pub

Praia do Vau | 18 fevereiro

Paulo Almeida Campeão da Malta

A malta compareceu em peso na Praia do Vau, para um evento de convívio entre a 'velha guarda' e a nova geração do surf local (®PauloMarcelino)
A malta compareceu em peso na Praia do Vau, para um evento de convívio entre a 'velha guarda' e a nova geração do surf local (®PauloMarcelino)
pub

O Portimão Surf Clube organizou este sábado, 18 de fevereiro, a 5ª edição do Campeonato da Malta, na Praia do Vau, em Portimão. O evento carismático da comunidade surfista local, sobretudo da ‘velha guarda’, foi anunciado este ano com a intenção de recuperar o espírito da primeira edição. A ‘malta’ compareceu e a ‘prova dos nove’ foi o resultado de Paulo Almeida, que venceu a principal categoria, tal como havia vencido na edição de estreia, em 2013.

O Campeonato da Malta é uma criação do surfista Francisco Canelas, organizado desde 2015 pelo Portimão Surf Clube, fundado em 2014 e presidido pelo mentor do evento. A Praia do Vau foi onde tudo começou e este sábado repetiu o espirito de convívio da ‘velha guarda’, reforçado pela participação dos jovens atletas do clube, num total de 43 participantes. A prova teve o apoio Secret Spot surf shop.

Esplanada da 'Cabana do Pai Tomás' esteve cheia durante todo o dia (®PauloMarcelino)

Esplanada da ‘Cabana do Pai Tomás’ esteve cheia durante todo o dia (®PauloMarcelino)

A competição foi realizada nas categorias Sub-12, Feminino, Open, Masters (+30), Dinos (+40), Longboard e Bodyboard. Houve finais diretas Sub-12, Longboard e Masters, tendo esta última bateria incluído os dois competidores em Dinos Match. O mar ofereceu ondas com tamanho, muito embora pouco compridas; e o ‘snack-bar’ Cabana do Pai Tomás voltou a ser o estádio de convívio e aplausos para um dia de sol e bom surf em Portimão. O evento prolongou-se depois pela noite, como é habitual, com um jantar no restaurante Mata-Porcos.

Foi um dia intenso de surf. Henrique ‘Piki’ Gomes sagrou-se Campeão da Malta Sub-12, categoria fez a sua estreia este ano. Foi uma vitória suada, uma vez que o jovem surfista fez estafetas em automóvel com os pais, para participar em simultâneo numa outra prova de surf, no mesmo dia, na Praia da Rocha. Inês Pascoal também competiu nas duas provas e é a nova Campeã da Malta Feminino, título que havia conquistado em 2015.

Francisco Canelas (na imagem) perdeu na final Longboard para um pupilo com 9 anos de idade, Louis Escudeiro (®PauloMarcelino)

Francisco Canelas (na imagem) perdeu na final Longboard para um pupilo com 9 anos de idade, Louis Escudeiro (®PauloMarcelino)

A final direta de Longboard proporcionou a maior surpresa do dia. Louis Escudeiro, jovem surfista com 9 anos de idade, sagrou-se campeão, vencendo uma final na qual também competiu o experiente Francisco Canelas. O ‘feiticeiro’ perdeu para o ‘aprendiz’, sobretudo, porque cometeu uma interferência e porque o pequeno Louis mostrou muito à-vontade e coragem em cima da ’tábua grande’.

No Bodyboard, categoria presente desde a primeira edição, Filipe Costa é o novo Campeão da Malta. O fisioterapeuta e preparador físico funcional da Fisiorider destronou Ricardo S. Sousa, que também esteve em prova. Miguel Marinho revalidou o título de Campeão da Malta Masters, numa final com cinco atletas, incluindo o multicampeão nacional de pesca submarina Jody Lot. A final incluiu dois atletas em luta também pelo título Dinos, conquistado por Miguel Marinho.

Paulo Almeida venceu este sábado (imagem), repetindo a vitória alcançada na edição de estreia em 2013 (®PauloMarcelino)

Paulo Almeida venceu este sábado (imagem), repetindo a vitória alcançada na edição de estreia em 2013 (®PauloMarcelino)

A final Open foi um confronto de gerações e encerrou a prova com surf de gala. Foi um bom momento da maré e bem aproveitado pelos surfistas, entre os quais Bruno Gregório, campeão regional Sub-18 em título, e Michael Conlan, campeão regional Sub-14 e Sub-16 em 2015. O competente surfista e treinador Paulo Almeida venceu, mas não foi fácil. O regressado Francis Gregório realizou a sua melhor exibição dos últimos tempos e podia ter saído do Vau com a medalha.

Finais V Campeonato da Malta (2017) | Praia do Vau

Open

1. Paulo Almeida

2. Francis Gregório

3. Bruno Gregório

4. Michael Conlan

Masters

1. Miguel Marinho

2. Jorge Bicho

3. Jody Lot

4. Bruno Santos

5. José ‘Simon’ Simões

Dinos (‘match’ na final masters)

1. Miguel Marinho

2. José ‘Simon’ Simões

Feminino

1. Inês Pascoal

2. Adriana Lourenço

3. Inês Pinto

4. Maria Rosário

5. Laura Ferreira

Sub-12

1. Henrique ‘Piki’ Gomes

2. Arun Decoux

3. Louis Escudeiro

4. Olly Heukles

Longboard

1. Louis Escudeiro

2. Maria Rosário

3. Francisco Canelas (INT)

Bodyboard

1. Filipe Costa

2. Tiago Bentes

3. Ricardo S. Sousa

4. Miguel Lopes

Links:

Galeria Imagens / Pictures

IV Campeonato da Malta (2016)

III Campeonato da Malta (2015)

II Campeonato da Malta (2014)

I Campeonato da Malta (2013)

Comentários