pub

Seis juvenis irlandeses conseguem apuramento internacional

Treino em Portimão Produz Sucesso na Irlanda

Velejadores irlandeses treinaram-se em Portimão e conseguiram todos, em Dublin, apuramento internacional (®DR)
pub

Seis velejadores juvenis irlandeses treinaram em Portimão para a prova de apuramento internacional da Classe Optimist na Irlanda. Os atletas estrangeiros realizaram o estágio de preparação no Clube Naval de Portimão, sob orientação do treinador Frederico Coutinho Rato, e conseguiram todos qualificar-se para provas internacionais.

O estágio da equipa irlandesa em Portimão decorreu em finais de março. O objetivo foi a preparação para o Volvo Youth Pathway National Championship 2018, que incluiu os Irish Optimist Trials 2018 e decorreu em Dublin, nos dias 5 a 8 de abril. Os irlandeses treinaram em conjunto com os juvenis do Clube Naval de Portimão, que nessa altura preparavam-se para o Campeonato de Portugal de Juvenis, realizado em Vilamoura, nos dias 4 a 7 de abril (ver notícia).

Treinador Frederico Coutinho Rato fala com os atletas (®LuisFraguas)

O estágio em Portimão foi um sucesso. Todos os irlandeses que se treinaram na Foz do Arade conseguiram, em Dublin, apuramento para representar a Irlanda em provas internacionais. Ryan Geraghty-McDonnell terminou a prova irlandesa em 5º geral, numa frota com 78 embarcações, e conseguiu apuramento para o Mundial de Optimist no Chipre.

Sam Ledoux (7º), Nathan van Steenberge (9º) e Leah Rickard (16º | 3º Feminino) conseguiram apuramento para o Europeu na Holanda. E Fiachra McDonnell (17º) e Clementine van Steenberge (21º) vão representar a Irlanda nos Nacionais Franceses.

Momento do estágio irlandês em Portimão (®DR)

O fim de semana 7 e 8 de abril foi de emoções fortes para Frederico Coutinho Rato. O treinador algarvio acompanhou de perto a boa prestação dos atletas do CNPortimão em Vilamoura, com destaque para o 5º lugar de Filipe Lopes e o 8º lugar geral de Beatriz Cintra, vice-campeã de Portugal pelo terceiro ano consecutivo; e foi acompanhando à distância a evolução dos seis irlandeses em Dublin.

Foi um bom momento para o treinador de Portimão, que já tem orientado outros estágios internacionais e até a participação de equipas nacionais estrangeiras em eventos internacionais. É um exemplo de que o Algarve é um excelente destino de Vela, não só pelas boas condições meteorológicas e de mar, mas também pelo bom nível técnico da vela algarvia.

Comentários