pub

Fenómeno rápido esta manhã

Descarga Forma Onda Estática no Martinhal

Lagoa do Martinhal rompeu e desaguou na praia, pelas 10h00 desta manhã (®screenshot/AlgarveCoastline)
Lagoa do Martinhal rompeu e desaguou na praia, pelas 10h00 desta manhã (®screenshot/AlgarveCoastline)
pub

Aconteceu pelas 10h00, esta manhã, segunda-feira 13 de fevereiro. A lagoa junto à Praia do Martinhal rompeu a margem sul e desaguou na praia com violência. A descarga súbita formou uma onda estática, que ninguém se atreveu a surfar por causa da tremenda força com que a água correu para o mar. “É um fenómeno frequente quando a lagoa enche”, comentou Luís Paixão, presidente da Junta de Freguesia de Sagres, para o Swell-Algarve.

A combinação das fortes chuvadas do fim-de-semana com marés vivas e de grande amplitude provocou o fenómeno. Não foi necessária intervenção humana, para defender a estrada que passa junto à margem interior da lagoa. A força da água apertada na lagoa encarregou-se de romper a margem do lado da praia, sem provocar danos materiais ou humanos. “A Natureza fez o trabalho todo. Amanhã (terça-feira) volta tudo ao normal; o mar encarrega-se disso”, disse Luís Paixão.

“Em 20 minutos passou de um rego a um rápido com uma onda estática de 1,5m. E a água do mar passou de verde a castanho escuro”, comentou Nelson Louzeiro, para o Swell-Algarve.  Nelson filmou o momento e partilhou o video na página Coastline Algarve, no Facebook.

Veja aqui o video partilhado pela Coastline Algarve no Facebook

Comentários