pub

Classe 420 | Categoria Sub-17

Dupla Algarvia Termina Europeu em 19º

Manuel Fortunato & Frederico Baptista em ação na Grécia. Algarvios foram 19º entre 45 tripulações Sub-17 (®DR)
Manuel Fortunato & Frederico Baptista em ação na Grécia. Algarvios foram 19º entre 45 tripulações Sub-17 (®DR)
pub

A dupla algarvia Manuel Fortunato & Frederico Baptista (Clube de Vela de Lagos) terminou o Campeonato Europeu Absoluto da Classe 420 no 19º posto da frota Sub-17, em Atenas, Grécia. Foi o primeiro europeu da jovem tripulação de Lagos, que começou a velejar na Classe em agosto do ano passado.

“Um campeonato que não nos sairá nunca da memória, pela nova experiência, pelo que conseguimos alcançar, pelo que aprendemos, pelo companheirismo e amizades que construímos”, comentaram os velejadores, na página oficial da equipa no Facebook.

A jovem dupla lacobrigense entrou no Europeu ‘a todo o gás’ conseguindo 5º lugar na regata de estreia (ver notícia). Nos dias seguintes, Manuel Fortunato e Frederico Baptista desceram alguns lugares na frota, enfrentando ventos mais instáveis e adversários muito competitivos.

Nos últimos dias, os algarvios contra-atacaram, conseguiram mais um 5º lugar numa regata e concluíram o europeu em ascendente, mostrando capacidade de adaptação e evolução e terminando em 19º, numa frota Sub-17 constituída por 45 embarcações.

Na frota Sub-17 competiram mais duas tripulações portuguesas. Pedro Coelho & Diogo Sampaio (CVAtlântico) terminaram em 23º e Mafalda Gonçalves & Maria Pereira (CNSesimbra) fizeram 30º lugar.

Manuel Fortunato e Frederico Baptista foram os únicos algarvios no europeu na Grécia. Os dois velejadores  seguem para para Itália, para o Lago Garda, onde na próxima semana (6 a 13 de agosto) irá decorrer o Campeonato Europeu Júnior da Classe 420.

Na frota Open do Europeu Absoluto na Grécia, o melhor resultado português foi alcançado pela dupla Rita Lopes & Pedro Cruz (CNCascais), 30ª na geral. Manuel Ramos & Gonçalo Ramos (CVBarreiro) terminaram logo atrás, em 31º Open. Na frota Feminino, a única tripulação portuguesa, Mafalda Pires de Lima & Catarina Coelho (AVAtântico / CVVCastelo), terminou em 37º.

Comentários