pub

Guilherme Cavaco também em destaque na Tailândia

Beatriz Gago Líder Feminino no Mundial Optimist

Equipa de Portugal em Pattaya. Guilherme Cavaco, 3º a contar da esquerda, e Beatriz Gago, 3ª a contar da direita, estão em grande destaque após dois dias de Mundial (®MatiasCapizzano)
Equipa de Portugal em Pattaya. Guilherme Cavaco, 3º a contar da esquerda, e Beatriz Gago, 3ª a contar da direita, estão em grande destaque após dois dias de Mundial (®MatiasCapizzano)
pub

Os velejadores algarvios Guilherme Cavaco (Ginásio Clube Naval de Faro) e Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão) entraram em grande forma no Campeonato do Mundo Optimist 2017, em Pattaya, Tailândia. A Tricampeã de Portugal Juvenis Feminino lidera a classificação feminina após os dois primeiros dias de regatas, seguindo na 15ª posição da geral. O Campeão de Portugal Juvenis é 14º na geral, tendo feito três resultados Top 7 em quatro regatas disputadas.

O Campeonato do Mundo Optimist 2017 começou ontem, quinta-feira 13 de julho e decorre até dia 21 de julho. Está em prova uma frota recorde composta por 281 velejadores em representação de 62 países.

No primeiro dia foram disputadas duas regatas, com vento constante de 7 a 10 nós e corrente forte a dificultar as largadas. Beatriz Gago fez 5º e 9º nas duas regatas do primeiro dia e começou o mundial na 14ª posição da geral. Guilherme Cavaco fez 4º e 26º e assumiu o 46º posto na geral ao fim do primeiro dia.

No segundo dia, hoje, sexta-feira 14 de julho, a frota em Pattaya foi surpreendida por uma tempestade súbita. Os velejadores ainda completaram duas regatas, antes de regressarem a terra já debaixo de chuva muito forte e a navegar em mar com ondas grandes. “Foi um final de dia dramático e que certamente será recordado por muitos anos”, admitiu a organização, em notícia publicada no ‘site’ oficial da prova.

Frota em Pattay foi surpreendida esta sexta-feira por uma forte tempestade (®MatiasCapizzano)

Frota em Pattay foi surpreendida esta sexta-feira por uma forte tempestade (®MatiasCapizzano)

Hoje, sexta-feira, Guilherme Cavaco teve uma prestação espetacular. O velejador farense fez 7º nas duas dos dia  subiu ao 14º posto da classificação geral, sendo após dois dias o melhor português em prova. Beatriz Gago fez 13º e e 17º e desceu uma posição na geral, para 15º, em igualdade pontual com o 14º. Beatriz Gago comanda a classificação feminina. A segunda melhor Feminino, Fernanda San Roman, do Peru, está a 15 pontos de distância.

Beatriz Gago e Guilherme Cavaco são os melhores entre os cinco elementos da Equipa de Portugal após dois dias de Mundial em Pattaya. José Mendes (Clube de Vela do Tejo) segue na 88ª posição da geral. Vasco Soares (Associação Náutica da Madeira) é 150º e a algarvia Beatriz Cintra (Clube Naval de Portimão) é 186ª na geral. Recorde-se que a Equipa de Portugal é comandada em Pattaya por dois técnico algarvios: Nuno Silva (treinador) e Frederico Rato (‘team leader’).

No Campeonato do Mundo Optimist 2017 está mais um algarvio em prova, William Risselin, em representação da Bélgica. O velejador farense seguia na 105ª posição da geral após quatro regatas, tendo conseguido o seu melhor resultado (7º) na última regata desta sexta-feira.

Para amanhã, sábado 15 de julho, está previsto o último dia de regatas da fase de qualificação, antes de começarem as finais com as frotas já formadas pelos resultados dos três dias de competição por grupos.

Comentários