Equipa Nacional de Surf Junior | Ação de captação

Surfistas Algarvios Comentam Estágio em Peniche

"Tivemos três horas para dar o nosso melhor. Acho que correu bastante bem", Concha Balsemão (®GianLuca/Arquivo)

Na passada quinta-feira, 19 de janeiro, quatro (4) surfistas algarvios participar num estágio de captação para a Equipa Nacional de Surf Junior, no Centro de Alto Rendimento de Peniche. Diogo Pereira, Bruno Gregório e Concha Balsemão partilharam a experiência com o Swell-Algarve, enquanto esperam para saber se vão estar na lista dos eleitos pelo selecionador nacional David Raimundo.

A iniciativa da Federação Portuguesa de Surf levou 27 surfistas de todo o País a Peniche. “Gostei de conhecer os outros atletas e diverti-me”, disse Diogo Pereira. “Foi um prazer surfar e conviver com todos eles”, reforçou Bruno Gregório. “Correu bastante bem”, concluiu Concha Balsemão. Também foi convocado o algarvio Diogo Brasil, vice-campeão regional Sub-12 do Sul, mas não foi possível obter comentários do atleta, apesar dos contatos por nós desenvolvidos.

"O surf nao me correu como eu esperava", Diogo Pereira (®PauloMarcelino/Arquivo)

“O surf nao me correu como eu esperava”, Diogo Pereira (®PauloMarcelino/Arquivo)

Diogo Pereira é campeão regional Sub-14 e Sub-16 do Sul. Bruno Gregório é o campeão regional Sub-18 e vice-campeão regional Sub-16. Concha Balsemão é campeã regional Sub-16 e vice-campeã regional Sub-18. São três ilustres embaixadores do futuro do surf algarvio e por isso conquistaram a oportunidade de tentar o acesso à Equipa Nacional de Surf Junior.

Na quinta-feira, os surfistas mostraram-se ao selecionador em duas sessões de surf. “O surf não me correu como eu esperava. Na sessão da manhã estava nervoso e não consegui apanhar boas ondas. À tarde, apesar de ter surfado melhor, as condições pioraram. Fiquei aquém das minhas expetativas”, admite Diogo Pereira, atleta do Iate Clube Marina de Vilamoura / Playsurf.

“Tivemos 3 horas para dar o nosso melhor. Na primeira surfada senti que estava com a prancha no pé e até correu bastante bem, mas na segunda surfada foi pior porque as condições do mar estavam piores, pequeno com vento onshore”, comentou Concha Balsemão, atleta do Portimão Surf Clube.

"Saí deste estágio motivado para fazer mais e melhor", Bruno Gregório (®PauloMarcelino/Arquivo)

“Saí deste estágio motivado para fazer mais e melhor”, Bruno Gregório (®PauloMarcelino/Arquivo)

Bruno Gregório não comentou a sua prestação nas duas sessões de surf, optando por destacar o bom ambiente e a qualidade dos atletas no estágio. “O estágio foi muito divertido, todos os atletas e treinadores receberam me muito bem. Saí deste estágio motivado para fazer mais e melhor. Grande nível de surf, desde os mais novos até aos mais velhos. Aprendi mais sobre o surf”, disse Bruno Gregório, atleta do Portimão Surf Clube.

Os três surfistas regressaram ao Algarve sem saber o resultado do estágio, sem saber se vão ser chamados para a Equipa Nacional de Surf Junior. A todos eles foi pedido o contato direto do respetivo treinador – Bruno Freitas no caso de Diogo Pereira e Francisco Canelas nos casos de Bruno Gregório e Concha Balsemão – para informar se forem escolhidos. São dias de expetativa, mas a chamada ao estágio de captação foi já um justo prémio pelos resultados de uma época e uma experiência que enriqueceu os surfistas algarvios.

 

Comentários