pub

Lia Meo Surf 2017 | 3ª Etapa

Algarve Coloca 11 Atletas no Allianz Figueira Pro

Marlon Lipke é o mais forte competidor algarvio em prova, seguindo no 4º lugar do 'ranking' nacional masculino (®PedroMestre/ANS)
Marlon Lipke é o mais forte competidor algarvio em prova, seguindo no 4º lugar do 'ranking' nacional masculino (®PedroMestre/ANS)
pub

Começa amanhã, sexta-feira 2 de junho, o Allianz Figueira Pro, terceira etapa da principal competição nacional de surf, a Liga MEO Surf, com chamada marcada para as 7h30, na Praia do Cabedelo na Figueira da Foz, para a competição feminina. O Algarve vai ter em prova 9 atletas na divisão masculina e duas no quadro feminino. Destaque para Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão), que segue no 3º lugar do ‘ranking’ nacional feminino; e Marlon Lipke (Algarve Surf Clube), 4º no ‘ranking’ masculino aptos duas etapas.

Com vencedores diferentes nas duas primeiras etapas, tanto a categoria masculina como a feminina têm lideranças de ranking partilhadas por Tiago Pires e Vasco Ribeiro e Carol Henrique e Teresa Bonvalot, respectivamente, esperando-se muita ação até Domingo, 4 de junho, perante a forte ondulação que chegará na noite de hoje, brindando assim o arranque da competição.

O Allianz Figueira Pro contará com os wildcards atribuídos pela Associação de Surf da Figueira da Foz, Sérgio Ramos e Rita Vasconcelos, aos quais se juntam, a convite da Associação Nacional de Surfistas, João Antunes (ex-tricampeão nacional), e os também locais António Pedro Fernandes e Filipe Fadigas.

‘Line Up’ Algarvio

O Algarve tem uma representação de peso e com intenção no Allianz Figueira Pro. Eduardo Fernandes e o campeão nacional Pedro Henrique são surfistas da Linha do Estoril mas representam o Algarve Surf Clube. Eduardo Fernandes chegou aos quatros-de-final na etapa anterior e quer chegar mais longe, para compensar a ausência na primeira etapa. Pedro Henrique foi semifinalista no Porto há três semanas e vai estar na Figueira da Foz com motivação reforçada pelo 3º lugar alcançado há poucos dias nos Isa World Surfing Games 2017 em Biarritz.

Marlon Lipke (Algarve Surf Clube) é um ex-competidor WCT que dispensa apresentações. O atleta algarvio esteve nas meias-finais na primeira etapa e nos quartos-de-finais ‘man on man’ na segunda etapa. Marlon é candidato à vitória em qualquer campeonato.

Ivan Bailote (Albufeira Surf Clube) é um surfista que pode surpreender a concorrência, sobretudo, se o mar estiver grande. Paulo Almeida (Imortal Desportivo Clube) é um atleta muito experiente e focado e apostamos em como está empenhado em retificar a prestação menos conseguida no Porto. ‘Paulinho’ vai estar na bateria 9 com o poderoso Vasco Ribeiro.

Francisco Duarte (CNPortimão), Frederico ‘Martim’ Magalhães (CNPortimão) e Jakob Lilienweiss (AlgarveSC) são os três mosqueiros da nova geração adulta de talento algarvio. São jovens, determinados e capazes de surpreender. No quadro masculino vai estar ainda o veterano do surf algarvio, Miguel Marinho (AlbufeiraSC).

Yolanda Hopkins é 3ª no 'ranking' nacional feminino. Algarvio está este ano a mostrar-se em grande nível no palco nacional (®screenshot/arquivo)

Yolanda Hopkins é 3ª no ‘ranking’ nacional feminino. Algarvio está este ano a mostrar-se em grande nível no palco nacional (®screenshot/arquivo)

Na divisão feminina vai estar em competição duas algarvias de enorme talento. A multicampeã regional Yolanda Hopkins (CNPortimão) está no ano da sua afirmação como atleta e vai querer consolidar na Figueira da Foz os resultados que a colocam no topo do ‘ranking’ nacional. A algarvia Concha Balsemão (Península de Peniche Surfing Clube) atravessa um excelente momento de forma e evolução, capaz de causar estragos à concorrência no Cabedelo.

A atual campeã regional de Surf Open Feminino do Sul, Inês Pascoal (ImortalDC) é uma ausência notada no quadro feminino na Figueira da Foz. A surfista algarvia é uma presença constante na Liga, mas vai faltar devido a compromissos escolares. “Sábado vou ter uma aula importante para um trabalho de final de semestre e por isso não vou poder ir à prova. Tive de por a universidade à frente”, explicou a surfista, ao Swell-Algarve.

