pub

#1 Liga MEO Surf 2018 | Ribeira d'Ilhas, 13 a 15 abril

Francisco Canelas Regressa à Liga Principal

Francisco Canelas, fundador do Portimão Surf Clube, foi campeão nacional Sub-16. Aos 35 anos está de volta às lides (®PauloMarcelino/arquivo)
pub

O carismático surfista algarvio Francisco Canelas está de regresso ao palco maior do surf nacional, incluído nos ‘Trials’ do Allianz Ericeira Pro. A etapa inaugural da Liga MEO Surf 2018 começa amanhã, sexta-feira 13 de abril e decorre até domingo, dia 15, em Ribeira d’Ilhas. A primeira chamada está marcada para as 09:30 e em prova vão estar doze surfistas algarvios e representantes de clubes do Algarve, incluindo o jovem talento Tomás Nunes, do Albufeira Surf Clube, em estreia na Liga.

Antigo campeão nacional Sub-16, Francisco Canelas tem estado afastado da competição, mais dedicado ao clube que fundou, Portimão Surf Clube; e ao treino de jovens atletas. Aos 35 anos de idade, o surfista de Portimão regressa à competição ao mais alto nível nacional, para dar o exemplo e motivar a nova geração.

O Portimão Surf Clube vai ter mais um atleta em prova na Ericeira; Paulo Almeida, competidor habitual na Liga. Paulo Almeida é vice-campeão regional de Surf Open do Sul, é de Portimão e competia o ano passado federado pelo Imortal Desportivo Clube.

João Mendonça, surfista algarvio federado pela Associação de Surf da Costa de Caparica, vai competir na segunda bateria dos ‘Trials’. João Mendonça é um surfista muito jovem, local da Arrifana, mas já tem um palmarés impressionante: campeão nacional Sub-12 em 2016, campeão regional Sub-12 da Grande Lisboa no mesmo ano, terceiro melhor Sub-14 nacional em 2017.

Tomás Nunes na final regional Sub-14, que venceu, em março, na Praia do Vau, Portimão (®PedroNunes)

Nos ‘Trials’ deste Allianz Ericeira Pro vamos ter o algarvio Tomás Nunes em estreia na principal liga do surf nacional. Tomás Nunes foi Top 5 Nacional Sub-12 em 2017 e subiu este ano a Sub-14, categoria em que venceu na única etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2018 até agora realizada (ver notícia). Treina-se com Paulo Almeida, que também vai estar em Ribeira d’Ilhas.

O Algarve Surf Clube vai ter quatro (4) surfistas em prova: Jakob Lilienweiss, Marlon Lipke, Eduardo Fernandes e Pedro Henrique, os dois últimos surfistas da Linha do Estoril, Lisboa, federados pelo clube algarvio. Marlon Lipke é a grande estrela do surf algarvio, já competiu no Championship Tour WSL e foi Top 8 nacional em 2017. O seu amigo Eduardo Fernandes foi Top 6. Pedro Henrique é o atual vice-campeão nacional em título.

O Albufeira Surf Clube estará representado também pelo veterano Miguel Marinho e pelo exuberante Ivan Bailote. Ambos são competidores habituais na Liga. O Clube Naval de Portimão tem dois competidores no sorteio de baterias hoje divulgado pela Associação Nacional de Surfistas: Frederico ‘Martim’ Magalhães e Yolanda Hopkins, única algarvia no quadro feminino.

As ausências algarvias mais notadas no ‘heat draw’ do Allianz Ericeira Pro são as de Francisco Duarte e Concha Balsemão. O Swell-Algarve contatou os dois atletas, mas não obteve resposta até à hora de publicação desta notícia.

Todas as etapas da Liga MEO Surf têm transmissão em direto no canal televisivo MCS Extreme, em www.ligameosurf.pt e no Facebook do MEO, em complemento com as plataformas oficiais da Associação Nacional de Surfistas em www.ansurfistas.com e nas redes sociais @ansurfistas. A ação começa amanhã, sexta-feira de manhã, a partir das 09:30.

‘Heat Draw’ Algarvio

Masculino

Trials

H1: Manuel Teixeira / Diego Alonso / José Correia / Francisco Canelas

H2: Tiago Santos / Salvador Costa / João Mendonça / Miguel Castro

H4: Afonso Candeias / José Maria Ribeiro / Tomás Nunes / Rodrigo Oliveira

Ronda 1

H1: Gony Zubizarreta / Jakob Lilienweiss / Martim van Zeller

H5: Guilherme Fonseca / Paulo Almeida / Nic Von Rupp

H9: Pedro Henrique / Luís Perloiro / João Vidal

H11: Marlon Lipke / Afonso Antunes / Miguel Marinho

H12: Tomás Fernandes / Ivan Bailote / Vasco Claro / Pedro Rua

H13: Eduardo Fernandes / Gonçalo Vieira / Francisco Santos

H14: João Guedes / ‘Martim’ Magalhães / Rodrigo Lebre / Martim Paulino

Feminino

Quartos-de-Final

H4: Yolanda Hopkins / Mariana Garcia / Maria Sarmento

Comentários