pub

Treinadores Nuno Silva e Frederico Rato na Seleção de Portugal

Equipa Técnica Algarvia no Mundial Optimist

Nuno Silva, 31 anos, de Faro, vai ser o treinador principal da Seleção de Portugal ao Mundial de Optimist na Tailândia, em julho (®FPV)
Nuno Silva, 31 anos, de Faro, vai ser o treinador principal da Seleção de Portugal ao Mundial de Optimist na Tailândia, em julho (®FPV)
pub

A equipa técnica da Seleção de Portugal ao Campeonato do Mundo de Optimist 2017 é formada por dois treinadores algarvios. Nuno Silva (Ginásio Clube Naval de Faro) e Frederico Rato (Clube Naval de Portimão) são os técnicos, treinador e ‘team leader’, respetivamente, que vão acompanhar os cinco velejadores da equipa nacional portuguesa ao Mundial na Tailândia, em Pattaya, nos dias 11 a 21 de julho.

Na Seleção de Portugal na Tailândia vão estar três velejadores algarvios: Guilherme Cavaco (GCNFaro), Beatriz Gago (CNPortimão) e Beatriz Cintra (CNPortimão). Para Guilherme Cavaco e Beatriz Gago será a segunda participação consecutiva em mundiais Optimist (ver notícia). Beatriz Cintra competiu o ano passado no Campeonato Europeu e vai estrear-se este ano no Mundial.

Os treinadores e ‘team leaders’ das seleções de Portugal ao Mundial e Europeu de Optimist são apurados por pontos com base nos resultados obtidos pelos seus atletas no Ranking Nacional da Classe (ver notícia).

Treinador Nuno Silva com os atletas do Ginásio Clube Naval de Faro que levou à PAN Optimist 2017 (®LuisFraguas/CNA)

Treinador Nuno Silva com os atletas do Ginásio Clube Naval de Faro que levou à PAN Optimist 2017 (®LuisFraguas/CNA)

Nuno Silva venceu o ‘ranking’ de treinadores com os pontos (15) de Guilherme Cavaco (1º no ‘ranking’ nacional da classe) e William Risselin (4º no ‘ranking’ nacional). O farense 4º classificado conseguiu apuramento em Portugal mas não pode ser convocado por ter nacionalidade Belga. William Risselin vai estar no Mundial Optimist pela Bélgica, país onde venceu o ‘ranking’ nacional da classe (ver notícia).

Nuno Silva tem 31 anos de idade e é treinador de vela “desde os 16 ou 17 anos de idade”. O técnico do Ginásio Clube Naval de Faro conseguiu apurar pela primeira vez um atleta para o Mundial o ano passado (Guilherme Cavaco). “É muito trabalho e de alguns anos; o atleta tem que estar muito focado. O trabalho psicológico, a gestão emocional são muito importantes”, sublinhou o treinador.

Em 2016, Nuno Silva acompanhou a Seleção de Portugal ao Campeonato Europeu de Optimist e essa experiência foi uma lição que agora tem utilidade reforçada. “O Europeu correu bem. É muito complicado gerir; é um campeonato difícil. São muitas frotas, muitas largadas e acabamos por não conseguir acompanhar o campo de regatas”, comentou o treinador farense.

Treinador Frederico Rato com os atletas do Clube Naval de Portimão na Prova de Apuramento Nacional Optimist 2017 (®LuisFraguas/CNA)

Treinador Frederico Rato com os atletas do Clube Naval de Portimão na Prova de Apuramento Nacional Optimist 2017 (®LuisFraguas/CNA)

Frederico Rato foi o 2º treinador português apurado para o Mundial Optimist 2017, com os pontos (14) de Beatriz Gago (3ª no ‘ranking’ nacional da classe) e Beatriz Cintra (5ª no ‘ranking’ nacional). O treinador de Portimão apurou-se para o Mundial na qualidade de ‘team leader’.

Frederico Rato tem 38 anos de idade e é treinador de vela há 11 anos. O técnico de Portimão já orientou o apuramento de atletas para Mundiais por 12 vezes desde 2007, incluindo cinco ‘dobradinhas’. Este ano conseguiu a primeira ‘dobradinha’ feminina, com o apuramento de Beatriz Gago e Beatriz Cintra.

“Dá muito trabalho. É preciso muita dedicação”, comenta o treinador portimonense. Um dos melhores resultados portugueses num Mundial Optimist foi alcançado por um atleta treinado por Frederico Rato. Foi em 2011, quando Rodolfo Pires terminou em 12º na Nova Zelândia. No ano passado, Beatriz Gago fez 6º lugar Feminino em Vilamoura, o melhor resultado português feminino de sempre em mundiais Optimist.

Frederico Rato tem 38 anos e 12 presenças de atletas treinados por si em Mundiais de Optimist. Vai estar na Tailândia como 'team leader' da Seleção (®PauloMarcelino/arquivo)

Frederico Rato tem 38 anos e 12 presenças de atletas treinados por si em Mundiais de Optimist. Vai estar na Tailândia como ‘team leader’ da Seleção (®PauloMarcelino/arquivo)

Os dois treinadores algarvios têm a responsabilidade de conduzir (treinador) e implementar (‘team leader’) a preparação e participação da Seleção de Portugal no Mundial na Tailândia. O Swell-Algarve apurou que, nesse sentido, os dois técnicos estão a preparar um estágio conjunto das seleções ao Mundial e ao Europeu para os dias 15 a 18 de junho.

Nuno Silva e Frederico Rato querem realizar o estágio das seleções de Optimist no Algarve porque as condições atmosféricas (temperatura e vento) e de mar na região são semelhantes ao que vão encontrar na Tailândia. E porque três dos cinco mundialistas portugueses são algarvios. Até agora, a melhor proposta surgiu em Viana do Castelo, no Centro de Alto Rendimento, com oferta de alojamento e logística náutica.

Os dois treinadores algarvios com os cinco mundialistas portugueses e o farense mundialista belga, à direita, e camisola escura (®CNA)

Os dois treinadores algarvios com os cinco mundialistas portugueses e o farense mundialista belga, à direita, e camisola escura (®CNA)

Comentários