. Mariana Ramos (GCNFaro)

75. Rafael Silva (CNPortimão)

78. Miguel Mota (CNTavira)

80. Beatriz Nunes (ANGuadiana)

83. João Pontes (CIMAVilamoura)

89. Marta Rodrigues (CNPortimão)

Links:

Ranking de Apuramento 2017 | Algarvios

Treinadores algarvios no Mundial 2017

Comentários