pub

27 junho - 1 julho

Lagos Recebe Etapa do GC32 Racing Tour 2018

Os GC32 são 'catamarãs voadores' de alta velocidade (DR)
pub

Lagos vai receber a 2ª Etapa do GC32 Racing Tour 2018. A prova na cidade algarvia está marcada para os dias 27 de junho a 1 de julho e marca a estreia em Portugal do circuito mundial de ‘catamarãs voadores’ de alta velocidade, cujo elenco completo de equipas será conhecido nas próximas semanas.

O calendário do GC32 Racing Tour 2018 tem cinco etapas e ficou completo há poucos dias. Cada local foi escolhido com o objetivo de garantir condições de excelência para planar em hidrofoil e, assim, maximizar o tempo que as tripulações podem competir em ‘modo de voo’. Lagos foi o último local anunciado.

A poucos quilómetros do Cabo de São Vicente, a cidade de Lagos tem uma forte tradição de História Marítima ligada aos Descobrimentos, o que também suscita interesse internacional, mas, sobretudo, oferece condições perfeitas para que os GC32 possam planar. No final de junho, as temperaturas atmosféricas são elevadas e fazem com que a brisa térmica local, a Nortada, se prolongue pela tarde, proporcionando vento constante e águas planas na Baía de Lagos.

A GC32 Lagos Cup irá proporcionar uma ocasião soberana para apreciar a evolução no mar dos ‘catamarãs voadores’, embarcações que evoluem de forma espetacular, capazes de atingir velocidades muito elevadas, e que exigem um intenso trabalho de equipa, técnico e físico, às tripulações.

A realização da prova em Lagos foi possível graças ao empenho da Câmara Municipal de Lagos, com o apoio de Hugo Henriques, dos estaleiros Sopromar, e Martinho Fortunato, da Marina de Lagos, onde a frota de catamarãs ficará amurada. “O GC32 Racing Tour é a oportunidade para trazer um evento único a Lagos e ser um dos mais importantes destinos de vela na Europa”, comentou José Manuel Oliveira Dias, presidente do Clube de Vela de Lagos.

 

Comentários