pub

Guilherme Ribeiro

Velejador Algarvio Entra no Programa Paralímpico

Guilherme Ribeiro tem 46 anos de idade e pratica vela há quatro anos (®PauloMarcelino/arquivo)
Guilherme Ribeiro tem 46 anos de idade e pratica vela há quatro anos (®PauloMarcelino/arquivo)
pub

O velejador de Portimão Guilherme Ribeiro (Vela Solidária / Iate Clube Marina de Portimão) vai participar no Programa de Desenvolvimento Paralímpico e competir no Campeonato Mundial de Vela Adaptada, em Kiel, Alemanha, na Classe Hansa 303. O campeonato decorre nos dias 19 a 25 de junho, no âmbito do evento Kieler Woche 2017, que integra competição noutras classes de vela.

Guilherme Ribeiro foi vítima de um acidente de viação há 26 anos e ficou paraplégico, perdendo a  locomoção motora dos membros inferiores.  Hoje tem 46 anos de idade e pratica vela há cerca de 4 anos, tendo conquistado em 2015 o título de campeão nacional e vice-campeão europeu de Vela Adaptada na Classe Access 303 Duplos, com João Pinto.

Guilherme Ribeiro à direita, com João Pinto, a dupla campeã nacional e vice-campeã europeia Acsess 303 Duplos em 2015 (®PauloMarcelino/arquivo)

Guilherme Ribeiro à direita, com João Pinto, a dupla campeã nacional e vice-campeã europeia Access 303 Duplos em 2015 (®PauloMarcelino/arquivo)

O velejador de Portimão não quer parar por aqui e decidiu agarrar a oportunidade de participar no Campeonato Mundial de Vela, desta feita em Classe singular.

A World Sailing está empenhada em garantir aos velejadores paralímpicos, de todos os países do mundo, a possibilidade de participar no grande evento deste ano, o Campeonato Mundial de Vela em Kiel.

O Mundial Paralímpico em Kiel vai contar com a participação de 88 velejadores em representação de 41 países. A competição é antecedida por uma ‘clínica’, ou estágio denominado Programa de Desenvolvimento Paralímpico (PDP), que teve início ontem, sábado e vai terminar amanhã, segunda-feira. A competição paralímpica, propriamente dita, está previsto começar quarta-feira, dia 21.

Comentários