pub

1º lugar Feminino em Torrevieja

Beatriz Gago Vence Troféu Internacional

Algarvia Beatriz Gago, ao centro, no primeiro pódio Sub-16 Feminino em Torrevieja. Ao seu lado, as italianas Giulia Sepe e Gaia Falco (®PepPortas)
Algarvia Beatriz Gago, ao centro, no primeiro pódio Sub-16 Feminino em Torrevieja. Ao seu lado, as italianas Giulia Sepe e Gaia Falco (®PepPortas)
pub

A velejadora algarvia Beatriz Gago venceu a categoria Feminino no X Troféu Internacional de Optimist Cidade Torrevieja, no Sul de Espanha. A atleta do Clube Naval de Portimão foi a melhor representante da equipa Optimist Portugal em prova, terminando em 5º lugar numa frota composta por 387 velejadores de 23 países. O algarvio Guilherme Cavaco (Ginásio Clube Naval de Faro) foi o melhor masculino português, 40º na geral; e Beatriz Cintra (CNPortimão) fez o terceiro melhor resultado português, 43º na classificação final.

O X Troféu Internacional de Optimist Cidade Torrevieja, integrado no programa Optimist Excellence Cup 2016/2017 decorreu nos dias 27 a 29 de janeiro. A prova estabeleceu um novo recorde de participação, atraindo alguns dos melhores velejadores europeus da classe e formando uma frota com quase 400 atletas. Os velejadores competiram separados em três grupos e os resultados contaram para dois escalões etários: Sub-13 e Sub-16.

A classe Optimist Portugal esteve representada por um total de 23 velejadores de cinco (5) clubes nacionais: Clube Naval de Portimão (5), Ginásio Clube Naval de Faro (5), Associação Náutica da Madeira (5), Clube de Vela do Barreiro (3) e Clube Naval de Cascais (5). Além da vitória Feminino (Sub-16) e excelente classificação geral (5º lugar) alcançadas pela algarvia Beatriz Gago, destaque ainda para o 2º lugar Sub-13 (45º posto na geral) conquistado por Vasco Soares, da Associação Náutica da Madeira.

Beatriz Gago liderou a classificação feminina desde o início e realizou uma prova muito regular (®DR)

Beatriz Gago liderou a classificação feminina desde o início e realizou uma prova muito regular (®PepPortas)

Os velejadores realizaram um total de cinco (5) regatas: três na sexta-feira e duas ontem, domingo. No sábado não houve regatas porque o vento esteve demasiado forte. Beatriz Gago chegou a Torrevieja uma semana depois de ter triunfado em Omã (ver notícia). A algarvia realizou uma excelente prova em Espanha: era 4ª na geral após as três regatas do primeiro dia (4+5+4) e manteve-se regular no último dia (8, descartado+7), descendo a 5º na geral, sobretudo, devido à excepcional prestação do espanhol José Toronjo, que venceu as duas do dia (grupo verde, o mesmo de Beatriz Gago) e subiu a 2º na geral.

Beatriz Gago, bicampeã de Portugal Juvenis Feminino, melhorou este ano o seu resultado no troféu internacional em Torrevieja. Em 2016 tinha feito 9º na geral, 2º Feminino. Guilherme Cavaco voltou a ser o 2º melhor português em Torrevieja. O velejador farense terminou em 40º na geral, perdendo 8 lugares no último dia devido a uma largada irregular.

Beatriz Cintra conseguiu um 6º lugar na penúltima regata da prova, ontem, e saltou do 110º para o 43º posto na geral, o terceiro melhor resultado português na prova. O algarvio William Risselin também protagonizou uma boa recuperação no último dia, subindo do 72º para o 48º lugar na geral. O madeirense Vasco Soares ultrapassou o algarvio, ontem, graças ao 9º lugar na última regata da prova, que lhe permitiu subir 30 lugares na classificação final.

Beatriz Cintra fez o terceiro melhor resultado português e subiu 67 lugares no último dia (®DR)

Beatriz Cintra fez o terceiro melhor resultado português e subiu 67 lugares no último dia (®PepPortas)

A prova foi ganha pelo holandês Paul Hameeteman (WSVW/OCN). O 2º lugar na geral foi alcançado pelo espanhol José Toronjo (RCMTPuntaUmbria). O italiano Marco Gradoni (TOGNAZZI MARINE VILLAGE) completou o pódio.

Resultados Portugueses | X Troféu Internacional Cidade Torrevieja

5. Beatriz Gago (CNPortimão) | 1º Feminino Sub-16
40. Guilherme Cavaco (GCNFaro)
43. Beatriz Cintra (CNPortimão)
45. Vasco Soares (ANMadeira) | 2º Sub-13
48. William Risselin (GCNFaro)
113. Ricardo Alves (CVBarreiro)
116. Ajai Nascimento (CNCascais)
132. Miguel Sancho (GCNFaro)
151. Sebastião Ramirez (CNCascais)
152. Rodrigo Dias (CNPortimão)
185. Vasco Wanzeller (CVBarreiro)
191. Gonçalo Barreto (CNCascais)
205. Gonçalo Gomes (ANMadeira)
211. Leonor Dutra (GCNFaro)
212. Vicente Camara (ANMadeira)
220. Catarina Sousa (ANMadeira)
233. Tomás Vasco (CNCascais)
254. Mariana Ramos (GCNFaro)
272. Francisco Dias (CNPortimão)
282. Rafaela Sousa (CNPortimão)
287. Francisco Teixeira (CNCascais)
306. Mario Soares (ANMadeira)
333. Tiago Wanzeller (CVBarreiro)

 

 

Comentários