pub

Ilha do Farol | 21 e 22 janeiro

Beatriz Cintra Vence 3ª PAR Sul

Beatriz Cintra venceu em Optimist Juvenil, a sua segunda vitória regional consecutiva (®CustodioSancho)
Beatriz Cintra venceu em Optimist Juvenil, a sua segunda vitória regional consecutiva (®CustodioSancho)
pub

Beatriz Cintra (Clube Naval de Portimão) venceu a 3ª Prova de Apuramento Regional da zona Sul 2016/2017 em Optimist. A prova foi organizada pelo Grupo Naval de Olhão, com os apoios Associação Regional de Vela do Sul e Federação Portuguesa de Vela e realizou-se no campo de regatas da Ilha do Farol, durante o fim-de-semana 21 e 22 de janeiro. Foi a penúltima etapa do circuito regional de apuramento para o Campeonato de Portugal de Juvenis.

A 3ª PAR Sul 2016/2017 foi também aberta às classes Laser 4.7, Laser Radial e 420, que pontuaram para o Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2016/2017. Nessa frente de competição sagraram-se vencedores Martim Fernandes (Ginásio Clube Naval de Faro), em Laser 4.7; Bernardo Neto (GNOlhão), em Laser Radial; e Afonso Rodrigues & Martim Sancho (GCNFaro), em 420.

Prova decorreu no campo de regatas da Ilha do Farol com vento instável de intensidade e direção (®CustodioSancho)

Prova decorreu no campo de regatas da Ilha do Farol com vento instável de intensidade e direção (®CustodioSancho)

O vento esteve instável de intensidade e direção durante todo o fim-de-semana. No sábado, com vento fraco foi possível realizar apenas duas regatas. Beatriz Cintra venceu as duas de sábado em Optimist Juvenil e manteve uma prestação muito consistente no domingo, não fazendo pior que 4º lugar no segundo dia de prova. A velejadora do Clube Naval de Portimão alcançou a sua segunda vitoria regional consecutiva, depois de ter ganho a primeira prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2016/2017,  em dezembro, em Portimão.

Beatriz Gago, vencedora das duas primeiras PAR Sul da temporada esteve ausente, por estar a participar na Mussanah Race Week, em Omã (ver notícia). Beatriz Cintra foi uma líder consistente e alcançou a sua primeira vitória PAR esta época. O seu melhor resultado de apuramento tinha sido 3º lugar na 1ª PAR Sul, em Lagos.

Luta intensa na frente da frota Optimist (®CustodioSancho)

Luta intensa na frente da frota Optimist (®CustodioSancho)

Guilherme Cavaco (GCNFaro) fez 2º lugar em Optimist Juvenil. O talentoso velejador de Faro terminou a prova a três pontos da vencedora e alcançou o seu melhor resultado regional da temporada, depois do 3º lugar conseguido na 2ª PAR Sul, no mesmo campo de regatas, em dezembro.

Vladislav Bedlinskyy (Associação Naval do Guadiana) fez 3º lugar e conquistou a presença em pódio que lhe tem escapado por pouco nas últimas provas. William Risselin (GCNFaro), 2º classificado nas duas anteriores PAR Sul, ainda venceu a última regata de ontem, mas ficou a 2 pontos do pódio.

Martim Fernandes, vencedor em Laser 4.7 (®CustodioSancho)

Martim Fernandes, vencedor em Laser 4.7 (®CustodioSancho)

Martim Fernandes (GCNFaro) venceu em Laser 4.7. O velejador esteve ausente do pódio na PAR anterior, mas foi 2º classificado na 1ª PAR Sul e na 1ª prova do Campeonato do Algarve, sempre em duelo com Daniela Miranda (ANGuadiana), que ontem terminou em 2º lugar na geral, 1º lugar Feminino. Os dois velejadores concluíram empatados em pontos, mas Martim Fernandes levou vantagem por ter vencido as duas regatas de sábado. O 3º lugar 4.7 foi alcançado por Lúcia Neto (GNOlhão), que fez a sua estreia em pódio.

Bernardo Neto, vencedor em Laser Radial (®CustodioSancho)

Bernardo Neto, vencedor em Laser Radial (®CustodioSancho)

Bernardo Neto (GNOlhão) dominou em Laser Radial e conseguiu a sua primeira vitória da temporada. Bruna Carvalho (ANGuadiana) terminou em 2º na geral, 1º Feminino, alcançando também o seu melhor resultado da época. João Neto (GNOlhão) completou o pódio em igualdade de pontos com Bruna, que teve vantagem por ter feito 2º lugar nas duas regatas de sábado.

Afonso Rodrigues e Martim Sancho, tripulação vencedora em 420 (®CustodioSancho)

Afonso Rodrigues e Martim Sancho, tripulação vencedora em 420 (®CustodioSancho)

Afonso Rodrigues & Martim Sancho (GCNFaro) venceram todas as regatas em 420 e alcançaram o seu terceiro triunfo em provas de apuramento regional, nas quais pontuam para o Campeonato do Algarve de Vela Ligeira.

A dupla farense impôs-se a Manuel Fortunato & Frederico Baptista (Clube de Vela de Lagos), para quem tinham perdido na 1ª prova do Campeonato do Algarve, em dezembro. A dupla lacobrigense fez 2º lugar na prova deste fim-de-semana, seguida pelos eternos 3ºs Cristovão Gonçalves & Sidney Hughes (GCNFaro).

O caíque Bom Sucesso, um barco com História em Portugal, foi a base da Comissão de Regatas durante a prova (®CustodioSancho)

O caíque Bom Sucesso, um barco com História em Portugal, foi a base da Comissão de Regatas durante a prova (®CustodioSancho)

A 4ª (última) PAR Sul 2016/2017 está marcada para os dias 18 e 19 de março, em Vila Real de Santo António. Antes dessa data será realizada a 2ª Prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2016/2017, em Vilamoura, nos dias 18 e 19 de fevereiro, que contará também como última prova do Campeonato do Algarve de Formula Windsurfing 2016/2017.

Pódios 3ª PAR Sul 2016/2017 | Olhão

Optimist Juvenil (#57) | 5 regatas

1. Beatriz Cintra (CNPortimão) : 6 pts | 1º Feminino

2. Guilherme Cavaco (GCNFaro) : 9 pts

3. Vladislav Bedlinskyy (ANGuadiana) : 10 pts

Laser 4.7 (#18) | 4 regatas

1. Martim Fernandes (GCNFaro) : 5 pts

2. Daniela Miranda (ANGuadiana) : 5 pts | 1º Feminino

3. Lúcia Neto (GNOlhão) : 11 pts

Laser Radial (#9) | 4 regatas

1. Bernardo Neto (GNOlhão) : 3 pts

2. Bruna Carvalho (ANGuadiana) : 8 pts | 1º Feminino

3. João Neto (GNOlhão) : 8 pts

420 (#4) | 5 regatas

1. Afonso Rodrigues & Martim Sancho (GCNFaro) : 4 pts

2. Manuel Fortunato & Frederico Baptista (CVLagos) : 8 pts

3. Cristovão Gonçalves & Sidney Hughes (GCNFaro) : 10 pts

1º Feminino Joana Cavaco & Inês Cavaco (GCNFaro) : 13 pts

Links:

2ª PAR Sul 2016/2017 | Faro (novembro)

1ª PAR Sul 2016/2017 | Lagos (novembro)

Comentários