pub

Liga Meo Surf 2017 | Allianz Figueira Pro | Dia 2

Favoritos Caem na Figueira da Foz

Pedro Henrique venceu a Renault Expression Session com este 'aerial' e está nos quartos-de-final 'man-on-man'. É atleta do Algarve Surf Clube (®PedroMestre/ANSurfistas)
Pedro Henrique venceu a Renault Expression Session com este 'aerial' e está nos quartos-de-final 'man-on-man'. É atleta do Algarve Surf Clube (®PedroMestre/ANSurfistas)
pub

A Praia do Cabedelo não descansa e, pelo segundo dia consecutivo, voltou a produzir ondas de qualidade para o Allianz Figueira Pro, terceira etapa da Liga MEO Surf. Com a competição feminina já terminada, entraram na água este sábado, 3 de junho, a segunda e terceira rondas masculinas, as meias-finais do MOCHE Groms Cup e a Renault Expression Session. Esta última sessão de manobras foi ganha pelo campeão nacional, Pedro Henrique, atleta do Algarve Surf Clube.

Este segundo dia de acção na Figueira da Foz ficou marcado pelas derrotas, na terceira fase de competição, de Vasco Ribeiro, que liderava o circuito à chegada à Figueira, José Ferreira e o algarvio Marlon Lipke (Algarve Surf Clube), dois surfistas que também estavam no top 5 antes desta etapa, vendo assim a sua posição no ranking ameaçada.

Todos os algarvios foram eliminados este sábado na Praia do Cabedelo, sobrando apenas em representação do Algarve os surfistas da Linha do Estoril Pedro Henrique e Eduardo Fernandes, atletas federados pelo Algarve Surf Clube. Eduardo e Pedro venceram as respetivas baterias na Ronda 2 e passaram juntos a Ronda 3 (Pedro em 1º e Edu em 2º). Nos quartos-de-final ‘man-on-man’, Eduardo Fernandes vai defrontar Tomás Fernandes e Pedro Henrique vai medir forças com Gony Zubizarreta.

Marlon Lipke, que seguia no 3º lugar do ‘ranking’ nacional, e perdeu na Ronda 3, no mesmo ‘heat’ em que também ‘caiu’ Vasco Ribeiro (3º na bateria). Os dois favoritos foram surpreendidos por Miguel Blanco (1º) e João Guedes (2º), numa bateria de alta intensidade até soar a buzina.

Francisco Duarte, um dos cinco algarvios eliminados este sábado na Figueira da Foz (®PedroMestre/ANSurfistas)

Francisco Duarte, um dos cinco algarvios eliminados este sábado na Figueira da Foz (®PedroMestre/ANSurfistas)

Os restantes algarvios foram eliminados na Ronda 2. Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão) perdeu em 4º e terminou a prova em 25º. Os outros algarvios foram todos eliminados em 3º nas respetivas baterias, concluindo a etapa em 17º. São eles: Jakob Lilienweiss (AlgarveSC), Ivan Bailote (Albufeira Surf Clube) e Frederico ‘Martim’ Magalhães (CNPortimão), este último eliminado num ‘heat’ que apurou Tiago Pires (1º) e Marlon Lipke (2º).

Tiago Pires, 37 anos, é quem sai por cima deste segundo dia de acção, uma vez que está agora sozinho, à condição, na liderança do ranking da Liga MEO Surf, posição essa que partilhava com Ribeiro à entrada neste campeonato. Com duas prestações sólidas nas suas baterias de hoje, Pires já garantiu presença nos quartos-de-final, onde, no terceiro heat, irá agora surfar contra Miguel Blanco, outro dos surfistas em destaque no dia de hoje.

Em grande destaque hoje estiveram Tomás Fernandes e Gony Zubizarreta, que, na segunda ronda, surfaram duas das melhores pontuações totais da prova até ao momento, 17,5 pontos e 16,9 pontos (em 20 pontos possíveis), respectivamente. Ambos os surfistas avançaram para os quartos-de-final.

Também nesta fase estão, ainda, Pedro Henrique, Eduardo Fernandes, Guilherme Fonseca e João Guedes. Nota especial para a presença de Fonseca e Guedes nesta fase man-on-man, no que é a primeira vez que a alcançam, na Liga, em 2017.

Tiago Pires está forte no Cabedelo e já lidera a Liga Meo Surf 2017. Este 'layback' foi na ronda 2 e a onda valeu 8,25 pontos (®PedroMestre/ANSurfistas)

Tiago Pires está forte no Cabedelo e já lidera a Liga Meo Surf 2017. Este ‘layback’ foi na ronda 2 e a onda valeu 8,25 pontos (®PedroMestre/ANSurfistas)

Nota ainda para a Renault Expression Session que foi hoje para a água e foi vencida por Pedro Henrique com um frontside air. As meias-finais da MOCHE Groms Cup também estiveram na água e já são conhecidos os finalistas desta competição especial dedicada aos mais novos da Liga.

A chamada para amanhã, Domingo, dia 4, último dia de Allianz Figueira Pro, está marcada para as 9:00. Mais informações em www.ansurfistas.com. Todas as etapas da Liga MEO Surf têm transmissão em directo em www.ligameosurf.pt, e no MEO Kanal 202020.

Fonte: Nota de Imprensa da Associação Nacional de Surfistas complementada por informações detalhadas sobre atletas algarvios, da responsabilidade da redação Swell-Algarve

Links:

Allianz Figueira Pro | Dia 1

Allianz Figueira Pro | Antevisão

Comentários