pub

Cinco algarvios em equipa nacional de sete elementos

Mundialistas de Optimist a Caminho da Tailândia

Equipa de Portugal ao Mundial de Optimist 2017 na Tailândia, esta quinta-feira, no momento da partida, em Lisboa (®OptimistPortugal)
Equipa de Portugal ao Mundial de Optimist 2017 na Tailândia, esta quinta-feira, no momento da partida, em Lisboa (®OptimistPortugal)
pub

A Equipa de Portugal ao Campeonato do Mundo de Optimist 2017 viajou hoje com destino à Tailândia, onde a prova vai decorrer, em Pattaya, nos dias 11 a 21 de julho. A seleção nacional de vela é composta por sete elementos e cinco são algarvios, incluindo os dois elementos da equipa técnica, treinador e ‘team leader’.

Os velejadores Guilherme Cavaco, Vasco Soares, Beatriz Gago, Beatriz Cintra e José Mendes e os técnicos Nuno Silva e Frederico Rato deram início, esta quinta-feira 6 de julho, à aventura do Mundial Optimist 2017. A equipa viajou hoje de Lisboa com destino ao Dubai, primeira escala da longa viagem até à Tailândia.

É a equipa nacional de Optimist mais algarvia de sempre. Guilherme Cavaco, Beatriz Gago, Beatriz Cintra, Nuno Silva e Frederico Rato são algarvios. Vasco Soares, número dois no ‘ranking’ nacional, representa a Associação Náutica da Madeira. José Mendes, 5º no ‘ranking’ nacional é atleta do Clube de Vela do Tejo.

Guilherme Cavaco é Campeão de Portugal de Juvenis 2017 e venceu o Ranking do Critério Nacional de Apuramento 2017 da Classe Optimist. ‘Gui’ tem 12 anos de idade e representa o Ginásio Clube Naval de Faro. O velejador farense competiu o ano passado no Mundial da classe em Vilamoura, onde conseguiu o 21º posto na geral, o melhor resultado português em 17 anos. Na Tailândia, Guilherme Cavaco gostava de conseguir um resultado ainda melhor.

Beatriz Gago é Tricampeã de Portugal de Juvenis Feminino (2015; 2016 e 2017) e 3ª classificada no Ranking do Critério Nacional de Apuramento em dois anos consecutivos (2016 e 2017). Tem 15 anos de idade, representa o Clube Naval de Portimão e é, talvez, a mais experiente atleta na comitiva. A velejadora de Portimão representou Portugal em dois Campeonatos da Europa e um Campeonato do Mundo nos últimos três anos. O ano passado, no Mundial em Vilamoura, Beatriz Gago fez 6º lugar Feminino. O objetivo na Tailândia é melhorar o resultado.

Beatriz Cintra é Vice-Campeã de Portugal de Juvenis Feminino em dois anos consecutivos (2016 e 2017) e representou Portugal no Campeonato da Europa de Optimist 2016, em Itália. Tem 14 anos de idade e representa o Clube Naval de Portimão. É uma jovem muito determinada e tem um objetivo claro para o Mundial na Tailândia: terminar no Top 10 Feminino.

Nuno Silva é treinador de Guilherme Cavaco no Ginásio Clube Naval de Faro. O técnico farense vai estar no Mundial na Tailândia como treinador da Equipa de Portugal depois de o ano passado ter sido o treinador da equipa nacional no Europeu em Itália.

Frederico Rato é treinador de Beatriz Gago e Beatriz Cintra no Clube Naval de Portimão. O treinador portimonense já assumiu funções técnicas por diversos países em vários campeonatos europeus e mundiais e vai ser o ‘team leader’ da Equipa de Portugal no Mundial na Tailândia.

Além dos cincos algarvios integrados na Equipa de Portugal, o Mundial de Optimist na Tailândia vai ter mais um algarvio em prova, o velejador William Risselin, em representação da Bélgica (ver notícia).

Comentários