pub

XIII Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados

Associação Naval do Guadiana em Dois Pódios na Madeira

Pódio Iniciados Masculino, com os algarvios Denys Yevstafiev e Pablo Santos, da ANGuadiana, em 2º e 3º, respetivamente (®LuisFraguas/ICSCruz)
Pódio Iniciados Masculino, com os algarvios Denys Yevstafiev e Pablo Santos, da ANGuadiana, em 2º e 3º, respetivamente (®LuisFraguas/ICSCruz)
pub

A Associação Naval do Guadiana liderou a representação algarvia no XIII Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados na Classe Optimist ao colocar dois atletas no pódio masculino Iniciados e uma no pódio feminino Infantis. A campeã regional Infantis Feminino do Sul, Érica Porto, do Clube Náutico de Tavira também brilhou na Baía de Santa Cruz, Ilha da Madeira, ao subir ao 2º lugar do pódio Infantis Feminino.

O Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados 2017 decorreu nos dias 1 a 3 de setembro, organizado por Iate Clube de Santa Cruz – Madeira, Associação Regional de Vela da Madeira e Federação Portuguesa de Vela. Em três dias de campeonato apenas no último houve condições de vento para competir e só foi possível realizar uma única regata.

Uma regata apenas definiu os novos campeões de Portugal. Na categoria Infantis, Rafael Aguiar (ICSCruz | 1º geral) é o campeão masculino e Teresa Quartin (CVTejo | 3ª geral) a campeã feminino. Em Iniciados, os novos Campeões de Portugal são Afonso Munhá (1º geral) e Rita Munhá (2ª geral), ambos do SADafundo.

Pódio Infantis Feminino com as algarvias Érica Porto, do CNTavira em 2º e Beatriz Nunes, da ANGuadiana em 3º (®LuisFraguas/ICSCruz)

Pódio Infantis Feminino com as algarvias Érica Porto, do CNTavira em 2º e Beatriz Nunes, da ANGuadiana em 3º (®LuisFraguas/ICSCruz)

 O Algarve esteve representado por 19 jovens velejadores (11 infantis e 8 iniciados) de quatro (4) clubes da região: Associação Naval do Guadiana (7 velejadores), Clube Náutico de Tavira (5), Clube Naval de Portimão (4) e Clube de Vela de Lagos (3). Como já se antevia pelas prestações nas provas regionais do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2017, os jovens atletas da ANGuadiana e do CNTavira obtiveram os melhores resultados algarvios na Ilha da Madeira.

A algarvia Érica Porto defendia na Madeira o título de Campeã de Portugal Infantis Feminino conquistado o ano passado (ver notícia). A atleta do CNTavira igualou o 4º lugar na geral obtido em 2016, mas foi este ano a 2ª melhor Feminino. Uma regata apenas não deu para ‘tirar as teimas’ com Teresa Quartin, do CVTejo, que fez 3º na geral e conquistou o título feminino.

Beatriz Nunes, da ANGuadiana conquistou o 3º lugar no pódio Infantis Feminino, ao terminar em 6º na geral de uma frota com 20 velejadores. Denys Yevstafiev e Pablo Santos, também da ANGuadiana, subiram ao 2º e 3º lugares do pódio Iniciados Masculino, tendo terminado em 5º e 6º numa frota com 50 participantes. Nesta frota, três meninas – Rita Munhá (SADafundo), Leonor Ferreira (CNLisboa) e Maria Tavares (CVBarreiro) – ocuparam o 2º, 3º e 4º lugares na geral.

Três Primeiros Geral + Algarvios

Infantis (#20)

1. Rafael Aguiar (ICSCruz) | Campeão de Portugal Masculino

2. Salvador Fernandes (CVTejo)

3. Teresa Quartin (CVTejo) | Campeã de Portugal Feminino

(…)

4. Érica Porto (CNTavira) | 2ª Feminino

6. Beatriz Nunes (ANGuadiana) | 3ª Feminino

8. Iris Pereira (CNTavira)

13. Beatriz Cató (CNPortimão)

14. Mariana Martins (CNTavira)

15. Eollan Knight (CVLagos)

16. Rita Loureiro (CNTavira)

17. Mick Dudek (CNPortimão)

18. António Ribeiro (CNPortimão)

19. Duarte Graça (CVLagos) | DNF

19. Tiago Flor (CNPortimão) | RAF

Iniciados (#50)

1. Afonso Munhá (SADafundo) | Campeão de Portugal Masculino

2. Rita Munhá (SADafundo) | Campeã de Portugal Feminino

3. Leonor Ferreira (CNLisboa)

(…)

5. Denys Yevstafiev (ANGuadiana) | 2º Masculino

6. Pablo Santos (ANGuadiana) | 3º Masculino

14. Leonor Lopes (CNTavira)

19. José Pimentel (ANGuadiana)

29. Beatriz Matias (ANGuadiana)

39. Pedro Figueira (ANGuadiana)

42. Miguel Nunes (ANGuadiana)

43. Jannis Tomáz (CVLagos) | OCS

 

Comentários