pub

Circuito Nacional Open | Última etapa

Algarvio Gonçalo Pinheiro Finalista em Peniche

Gonçalo Pinheiro, à esquerda, com os finalistas Open em Peniche. O algarvio ao lado dos melhores de Portugal, um lugar onde as expetativas há muito o colocam (®VertMagazine)
Gonçalo Pinheiro, à esquerda, com os finalistas Open em Peniche. O algarvio ao lado dos melhores de Portugal, um lugar onde as expetativas há muito o colocam (®VertMagazine)
pub

Gonçalo Pinheiro (Associação de Bodyboard de Sagres) fez 4º lugar na final da 5ª Etapa (última) do Circuito Nacional de Bodyboard Open 2017, disputada na Praia do Pico da Mota, em Peniche, no fim-de-semana 18 e 19 de novembro. A prova marcou o regresso do ‘power rider’ algarvio aos pódios nacionais.

Peniche Bodyboard Meeting 2017, organizado pelo Península de Peniche Surf Clube encerrou o Circuito Nacional de Bodyboard 2017, com a realização em simultâneo da 5ª Etapa Open e 4ª Etapa Dropknee. Os vencedores da etapa foram Manuel Centeno (Open) e Hélio Conde (Dropknee). Foi a primeira etapa nacional disputada em DK por Hélio Conde, que em Peniche conseguiu também chegar à final (3º lugar) Open.

Gonçalo Pinheiro foi o único representante do Algarve na prova em Peniche e competiu apenas na categoria Open. O atleta de Sagres entrou forte no Pico da Mota, vencendo o seu ‘heat’ de oitavos-de-final. Conseguiu avançar mais duas fases e chegar à sua primeira final da época, saltando para o 8º lugar no ‘ranking’ Open do Circuito Nacional de Bodyboard 2017.

Elevado nível técnico, atitude ‘abusada’ e forte capacidade atlética são características combinadas que sempre envolveram Gonçalo Pinheiro em expetativas desportivas de grande sucesso. As imagens que de vez em quando publica após sessões livres de surf mais do que confirmam a qualidade do algarvio, mas os resultados em competição não têm surgido com exuberância correspondente.

Este ano poderá ter sido um momento de viragem para o jovem atleta de Sagres. Talvez a culpa seja do Jiu Jitsu. Gonçalo Pinheiro conseguiu um 5º lugar numa prova do circuito europeu ETB (ver notícia), terminou o circuito mundial APB World Tour em 54º lugar e encerrou o circuito português com uma presença em pódio, o que lhe permitiu concluir a época como Top 8 nacional. Gonçalo é agora o melhor bodyboarder algarvio, superando o seu mentor Francisco Pinheiro, que faltou à chamada em Peniche e terminou a época em 15º no ‘ranking’ nacional Open.

Finais Peniche Bodyboard Meeting 2017 

Open

1. Manuel Centeno | 15,50 pts

2. Daniel Fonseca | 14,90 pts | Campeão Nacional

3. Hélio Conde | 13,75 pts

4. Gonçalo Pinheiro | 6,90 pts

Dropknee

1. Hélio Conde | 11,50 pts

2. Tiago Pimentão | 9,95 pts

3. Diogo Pimenta | 7,90 pts

4. Sérgio Rodrigues | 6,75 pts

5. Miguel Adão | 4,85 pts

Comentários