pub

4ª Etapa Liga MEO Surf 2017 | Dia 1

Armada do Sul Forte no Primeiro Dia em Sintra

Vasco Ribeiro, que vem de um 5º lugar num QS 10.000 foi o melhor surfista no primeiro dia em Sintra (®ANS)
Vasco Ribeiro, que vem de um 5º lugar num QS 10.000 foi o melhor surfista no primeiro dia em Sintra (®ANS)
pub

Estão abertas as hostilidades no Allianz Sintra Pro! Começou esta sexta-feira, dia 14, a quarta etapa da Liga MEO Surf, num primeiro dia de boas ondas e boas prestações que deixam antever um fim-de-semana de muita emoção e competitividade na Praia Grande de Sintra. Sete dos dez (10) atletas representantes do Algarve em prova resistiram ao primeiro embate, numa comitiva marcada pela ausência dos competidores habituais Paulo Almeida e Inês Pascoal, do Imortal Desportivo Clube.

Miguel Marinho (Albufeira Surf Clube), Ivan Bailote (Albufeira Surf Clube) e Jakob Lilienweiss (Algarve Surf Clube) foram as baixas algarvias no primeiro dia de competição do Allianz Sintra Pro. Ivan e Jakob perderam em 4º nas respetivas baterias. Miguel Marinho foi eliminado em 3º noutra bateria.

Marlon Lipke (Algarve Surf Clube) venceu a sua bateria na Ronda 1 Open (Ronda de 64 atletas). Pedro Henrique, campeão nacional e surfista da Grande Lisboa que este ano representa o Algarve Surf Clube também venceu a sua bateria. Recorde-se que Pedro Henrique venceu a anterior etapa da Liga MEO Surf, na Figueira da Foz.

Os jovens Francisco Duarte e Frederico ‘Martim’ Magalhães, do Clube Naval de Portimão, apuraram-se em segundo (2º) noutras baterias. Eduardo Fernandes, atleta do Algarve Surf Clube e surfista de Carcavelos também se apurou em 2º na sua bateria.

No quadro Surf Feminino, o Algarve está representado por duas atletas: Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão) e Concha Balsemão (Península de Peniche Surfing Clube). As duas surfistas competiram na mesma bateria na Ronda 1 feminina na Praia Grande e conseguiram apurar-se para a ronda seguinte, Yolanda em 1º (8,75 pontos) e Concha em 2º (7,15 pontos).

Na comitiva algarvia notaram-se as ausências de dois competidores habituais, ambos atletas do Imortal Desportivo Clube. Inês Pascoal, campeã regional Open Feminino do Sul já tinha faltado à etapa anterior, por motivos académicos. Paulo Almeida, vice-campeão regional Open do Sul faltou pela primeira vez em muito tempo, após duas etapas que não lhe correram bem.

Também do Sul, António Duarte (Sines Surf Clube) teve um primeiro dia positivo na Praia Grande. O surfista alentejano passou duas rondas, incluindo ‘trials’ e está na Ronda 2 Open do Allianz Sintra Pro.

Nota de Imprensa Associação Nacional de Surfistas:

Vasco Ribeiro, ex-campeão nacional, 22 anos, foi o melhor surfista do dia ao fazer 18,70 pontos em 20 possíveis. Com este somatório excelente, o atual nº2 do ranking nacional qualificou-se para a segunda ronda, deixando Francisco Carrasco na 2ª posição, Martim Van Zeller em 3º e Tomás Abreu em 4º.

Também em destaque nesta categoria estiveram Kiron Jabour, recém-chegado à Liga, Miguel Blanco, que vem de um 2º lugar na Figueira da Foz e Tiago Pires, atual líder do ranking masculino. Pela negativa, destaque para a derrota na primeira ronda de José Ferreira, atual vice-campeão nacional e nº6 do ranking.

Já na competição feminina, Teresa Bonvalot, que está numa sequência de duas vitórias consecutivas na Liga MEO Surf, continua a mostrar bom surf, estreando-se em prova com um somatório de 16,5 pontos em 20 possíveis, deixando Leonor Fragoso em 2º e Beatriz Macedo em 3º. Carol Henrique, Camilla Kemp e Camila Costa também estiveram em bom plano.

Para amanhã, Sábado, dia 15 de Julho, a chamada está marcada para as 8:00 da manhã para ambas as categorias.

A agenda do Allianz Sintra Pro para os próximos dias é a seguinte:

2º dia – Sábado, 15 de Julho 
08h00 – Call segundo dia de competição
09h00 – Sessão prática do Canon Workshop de Fotografia por Ricardo Bravo
14h00 – Meias Finais Moche Groms Cup (por confirmar)
15h00 – Renault Expression Session (por confirmar)
16h00 – Heats de celebração dos 20 anos da Associação Nacional de Surfistas (por confirmar)
18h00 – Sunset Party
22h45 – Resumo do 2º dia de prova na SIC Radical

3º dia – Domingo, 16 de Julho
08h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
09h00 – Sessão prática do Canon Workshop de Fotografia por Ricardo Bravo
13h00 – Final Moche Groms Cup (por confirmar)
14h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Sintra Pro
01h00 – Resumo do 3º dia de prova na SIC Radical

Para além da competição principal, o Allianz Sintra Pro terá ainda em disputa a Allianz Triple Crown, o Sintra Best Surfer, a Renault Expression Session, a Somersby Onda do Outro Mundo, o Moche Groms Cup (uma iniciativa da FPS e ANS) e o MEO Rip Curl Fantasy, para além do Canon Workshop de Fotografia de Surf com Ricardo Bravo. A premiação global da Liga MEO Surf 2017 é de 90.000€.

Todas as etapas da Liga MEO Surf têm transmissão em directo em www.ligameosurf.pt, no MEO Kanal 202020, e no canal televisivo MCS Extreme, juntando-se ainda os programas diários e de resumo na SIC Radical e Bola TV. As plataformas oficiais são os meios institucionais da Associação Nacional de Surfistas através do seu portal www.ansurfistas.com e as redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2017 e o Allianz Sintra Pro são uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Renault, Somersby, Moche e Rip Curl, o apoio local da Câmara Municipal de Sintra, os parceiros oficiais SIC e Cidade FM, os media partners A Bola, Diário de Notícias, Jornal I, MCS Extreme, Onfire, Surftotal e MEO Beachcam, e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e do Bar do Fundo.

 

Comentários