pub

Eurico Gonçalves e o filho Eurico Romaguera

Ilustres do Longboard nas Ondas em Portimão

Eurico Romaguera, 23 anos, com uma Thomas Surfboards 9'4''… o futuro do longboard clássico (®PauloMarcelino)
pub

A Praia da Rocha, em Portimão, recebeu por estes dias a visita de duas figuras ilustres do longboard clássico português, surfistas locais da Figueira da Foz: Eurico Gonçalves, campeão nacional em 2008, e o seu filho Eurico Romaguera, que aos 23 anos de idade já não passa despercebido em Portugal e no estrangeiro. “Andamos a fugir das tempestades”, comentou Eurico Gonçalves, ao Swell-Algarve.

Eurico Gonçalves tem 48 anos de idade e é, talvez, a figura mais conhecida no contexto surf da Figueira da Foz, muito respeitado em todo o País. É o guardião, acérrimo defensor do longboard clássico, de surf de linha, trabalho de pés e pose no ‘nose’. Não visitava a Praia da Rocha há cinco anos, mas após “um mês de baixa”, devido a uma virose, rumou a Sul. “Estas ondas são boas para recuperar. Na Figueira (da Foz) não tem havido ondas; só tempestades”, justificou.

Eurico Gonçalves, campeão nacional 2008, no seu estilo clássico, descontraído, na Praia da Rocha (®PauloMarcelino)

O ‘grupo da Figueira’ incluiu Eurico Gonçalves, o filho Eurico Romaguera e uma amiga francesa, Chandra Brun, e esteve em Portimão desde quarta-feira, 17 de janeiro, até hoje, domingo 21 de janeiro. Os três surfistas visitantes partilharam ondas com amigos locais, como Mazari Zoio, Francisco Alvo, Pedro João e o conhecido fotógrafo de surf João ‘Brek’ Bracourt.

Francesa Chandra Brun acompanhou os dois surfistas da Figueira da Foz na viagem a Sul (®PauloMarcelino)

O estilo clássico não passou despercebido na Praia da Rocha. E o equipamento também não. Eurico Gonçalves surfou com uma Mitch Surman 9’8”, Eurico Romaguera com uma Thomas Surfboards 9’4” e Chandra Brun com uma Gato Herói 9’4”. Foi com este ‘quiver’ que os encontramos na água, sexta-feira 19 de janeiro, numa sessão ‘pequena’ mas muito divertida, que acompanhamos e fotografamos.

Eurico Romaguera impressiona pela segurança e fluidez clássica do seu surf de linha (®PauloMarcelino)

Eurico Romaguera impressionou pela energia, pela segurança e pelo estilo demonstrado nas ondas. Não o vemos competir porque não gosta, mas a qualidade do seu surf garante-lhe apoios e tem levado a surfista a viagens pelos quatro cantos do mundo. Gosta do estilo clássico e consegue manter essa fluidez estética mesmo em ‘shortboards’ (‘retro’, é claro), como provou em ondas grandes no dia anterior.

Comentários