pub

Algarvio venceu duas regatas nos dois primeiros dias

William Risselin é Vice-Líder na Euromed

Algarvio William Risselin em plena regata em Malta, onde está a realizar uma prestação brilhante (®AntonioMRato)
Algarvio William Risselin em plena regata em Malta, onde está a realizar uma prestação brilhante (®AntonioMRato)
pub

O velejador algarvio William Risselin é segundo comandante da frota Optimist Open e Cadetes na 17ª Mapfre Middlesea Euromed Regata, após dois dias de ação na Baía de Mellieha, em Malta. O atleta farense, que está em prova com vela belga, venceu duas das cinco regatas disputadas nos dois primeiros dias do evento internacional.

William Risselin é atleta do Ginásio Clube Naval de Faro, mas está a competir em provas internacionais e na Bélgica pelo Clube RYCB Antwerpen (Royal Yachting Club Belgium), com vela belga (BEL 1186). O jovem algarvio tem nacionalidade belga e, por isso mesmo, não foi convocado na última temporada para representar Portugal no Mundial Optimist, para o qual tinha ‘ranking’. Este ano, William Risselin está à procura do apuramento pela Bélgica.

Em dois dias de regatas em Malta, William Risselin teve uma prestação brilhante. O algarvio venceu a única regata realizada ontem, segunda-feira 19 de dezembro, primeiro dia de regatas na Baía Mellieha. Só houve uma regata e apenas para os Optimist, ainda divididos por grupos de cores. Risselin venceu a regata do seu grupo e a prova foi depois suspensa porque o vento estava muito forte (33 nós).

Hoje, terça-feira 20 de dezembro foram realizadas mais 4 regatas e William Risselin venceu a penúltima do dia no seu grupo. O algarvio está com um andamento muito consistente (1+(3)+2+1+3), apenas superado pelo italiano Marco Gradoni, que até agora venceu todas as regatas no seu grupo. Os dois estão separados por apenas 3 pontos no comando da frota e importa sublinhar que Gradoni foi 4º classificado no Mundial Optimist, este ano, em Vilamoura. A frota Optimist Open e Cadetes é composta por 161 competidores e o algarvio ocupa o 2º lugar na geral.

Campeonato Internacional Euromed tem mais de 200 velejadores inscritos, incluindo alguns dos principais atletas europeus de Optimist. O evento termina amanhã, quarta-feira 21 de dezembro.

Comentários