Classe 420 | Manuel Fortunato & Frederico Baptista

Tripulação de Lagos Realiza Época Perfeita

Manuel Fortunato (pala azul) e Frederico Baptista (1º plano) estão apurados para o Mundial e Europeu Absolutos e Europeu Júnior 420 (®PauloMarcelino)

Manuel Fortunato & Frederico Baptista concluíram a época nacional de estreia na Classe 420 apurados para todos os campeonatos internacionais em jogo e dentro das vagas portuguesas disponíveis em escalão superior. Os dois velejadores do Clube de Vela de Lagos têm 16 anos de idade e formaram tripulação há menos de um ano, combinando na perfeição o talento que lhes valeu títulos nacionais individuais e por equipas ainda na Classe Optimist.

A vitória de Manuel Fortunato no Campeonato de Portugal de Infantis em 2012 foi um dos primeiros trabalhos jornalísticos publicados pelo Swell-Algarve (ver notícia). O velejador de Lagos tinha 11 anos de idade e nesse mesmo ano conquistou o título nacional por equipas (Team Racing Optimist). Desde aí e já como Juvenil, Manuel Fortunato apurou-se em três anos consecutivos (de 2014 a 2016) para representar Portugal no Campeonato Europeu da Classe Optimist.

Frederico Baptista foi Campeão Nacional de Iniciados e Campeão Nacional por Equipas na Classe Optimist em 2015. Já no limite de idade para os pequenos barcos ‘dinghy’, o jovem velejador contornou a habitual continuidade a solo na Classe Laser e aproveitou a oportunidade de formar tripulação na Classe 420.

Frederico Baptista, à esquerda, e Manuel Fortunato começaram a navegar juntos há menos de um ano atrás (®DR)

Frederico Baptista, à esquerda, e Manuel Fortunato começaram a navegar juntos há menos de um ano atrás (®DR)

Manuel Fortunato e Frederico Baptista começaram a navegar juntos em 420 em agosto de 2016. A época de estreia desportiva na Classe foi brilhante. A tripulação de Lagos fez 3º lugar na 2ª Prova de Apuramento Nacional, em Vilamoura (a 1ª PAN, em Cascais, não chegou a realizar-se por causa de mau tempo). Não foi um resultado extemporâneo. No Campeonato de Portugal Absoluto, em Viana do Castelo, terminaram em 8º na geral. E na 3ª PAN, em Leixões, fizeram 5º lugar geral.

A tripulação de Lagos terminou a sua primeira época desportiva em 420 no 6º lugar do ‘ranking’ nacional masculino e misto da Classe. Manuel Fortunato & Frederico Baptista foram a 3ª melhor tripulação no ‘ranking’ júnior nacional e venceram destacados o ‘ranking’ Sub-17, com 61 pontos de vantagem sobre a 2ª melhor tripulação.

Os resultados no ‘ranking’ permitiram a Manuel Fortunato & Frederico Baptista apurar-se para o Campeonato Europeu Absoluto (Grécia, Atenas, 22-30 julho), para o Campeonato Europeu Júnior (Itália, Lago de Garda, 6-13 agosto) e para o Campeonato do Mundo Absoluto (Austrália, Fremantle, 26dez-08jan).

Manuel Fortunato e Frederico Baptista estrearam-se esta época em 420 e apuraram-se para todas as provas internacionais (®DR)

Manuel Fortunato e Frederico Baptista estrearam-se esta época em 420 e apuraram-se para todas as provas internacionais (®DR)

O apuramento internacional foi conquistado nos escalões superiores à idade dos velejadores, mas Manuel Fortunato & Frederico Baptista escolheram participar nos campeonatos no escalão Sub-17, que tem regatas à parte, com atribuição de títulos de Campeão Europeu e Mundial U-17 (Under-17). Este escalão é para atletas que têm 16 anos no máximo e normalmente abrange tripulações que fazem a sua primeira época em 420.

A tripulação de Lagos tem qualidade para lutar pelos primeiros lugares internacionais na frota Sub-17, mas os dois velejadores sabem que têm ainda muito trabalho pela frente, para subir os níveis de performance e confiança necessários para enfrentar o valor de frotas de outros países, com o qual tiveram uma primeira experiência, em abril, na Copa de Espanha, na qual participaram como treino.

A presença de tripulações portugueses nos lugares cimeiros internacionais, como a vitória dos irmãos Diogo e Pedro Costa no Mundial em 2016 pode acontecer e Manuel e Frederico estão prontos a surpreender. A inspiração não podia estar mais próxima. No lar dos Fortunato já existe um título Mundial, conquistado pelo pai Martinho em 1996.

Tripulação do Clube de Vela de Lagos vai ao Mundial, Europeu e Europeu Junior de 420 competir na categoria Sub-17 (®DR)

Tripulação do Clube de Vela de Lagos vai ao Mundial, Europeu e Europeu Junior de 420 competir na categoria Sub-17 (®DR)

O treino de Manuel Fortunato & Frederico Baptista, com um programa ideal de quatro a cinco horas por dia, quatro a cinco dias por semana, nem sempre cumprido por causa dos compromissos escolares. A mãe de Manuel é a treinadora da tripulação. Ingrid Braga Fortunato foi Medalha de Bronze no Mundial de 420 em 1997 e manteve uma carreira de sucesso na vela, falhando por pouco a qualificação olímpica em 2012.

Contexto e determinação existem; faltam os apoios. A logística da participação nos campeonatos internacionais, com transporte de barcos da tripulação e do treinador envolve custos muito elevados. Após ter sido oficializado o apuramento, a equipa iniciou de imediato a procura de patrocínios, capazes de garantir a presença dos dois algarvios nos palcos maiores da vela europeia e mundial em 420, preservando a tradição da família, da região e do País.

Comentários