pub

Liga Meo Surf | 2ª Etapa | 12 a 14 maio

Algarve Vai Ter 13 Atletas no Renault Porto Pro

Algarvio Marlon Lipke fez 3º lugar na etapa anterior, em Ribeira D'Ilhas, vencendo todas as suas baterias até às meias-finais (®screenshot/arquivo)
Algarvio Marlon Lipke fez 3º lugar na etapa anterior, em Ribeira D'Ilhas, vencendo todas as suas baterias até às meias-finais (®screenshot/arquivo)
pub

segunda etapa da Liga MEO Surf, o Renault Porto Pro, começa já amanhã a partir das 8h00 na Praia Internacional e o quadro de competição está já disponível.  O Algarve vai estar presente com 10 surfistas no quadro masculino e 3 surfistas na divisão feminina em representação de cinco clubes da região.

Entre os inscritos masculinos, destacam-se os regressos à Liga de Miguel Blanco e Nicolau von Rupp, surfistas que poderão baralhar as contas do quadro de competição, já que ambicionam repetir as finais que fizeram aqui, no passado recente. No lado das ausências, o vencedor da primeira etapa deste ano, Tiago Pires, é uma baixa de peso.

No entanto, a destacar que ambos os quadros de competição, tanto no masculino como no feminino, foram completamente preenchidos, com especial atenção aos irmãos Carol e Pedro Henrique, que venceram esta prova em 2016, importando ainda reforçar a enorme adesão no feminino de jovens surfistas do Norte como Raquel Vale, Benedita Neves, Joana Anjo, entre outras.

Armada Algarvia

Marlon Lipke (Algarve Surf Clube) vai estar em ação no primeiro ‘heat’ masculino do Renault Porto Pro. O surfista algarvio antigo competidor WCT fez 3º lugar na etapa anterior em Ribeira D’Ilhas, chegando invicto às meias-finais (ver notícia); e lidera a armada algarvia no Porto.

Frederico ‘Martim’ Magalhães (Clube Naval de Portimão) vai entrar na segunda bateria masculina e com dois adversários de peso: Filipe Jervis e Nicolau von Rupp. O Clube Naval de Portimão está ainda representado no quadro masculino por Francisco Duarte, que vai competir no Heat 10 como cabeça-de-série.

O Algarve Surf Clube vai estar representado, além de Marlon Lipke, por mais três atletas: Pedro Henrique, campeão nacional em prova na quarta bateria, Eduardo Fernandes, que faltou à etapa anterior e vai competir no Heat 14; e Jakob Lilienweiss, no Heat 9 com o fortíssimo José Ferreira, ‘carrasco’ de Marlon nas meias-finais em Ribeira D’Ilhas.

Ivan Bailote e Miguel Marinho vão representar o Albufeira Surf Clube. Ivan vai estar no Heat 6 com o antigo campeão nacional Ruben Gonzalez; e Miguel Marinho entra na última bateria da Ronda 1 (Heat 16), na qual vai estar também em ação o poderoso Vasco Ribeiro.

Francis Gregório (Associação Dinamika) vai fazer no Porto a sua primeira entrada direta no quadro principal de competição da Liga Meo Surf. Vai estar em ação no Heat 7, contra Ivo Cação e Pedro Coelho.

O Algarve está ainda representado no quadro masculino pelo vice-campeão regional Open do Sul, Paulo Almeida, atleta do Imortal Desportivo Clube / Imortal Surf Academy. Paulo Almeida vai estar no Heat 13, contra Tomás Fernandes e Miguel Blanco.

Algarvia Yolanda Hopkins, de branco, no pódio em Ribeira D'Ilhas, onde fez 2º lugar, finalista vencida 'girl-on-girl' (®screenshot/arquivo)

Algarvia Yolanda Hopkins, de branco, no pódio em Ribeira D’Ilhas, onde fez 2º lugar, finalista vencida ‘girl-on-girl’ (®screenshot/arquivo)

O quadro feminino vai ter três surfistas algarvias em prova. A principal referência é Yolanda Hopkins (CNPortimão), que conseguiu 2º lugar na primeira etapa Liga Meo Surf 2017 (ver notícia). ‘Yo’ vai estar em ação na segunda bateria feminina no Porto, juntamente com mais uma algarvia, Concha Balsemão, este ano federada pelo Península de Peniche Surfing Clube. A algarvia Inês Pascoal (ImortalDC) vai entrar na primeira bateria do quadro.

