pub

XXXI Trofeo Internacional AECIO

Algarvio W. Risselin 7º Classificado em Las Palmas

Algarvio William Risselin fotografado durante a primeira regata em Las Palmas, que ganhou (®AlbertoSanchez)
Algarvio William Risselin fotografado durante a primeira regata em Las Palmas, que ganhou (®AlbertoSanchez)
pub

O velejador algarvio William Risselin concluiu hoje uma série de três provas internacionais de vela em representação da Bélgica. O jovem farense foi 7º classificado no ‘XXI Trofeo Internacional AECIO’, que terminou esta quinta-feira, 29 de dezembro, em Las Palmas, Gran Canaria, Espanha.

William Risselin participou este mês em três provas internacionais, em Espanha e em Malta, com a vela BEL 1186. O velejador algarvio tem nacionalidade belga e inscreveu-se este ano no Clube RYCB Antwerpen (Royal Yachting Club Belgium). O atleta está federado na Bélgica, para tentar alcançar por aquele país o apuramento para o Mundial, ou Europeu de Optimist.

Em Portugal, William Risselin representa o Ginásio Clube Naval de Faro e participa nas provas regionais e nacionais. No final da época 2015/2016, Risselin foi o 4º melhor velejador no ‘ranking’ final português de Optimist. O resultado permitia-lhe ser convocado para o Mundial de Optimist, mas o velejador não foi chamado para representar Portugal porque tem nacionalidade belga.

Depois do 66º Troféu Ciutat de Palma (26º classificado), na Baía de Palma de Maiorca, Espanha, no início do mês, e da 17ª Mapfre Middlesea Euromed Regata (2º classificado), em Malta, na semana passada; William Risselin disputou esta semana o ‘XXI Trofeo Internacional AECIO’, 2ª prova do circuito espanhol Excellence Cup de Optimist e também prova do Circuito Canario de Optimist.

Algarvio William Risselin em ação em Las Palmas (®AlbertoSanchez)

Algarvio William Risselin em ação em Las Palmas (®AlbertoSanchez)

O Troféu Internacional AECIO foi disputado por perto de 150 competidores em Optimist, em representação de 7 países (Suécia, Bélgica, Rússia, Polónia, Irlanda, Finlândia e Espanha). A frota fez-se ao mar na passada terça-feira, 27 de dezembro, e William Risselin venceu a regata inaugural no seu grupo. Nesse dia foram disputadas três regatas e o velejador algarvio (1+9+3) concluiu a jornada em 5º lugar na geral. Foi um dia difícil, com ondulação e vento sul a variar entre os 14 e os 18 nós de intensidade.

Ontem foi realizada apenas uma regata. William Risselin velejou integrado noutro grupo e terminou a regata em 11º, resultado que descartou. De novo com vento forte, o algarvio não conseguiu melhorar a sua prestação e desceu dois lugares na tabela classificativa. Hoje, quinta-feira 29 de dezembro, a comissão de regatas entendeu não estarem reunidas condições para realizar regatas, pelo que a prova terminou com os resultados de ontem, com William Risselin no 7º posto da geral, entre centena e meia de participantes.

A prova em Las Palmas foi ganha pelo espanhol Samuel Beneyto, do Real Club Náutico de Gran Canaria, organizador do trofeu. O espanhol Arnau Gelpi, vencedor no ano passado, terminou na 2ª posição. O sueco Calle Lagerberg completou o pódio. A russa Alexandra Lukoyanova conquistou o 1º lugar Feminino, ao terminar em 8º na geral.

Comentários