pub

Mundial Junior de Surf no Japão | 23 Set. - 1 Out.

Matilde Passarinho, uma algarvia na Seleção

Matilde Passarinho tem 16 anos de idade. Nasceu em Portimão e viveu em Lagos até aos 8 anos (®PikasPhotography)
Matilde Passarinho tem 16 anos de idade. Nasceu em Portimão e viveu em Lagos até aos 8 anos (®PikasPhotography)
pub

“Sou uma algarvia de nascença e coração”. Assim se define Matilde Passarinho, atleta que viajou esta terça-feira de madrugada para o Japão, integrada na Seleção de Portugal ao Mundial Junior de Surf, VISSLA ISA World Junior Surfing Championship 2017, que vai decorrer em Hyuga, nos dias 23 de setembro a 1 de outubro. “Foi a minha primeira chamada à Selecção Nacional, que me deixou muito feliz e orgulhosa”, disse a surfista, ao Swell-Algarve.

Matilde Passarinho tem 16 anos de idade e é vice-campeã Sub-16 Feminino do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa. A atleta representa a Associação de Surf da Costa da Caparica e entrou este ano na Equipa Nacional Junior da Federação Portuguesa de Surf, conquistando a confiança do selecionador David Raimundo para representar Portugal no Japão. “Foi uma surpresa, para a qual trabalhei muito”, comenta Matilde.

Algarvia viveu 5 anos em Luanda, até regressar a Portugal, fixando-se em Lisboa, em 2014 (®DR)

Algarvia viveu 5 anos em Luanda, até regressar a Portugal, fixando-se em Lisboa, em 2014 (®DR)

A atleta nasceu em Portimão e viveu em Lagos até aos 8 anos de idade, altura em que foi para Angola, por razões profissionais do pai. “Aprendi a surfar entre o Algarve, na Meia Praia; e o Alentejo, no ESLA”, recorda Matilde Passarinho, que ainda tem a sua onda favorita na região algarvia: “O point break da Ponta Ruiva, em Vila do Bispo, sempre que está grande e a funcionar. É uma onda fantástica e das que tem menos crowd”.

A ligação de Matilde Passarinho ao Algarve permanece forte. “Sempre que posso aproveito para surfar na “minha terra”, seja em free surf ou competição. No free surf somos sempre recebidos como locais, o que me deixa muito contente!”, disse a atleta, ao Swell-Algarve.

Matilde Passarinho tem evoluído muito no seu surf e vai ter agora a sua primeira internacionalização (®DR)

Matilde Passarinho tem evoluído muito no seu surf e vai ter agora a sua primeira internacionalização (®DR)

Depois de regressar de Luanda, em outubro de 2014, Matilde Passarinho fixou-se em Lisboa e começou a treinar-se com o seu atual treinador, Pedro ‘Fidji’ Simão. A atleta tem mostrado grande evolução, com prestações assinaláveis na Liga MEO Surf 2017 e realizou agora o sonho de ser chamada à Seleção Nacional, para o Japão.

“Vai ser a minha primeira experiência internacional a representar o País, depois de ter feito todas as provas do WSL Junior Pro Europe. Espero estar à altura das expectativas de quem apostou em mim. Mais do que um resultado individual, espero contribuir para para um bom resultado colectivo para Portugal”, comentou Matilde Passarinho, ao Swell-Algarve. E nós cá estamos todos a torcer por ela e pela equipa portuguesa. Que comecem os jogos…

Seleção de Portugal ao Mundial de Surf Junior no Japão

Sub-18 Masculino

João Moreira (Clube Recreativo e Cultural da Quinta Dos Lombos)

Salvador Couto (Associação Onda do Norte)

Francisco Almeida – ‘Xiquinho’ (Surfing Clube Costa do Sol)

Tomás Ribeiro (Associação de Surf da Costa de Caparica)

Sub-18 Feminino

Matilde Passarinho (Associação de Surf da Costa de Caparica)

Camila Costa (Península de Peniche Surfing Clube)

Sub-16 Masculino

Afonso Antunes (Ericeira Surf Clube)

Guilherme Ribeiro (Associação de Surf da Costa de Caparica)

João Vidal (Surfing Clube Costa do Sol)

Joaquim Chaves (Associação de Surf da Costa de Caparica)

Sub-16 Feminino

Mafalda Lopes (Associação de Surf da Costa de Caparica)

Francisca Veselko (Ericeira Surf Clube)

Comentários