Guilherme Cavaco e Miguel Sancho

Farenses Comandam Optimist Challenge

Guilherme Cavaco, Campeão de Portugal segue destacado na liderança do 'ranking', com 9 pontos de vantagem sobre o adversário mais próximo (®PauloMarcelino/Arquivo)

Os velejadores algarvios Guilherme Cavaco e Miguel Sancho (Ginásio Clube Naval de Faro) ocupam os dois primeiros lugares, respetivamente, no ‘ranking’ intermédio do Optimist Portugal Challenge 2017/18, depois de disputadas duas das quatro provas do novo circuito criado este ano pela Associação Portuguesa da Classe Internacional Optimist (APCIO). A próxima prova será em Vilamoura, em fevereiro do próximo ano.

As provas do Optimist Portugal Challenge 2017/18 já realizadas foram o IV Troféu Cidade Viana do Castelo (ver notícia) e a Regata de Natal em Cascais (ver notícia). Guilherme Cavaco (GCNFaro / SS Academy) fez 2º lugar geral em Viana do Castelo, o melhor resultado português numa prova marcada por forte presença espanhola por estar integrada na Semana do Atlântico, com escala em Vigo. Na 2ª etapa, em Cascais, o farense Campeão de Portugal Juvenis fez 3º lugar geral e subiu ao comando do ‘ranking’.

Miguel Sancho, Campeão de Portugal Infantis em 2015, está a realizar um começo de nova época muito forte. O jovem farense fez 6º lugar em Viana do Castelo e 8º em Cascais, assumindo protagonismo no escalão Juvenil e subindo ao 2º lugar do ‘ranking’ intermédio do Optimist Portugal Challenge 2017/18, a 9 pontos do líder.

No Top 10 do ‘ranking’ principal estão mais dois velejadores algarvios. William Risselin (GCNFaro) ocupa a 5ª posição. Rodrigo Dias (Clube Naval de Portimão) segue no 6º posto e com os mesmos pontos que o adversário de Faro. Uma luta interessante entre dois algarvios neste novo circuito nacional.

Miguel Sancho, vice-líder do 'ranking' após concluído metade do novo circuito da Classe Optimist em Portugal (®PauloMarcelino/Arquivo)

Miguel Sancho, vice-líder do ‘ranking’ após concluído metade do novo circuito da Classe Optimist em Portugal (®PauloMarcelino/Arquivo)

As contas do ‘ranking’ são feitas com a totalidade das regatas disputadas em cada prova do circuito. Isso explica porque Beatriz Gago (CIMAV – Clube Internacional da Marina de Vilamoura) esteja na liderança do ‘ranking’ feminino com o 5º lugar geral alcançado em Viana do Castelo; e Beatriz Cintra (CNPortimão) siga no 13º posto do ‘ranking’ feminino apesar de ter vencido (1º geral) a Regata de Natal em Cascais.

Beatriz Gago participou na 1ª etapa a título extraordinário, convidada para ser homenageada na sua despedida da Classe Optimist, que trocou este ano pela 420. Beatriz Cintra está a competir em Optimist e vai poder lutar ainda por melhorar a posição no ‘ranking’ do Optimist Portugal Challenge.

No ‘ranking’ Junior do circuito, liderado por Vasco Soares (CVBarreiro), o melhor algarvio é o Infantil Mick Dudek (CNPortimão), no 3º posto. Mariana Martins (Clube Náutico de Tavira) ocupa o 5º posto deste ‘ranking’, equivalente a 1º Feminino. O Algarve tem mais dois atletas no Top 10 deste ‘ranking’: Rita Loureiro (CNTavira) é 9ª (2ª Feminino) e Jannis Tomaz (Clube de Vela de Lagos) segue na 10ª posição.

A próxima etapa do Optimist Portugal Challenge 2017/18 será em Vilamoura, Algarve, no 44º Torneio Internacional de Vela do Carnaval, dias 10 a 12 de fevereiro de 2018. O circuito ficará concluído na Taça de Portugal da Classe Optimist, nos dias 13 a 15 de julho do próximo ano.

Links:

1ª Prova Optimist Challenge Portugal 2017/18 | Viana do Castelo

2ª Prova Optimist Challenge Portugal 2017/18 | Cascais

Comentários