pub

43º Torneio Internacional em Vilamoura

Beatriz Gago Primeira Feminino na Regata do Carnaval

Algarvia Beatriz Gago em ação na Regata do Carnaval, que concluiu no 4º lugar geral, 1º Feminino em Optimist Juvenil, a maior frota em prova (@LuisFraguas/CIMAV)
Algarvia Beatriz Gago em ação na Regata do Carnaval, que concluiu no 4º lugar geral, 1º Feminino em Optimist Juvenil, a maior frota em prova (@LuisFraguas/CIMAV)
pub

A velejadora algarvia Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão) venceu o 43º Torneio Internacional do Carnaval, em Vilamoura, na categoria Optimist Juvenis Feminino. A bicampeã de Portugal na mesma categoria concluiu a regata em 1º lugar Feminino, 4º na geral, numa frota composta por 158 velejadores portugueses, espanhóis e belgas.

A Regata do Carnaval terminou esta segunda-feira. Foram três dias de torneio, que envolveram quatro centenas de velejadores nas classes Optimist Infantil, Optimist Juvenil, Laser Radial, Laser 4.7, 420, Dart 18 e Snipe. A regata contou como Prova de Apuramento Nacional para as classes 420 e Laser Radial e 4.7. Os velejadores disputaram um total de seis regatas, três na segunda-feira e três no domingo, não tendo realizado regatas no sábado, por falta de vento.

O vento soprou fraco no domingo. Beatriz Gago terminou esse dia no 4º lugar da geral Optimist Juvenil, mas não liderava a classificação feminina. A espanhola Susana Ridao Pereia (CNSevilha) seguia na 2ª posição da geral, 1º posto feminino após as três regatas do primeiro dia.

Segunda-feira, com vento mais forte, a espanhola venceu uma regata, mas fez dois 6ºs nas outras duas regatas e só conseguiu descartar um, o que a remeteu para o 5º posto da geral. Beatriz Gago manteve-se consistente e segurou a 4ª posição na geral e a vitória na categoria Feminino, com um ponto de vantagem sobre a adversária de Sevilha.

O espanhol Manuel Álvarez Dardet (CNPSherry) venceu a geral Optimist Juvenis. Os algarvios Guilherme Cavaco (Ginásio Clube Naval de Faro / SSAcademy) e Vladislav Bedlinskyy (Associação Naval do Guadiana) conseguiram terminar no top 10, respetivamente, em 9º e 10º.

Em Optimist Infantis, Beatriz Nunes (ANGuadiana) obteve o melhor resultado algarvio, 8º na geral de 35 velejadores. Pablo Santos (ANGuadiana) conseguiu terminar em 10º lugar. A vitória Infantil foi conquistada pela espanhola Adriana Serra Garcia (RCMTPU).

A dupla algarvia Manuel Fortunato/Frederico Batista (Clube de Vela de Lagos) alcançou um brilhante 3º lugar em 420, subindo ao pódio numa prova que contou para apuramento nacional. A dupla lacobrigense saltou do 6º para o 3º posto no último dia, tendo vencido uma regata na despedida. Foram os únicos algarvios no top 10 de uma frota composta por 45 embarcações e e que realizou um total de 7 regatas. A vitória na classe foi para a dupla Manuel Ramos / Gonçalo Ramos (Clube de Vela do Barreiro).

Bernardo Neto (Grupo Naval de Olhão) em 8º e Filipe Pedro (ANGuadiana) em 9º foram os únicos algarvios no top 10 Laser Radial, classe ganha por Lourenço Mateus (Associação Naval de Lisboa). Bruna Carvalho (ANGuadiana) era 8º após o primeiro dia, mas caiu para 11º com o vento mais forte desta segunda-feira.

Daniela Miranda (ANGuadiana) perdeu 11 posições em 4.7, segunda-feira, vítima também do vento mais forte. A campeã de Portugal na categoria feminino da classe concluiu o primeiro dia no comando da frota, mas terminou a prova em 12º.

O melhor resultado algarvio em 4.7 foi alcançado por Martim Fernandes (GCNFaro). O jovem atleta farense está este ano a despontar com bons resultados na classe e conseguiu 6º na geral, entre 48 velejadores na frota.

A dupla algarvia Nuno Rocha e Julian Carter (GNOlhão) fez um brilharete, ao vencer na classe Dart 18, com sete embarcações em prova. Na classe Snipe, a tripulação algarvia António Viegas / Francisco Maurício (CVLagos) subiu ao 3º lugar do pódio. A vitória foi conquistada pelos belgas Yanni Laumans / Dries Crombe (SRNA).

O 43º Torneio Internacional do Carnaval, em Vilamoura, é uma organização do Clube Internacional da Marina de Vilamoura (CIMAV), que inclui também a 2ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2017, que termina terça-feira, na Praia da Falésia, em parceria com a Associação Dinamika.

Comentários