Troféus Paralelos

Para os surfistas locais, tanto no feminino como no masculino, está em disputa a atribuição do galardão do “Figueira Best Surfer” por parte da Câmara Municipal da Figueira da Foz, com uma premiação repartida entre ambos de 1.500€. Recorde-se que esta prova marca o regresso da principal liga de surf portuguesa à Figueira da Foz após cinco anos.

O Moche Groms Cup, subtroféu para os mais novos de até 16 anos, também já tem o elenco conhecido, sendo composto por Mafalda Lopes, Carolina Santos, Francisca Veselko, João Vidal, Martim Nunes, Joaquim Chaves, Martim Paulino, Santiago Graça, Matias Canhoto, João Clara, Martim Carrasco e Vasco Claro.

5f18d4a9-e983-448c-a810-c434f9dbf947

Recorde-se que as votações do MEO Rip Curl Fantasy estão abertas até às 15h00 do 1º dia de prova. Nesta etapa, o participante que acertar nos dois vencedores da etapa com menor grau de erro do score de ambos na final vai receber um Fato Rip Curl E-Bomb 3/2. À data de fecho desta comunicação, o público designava Gony Zubizarreta e Teresa Bonvalot como escolhidos para campeões da etapa, e Diogo Lopes como mais votado para preferido. Mais informações em www.ansurfistas.com/fantasy. 

Nesta 3ª etapa da Liga MEO Surf, o MEO vai também premiar o/a melhor júnior sub-18 em competição com um bilhete duplo para o Festival MEO Sudoeste.

A Associação Nacional de Surfistas convida pais e amigos dos atletas a inscreverem-se para comentar os heats do “seu” atleta no webcast do Allianz Figueira Pro. Este é um convite válido apenas para os heats do round 1 e 2 e deverá ser feito através de um e-mail enviado para direccao@ansurfistas.com.

Para além da competição principal e da Allianz Triple Crown, o Allianz Figueira Pro verá serem atribuídos os prémios do Figueira Best Surfer, Renault Expression Session, Somersby Onda do Outro Mundo, do Moche Groms Cup, uma iniciativa da FPS e ANS, e do MEO Rip Curl Fantasy. A premiação global da Liga MEO Surf 2017 é de 90.000€.

Agenda Allianz Figueira Pro

1º dia – Sexta-feira, 12 de Maio 
07h30 – Call primeiro dia de competição para categoria Feminina
10h00 – Call primeiro dia de competição para categoria Masculina
15h00 – Fim de votações MEO Rip Curl Fantasy
17h00 – Final Feminino do Allianz Figueira Pro
18h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Figueira Pro (feminino)
23h00 – Resumo do 1º dia de prova na SIC Radical

2º dia – Sábado, 13 de Maio
08h00 – Call segundo dia de competição (por confirmar)
15h00 – Meias Finais Moche Groms Cup (por confirmar)
16h00 – Renault Expression Session (por confirmar)
17h00 – Sunset Party
22h45 – Resumo do 2º dia de prova na SIC Radical

3º dia – Domingo, 14 de Maio 
08h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
13h00 – Final Moche Groms Cup (por confirmar)
13h30 – Final Masculina do Renault Porto Pro
14h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Figueira Pro
01h00 – Resumo do 3º dia de prova na SIC Radical

Transmissão em direto

Todas as etapas da Liga MEO Surf têm transmissão em directo em www.ligameosurf.pt, e no MEO Kanal 202020, juntando-se ainda os programas diários e de resumo na SIC Radical e Bola TV. As plataformas oficiais são os meios institucionais da Associação Nacional de Surfistas através do seu portal www.ansurfistas.com e as redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2017 e o Allianz Figueira Pro é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Renault, Somersby, Moche e Rip Curl, o apoio local da Câmara Municipal da Figueira da Foz, os parceiros oficiais SIC e Cidade FM, os media partners A Bola, Diário de Notícias, Jornal I, Onfire, Surftotal e MEO Beachcam, e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Associação de Surf da Figueira da Foz.

Fonte: Nota de Imprensa da Associação Nacional de Surfistas complementada por informação detalhada sobre atletas algarvios, da responsabilidade da redacção Swell-Algarve

Links:

2ª Etapa Liga Meo Surf 2017 | Renault Porto Pro (maio)

1ª Etapa Liga Meo Surf 2017 | Allianz Ericeira Pro (março)

 

Comentários