Wildcards & Groms

Uma nota especial para os wildcards desta etapa que, a convite da Associação Nacional de Surfistas e da Onda Pura, aceitaram participar, incluindo os locais Gonçalo Magalhães, António Gouveia, Henrique Meneses e Catarina Beirão, aos quais se junta Afonso Antunes.

Relativamente ao Moche Groms Cup, o quadro de competição também já se encontra completo juntando-se agora Benedita Neves aos jovens surfistas antes anunciados, designadamente, Francisca Veselko, Matilde Passarinho, Concha Balsemão, Filipe Cruz, José Bruschy, Afonso Antunes, João Vidal, José Champalimaud, Santiago Graça, Martim Van Zeller e Joaquim Chaves.

MEO Rip Curl Fantasy

Recorde-se que as votações do MEO Rip Curl Fantasy estão abertas até ao final do 1º dia de prova. Nesta etapa, o participante que acertar nos dois vencedores da etapa com menor grau de erro do score de ambos na final vai receber um Relógio Rip Curl Search GPS. À data do fecho desta comunicação, com 24h00 decorridas e mais de 300 votos inseridos, o público designava Diogo Lopes e Teresa Bonvalot como os escolhidos para campeões da etapa, voltando Matilde Passarinho ao topo das escolhas de surfista preferida como na etapa anterior. Mais informações em www.ansurfistas.com/fantasy. 

A Associação Nacional de Surfistas convida pais e amigos dos atletas a inscreverem-se para comentar os heats do “seu” atleta no webcast do Renault Porto Pro. Este convite é válido apenas para os heats do round 1 e 2 e deverá ser feito através de um e-mail enviado para direccao@ansurfistas.com.

Agenda Renault Porto Pro

1º dia – Sexta-feira, 12 de Maio 
08h00 – Call primeiro dia de competição
17h00 – Sessão Teórica Canon Workshop de Fotografia por Ricardo Bravo
23h15 – Resumo do 1º dia de prova na SIC Radical
23h59 – Fim de votações MEO Rip Curl Fantasy

2º dia – Sábado, 13 de Maio
08h00 – Call segundo dia de competição (por confirmar)
09h00 – Sessão Prática Canon Workshop de Fotografia por Ricardo Bravo (turno manhã)
13h30 – Meias Finais Moche Groms Cup (por confirmar)
14h00 – Sessão Prática Canon Workshop de Fotografia por Ricardo Bravo (turno tarde)
15h30 – Renault Expression Session (por confirmar)
17h00 – Sunset Party
22h45 – Resumo do 2º dia de prova na SIC Radical

3º dia – Domingo, 14 de Maio 
08h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
09h30 – Sessão Prática Canon Workshop de Fotografia por Ricardo Bravo (turno manhã)
12h30 – Final Moche Groms Cup (por confirmar)
13h00 – Finais do Renault Porto Pro
14h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Renault Porto Pro
01h00 – Resumo do 3º dia de prova na SIC Radical

Prémios paralelos e transmissão

Para além da competição principal, o Renault Porto Pro, verá serem atribuídos os prémios da Renault Expression Session, Somersby Onda do Outro Mundo, do Moche Groms Cup, uma iniciativa da FPS e ANS, e do MEO Rip Curl Fantasy. A premiação global da Liga MEO Surf 2017 é de 90.000€.

Todas as etapas da Liga MEO Surf têm transmissão em directo em www.ligameosurf.pt, e no MEO Kanal 202020, juntando-se ainda os programas diários e de resumo na SIC Radical e Bola TV. As plataformas oficiais são os meios institucionais da Associação Nacional de Surfistas através do seu portal www.ansurfistas.com e as redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2017 e o Renault Porto Pro são uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Renault, Allianz Seguros, Somersby, Moche e Rip Curl, o apoios local dos Municípios do Porto e Matosinhos, os parceiros oficiais SIC e Cidade FM, os media partners A Bola, Diário de Notícias, Jornal I, Onfire, Surftotal e MEO Beachcam, e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Onda Pura.

Links:

1ª Etapa Liga Meo Surf 2017 | Allianz Ericeira Pro (março)

Fonte: Nota de Imprensa da Associação Nacional de Surfistas, complementada por informações específicas relativas à participação algarvia, da responsabilidade da redação Swell-Algarve

Comentários