pub

#1 Liga MEO Surf 2018 | Allianz Ericeira Pro | Dia 1

João Mendonça e Canelas Avançam na Ericeira

Algarvio João Mendonça, a competir federado pela ASCCaparica fez a melhor pontuação do dia na Praia dos Pescadores (®PedroMestre/ANSurfistas)
pub

O Allianz Ericeira Pro começou esta sexta-feira, 13 de abril, na Praia dos Pescadores. No dia inaugural da Liga MEO Surf 2018 foram realizados os ‘Trials’ Open e Feminino, com três algarvios em ação na divisão masculina. Tomás Nunes perdeu na estreia e João Mendonça e Francisco Canelas venceram os respetivos ‘heats’, avançando para o quadro principal.

Após um primeiro ‘call’ matinal, as condições do mar em Ribeira d’Ilhas obrigaram a prova a deslocar-se para um palco alternativo ao início da tarde. Foi na Praia dos Pescadores, no centro da Vila da Ericeira, que se realizaram os quatro ‘heats’ masculinos e dois femininos de ‘Trials’. Pedro Boonman, de regresso após lesão, venceu a sua bateria e avançou para o quadro principal.

Francisco Canelas (Portimão Surf Clube) também fez hoje o seu regresso à Liga, após alguns anos afastado do principal palco do surf nacional. O antigo campeão nacional Sub-16 teve um bom regresso; venceu a primeira bateria do campeonato, com 7,10 pontos (em 20 possíveis) e apurou-se para o quadro principal. O surfista de Portimão vai estar na primeira bateria da Ronda 1, com outro algarvio, Jakob Lilienweiss (Algarve Surf Clube).

Francisco Canelas venceu a bateria inaugural do Allianz Ericeira Pro (®PedroMestre/ANSurfistas)

O algarvio João Mendonça (Associação de Surf da Costa de Caparica) esteve em destaque ao conseguir a pontuação (soma das duas melhores ondas) mais elevada do dia na Praia dos Pescadores: 9 pontos. O jovem surfista da Arrifana, com 13 anos de idade, vai estar no Heat 5 da Ronda 1, também com outro algarvio, Paulo Almeida (PortimãoSC).

Tomás Nunes (Albufeira Surf Clube), quinto melhor Sub-12 nacional em 2017, fez hoje a sua estreia na Liga maior do Surf Nacional. O surfista algarvio falhou o acesso ao quadro principal, eliminado em 3º na sua bateria, com 3,95 pontos. Para um surfista tão jovem, o resultado na liga de elite será, certamente, menos importante que a experiência adquirida com a participação no evento.

O Allianz Ericeira Pro continua sábado e domingo. A chamada sábado está marcada para as 07:00. Se a prova ‘ficar’ em Ribeira d’Ilhas podemos esperar transmissão televisiva e na internet em direto, o que hoje não foi possível devido à mudança para a Praia dos Pescadores.

O Algarve continua em prova com onze (11) surfistas algarvios e representantes de clubes da região: Algarve Surf Clube (Marlon Lipke, Jakob Lilienweiss, Eduardo Fernandes e Pedro Henrique); Albufeira Surf Clube (Ivan Bailote e Miguel Marinho); Portimão Surf Clube (Francisco Canelas e Paulo Almeida) e Clube Naval de Portimão (Frederico ‘Martim’ Magalhães e Yolanda Hopkins). E também João Mendonça, federado pela ASCCaparica. Eduardo Fernandes e Pedro Henrique são surfistas da Grande Lisboa, mas federados pelo AlgarveSC.

Todas as etapas da Liga MEO Surf têm transmissão em direto no canal televisivo MCS Extreme, em www.ligameosurf.pt e no Facebook do MEO, em complemento com as plataformas oficiais da Associação Nacional de Surfistas em www.ansurfistas.com e nas redes sociais @ansurfistas.

‘Heats’ Algarvios | Dia 2

Masculino

 

Ronda 1

H1: Gony Zubizarreta / Jakob Lilienweiss / Martim van Zeller / Francisco Canelas

H5: Guilherme Fonseca / Paulo Almeida / Nic Von Rupp / João Mendonça

H9: Pedro Henrique / Luís Perloiro / João Vidal / Pedro Boonman

H11: Marlon Lipke / Afonso Antunes / Miguel Marinho / Gabriel Ribeiro

H12: Tomás Fernandes / Ivan Bailote / Vasco Claro / Pedro Rua

H13: Eduardo Fernandes / Gonçalo Vieira / Francisco Santos / Afonso Candeias

H14: João Guedes / ‘Martim’ Magalhães / Rodrigo Lebre / Martim Paulino

Feminino

Quartos-de-Final

H4: Yolanda Hopkins / Mariana Garcia / Maria Sarmento

Comentários