pub

Optimist | Seleções ao Mundial e Europeu

Melhores de Portugal em Estágio no Algarve

Espírito do primeiro dia de estágio das Seleções de Portugal ao Mundial e ao Europeu de Optimist (®DR)
Espírito do primeiro dia de estágio das Seleções de Portugal ao Mundial e ao Europeu de Optimist (®DR)
pub

As Seleções de Portugal ao Mundial e ao Europeu de Optimist iniciaram esta quinta-feira 15 de junho um estágio de preparação em Vilamoura, até domingo. O grupo de trabalho integra cinco atletas e dois treinadores algarvios. “O objetivo principal deste estágio é criar espírito de equipa, criar relação entre as duas equipas, entre atletas e entre atletas e treinadores”, disse Nuno Silva, treinador algarvio que vai orientar a equipa nacional no Mundial na Tailândia, em Pattaya, nos dias 11 a 21 de julho.

A Seleção de Portugal ao Mundial de Optimist na Tailândia é composta por cinco (5) jovens velejadores, entre os quais três (3) algarvios: Guilherme Cavaco (Ginásio Clube Naval de Portimão) e Beatriz Gago e Beatriz Cintra, do Clube Naval de Portimão. Os restantes dois elementos da seleção ‘mundialista’ são Vasco Soares (Associação Náutica da Madeira) e José Mendes (Clube de Vela do Tejo).

Treinador Nuno Silva orienta o primeiro 'briefing' do estágio (®DR)

Treinador Nuno Silva orienta o primeiro ‘briefing’ do estágio (®DR)

A equipa nacional portuguesa ao Mundial de Optimist é orientada por dois treinadores, ambos algarvios. Nuno Silva (GCNFaro) é o treinador principal. Frederico Rato (CNPortimão) assume funções de ‘team leader’.

No grupo de mundialistas em estágio em Vilamoura está também William Risselin, que vai competir na Tailândia em representação da Bélgica (ver notícia). William é algarvio, atleta do GCNFaro e conseguiu também apuramento em Portugal, mas não pode representar o País porque tem nacionalidade belga. “O William participa neste estágio por decisão excepcional da Classe (APCIO – Associação Portuguesa da Classe Internacional Optimist)”, explicou Nuno Silva, ao Swell-Algarve.

Atletas almoçam e aproveitam para se conhecerem melhor (®DR)

Atletas almoçam e aproveitam para se conhecerem melhor (®DR)

A Seleção de Portugal ao Europeu de Optimist tem sete (7) atletas, entre os quais um algarvio, Vladislav Bedlinskyy, da Associação Naval do Guadiana. O Europeu de Optimist vai ser disputado na Bulgária, em Bourgas, de 30 de julho a 6 de agosto.

A seleção nacional portuguesa na Bulgária integra ainda Ricardo Alves (Clube de Vela do Barreiro), Sebastião Ramirez (Clube Naval de Cascais), Mário Soares (ANMadeira), Carolina Campos (SCPorto), Vitória Mina (CVVCastelo) e Catarina Sousa (ANMadeira). A equipa nacional ao Europeu é orientada por Bruno Luz (ANMadeira), treinador; e por Filipe Castro (CVTejo), ‘team leader’.

Treino desta quinta-feira foi de avaliação (®DR)

Treino desta quinta-feira foi de avaliação (®DR)

O grupo total em estágio no Algarve é composto por 17 atletas e treinadores. Os velejadores realizaram esta quinta-feira uma primeira sessão de mar, com vento de intensidade entre os 8 e os 10 nós. “As condições do primeiro dia e as previsões para o segundo dia em sintonia com o esperado para o Europeu e Mundial”, sublinhou o ‘team leader’ Frederico Rato.

O treino desta quinta-feira serviu para os treinadores fazerem “uma análise de superfície ao aspeto técnico dos velejadores para estas condições e conhecer um pouco melhor todos os atletas que compõem a comitiva”, revelou Frederico Rato.

Sexta-feira, os dia de treinos vai ser inteiramente dedicado a largadas, um dos aspetos técnicos fundamentais na preparação dos atletas para competições internacionais com grandes frotas.

Depois da saída de mar esta quinta-feira, na imagem, os atletas vão treinar largadas sexta-feira (®DR)

Depois da saída de mar esta quinta-feira, na imagem, os atletas vão treinar largadas sexta-feira (®DR)

As previsões para sábado e domingo apontam para uma acentuada subida do vento, “já a bater nos 15 nós”, adiantou Nuno Silva. Sábado, os velejadores vão treinar ‘team racing’. “Em Portugal faz-se pouco ‘team racing’, mas existe no Mundial”, justificou o treinador farense. Domingo, último dia do estágio será um dia para descomprimir e fortalecer o espírito de equipa.

Nuno Silva e Frederico Rato quiseram muito que o estágio fosse realizado no Algarve e conseguiram ter condições para isso com ajudas particulares e o apoio do CIMAV – Clube Internacional da Marina de Vilamoura e da própria Marina de Vilamoura. A opção Algarve justifica-se mais pelas semelhanças de clima e de vento com os destinos do Mundial e do Europeu que pela presença de quatro atletas e dois treinadores algarvios nas duas seleções.

Espírito de equipa é o principal objetivo do estágio em Vilamoura (®DR)

Espírito de equipa é o principal objetivo do estágio em Vilamoura (®DR)

Guilherme Cavaco e Beatriz Gago vão estar no Mundial de Optimist pelo segundo ano consecutivo (ver notícia). Beatriz Cintra esteve o ano passado no Europeu, tal como o treinador Nuno Silva e vai este ano estrear-se no Mundial. Vladislav Bedlinskyy vai ao Europeu em estreia absoluta como representante de Portugal numa competição internacional.

William Risselin vai estar no Mundial também em estreia, mas pela Bélgica, já que a lei impede que seja convocado por Portugal, apesar de ter conseguido apuramento português este ano e o ano passado.

Em Vilamoura estão até domingo os melhores velejadores portugueses de Optimist. A aventura de conquistar a Europa e o Mundo à vela começa agora… no Algarve. Há muito talento e experiência entre todos os atletas portugueses ‘embarcados’ nesta missão. A viagem é difícil, mas será bem sucedida se cada um conseguir dar o seu melhor e o todo for superior à simples soma das partes.

 

Comentários