pub

Troféu Duarte Bello | 1ª Prova

Naval de Portimão Domina em Almada

Beatriz Gago (1º) e Rodrigo Dias (3º), ambos de amarelo, no pódio Juvenil em Almada (®CNA)
Beatriz Gago (1º) e Rodrigo Dias (3º), ambos de amarelo, no pódio Juvenil em Almada (®CNA)
pub

Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão) venceu a 1ª Prova do Troféu Duarte Bello, disputada no Mar da Palha, Rio Tejo, Almada, durante o fim-de-semana 29 e 30 de abril. A equipa de competição Optimist Juvenil do clube algarvio dominou a competição ao colocar quatro atletas nos cinco primeiros classificados, num total de 63 competidores em prova na categoria.

A prova foi organizada pelo Clube Náutico de Almada e decorreu no mesmo campo de regatas que vai receber, no final do mês de maio, a Prova de Apuramento Nacional Optimist Juvenil, critério final de qualificação dos atletas para as seleções de Portugal ao Mundial e Europeu da Classe. A participação na prova foi um teste de adaptação de atletas e organizadores para a PAN Optimist Juvenil, nos dias 26 a 28 deste mês.

Beatriz Cintra, 4º na geral Juvenil, 2ª Feminino, aqui fotografada em momento de ação na prova em Almada (®CNA)

Beatriz Cintra, 4º na geral Juvenil, 2ª Feminino, aqui fotografada em momento de ação na prova em Almada (®CNA)

O Clube Naval de Portimão levou sete atletas Optimist Juvenil a Almada e passou o teste com distinção. A prova foi disputada por 63 Juvenis e 31 Iniciados, sendo grupo de competidores maioritamente constituído por clube das Grande Lisboa. O clube algarvio terminou com os sete atletas dentro do Top 20, quatro deles no Top 5 da classificação final Juvenil.

Beatriz Gago, Tricampeã de Portugal Juvenis Feminino venceu 3 das 6 regatas disputadas e terminou em 1º na classificação geral e feminina. José Saraiva Mendes (CVTejo) concluiu a prova em 2º, seguido por um trio de atletas do Clube Naval de Portimão: Rodrigo Dias (3º), Beatriz Cintra (4º) e Daniel Cristiano (5º).

Os restantes três atletas do Clube Naval de Portimão em prova terminaram no terço superior da frota Juvenil: Diogo Faustino (12º), Francisco Dias (16º) e Rafaela Sousa (20º). O treinador dos atletas, Frederico Coutinho Rato, tinha confidenciado ao Swell-Algarve que o objetivo era adaptar os atletas aos ventos no campo de regatas onde vai ser realizada a PAN. A julgar pelos resultados, o objetivo foi alcançado.

 

Comentários