pub

Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2016/2017 | 1ª Prova

Daniela Vence em Dia de Aniversário

No dia em que completou 16 anos, Daniela Miranda realizou uma boa exibição em Portimão (na imagem) e conseguiu subir ao primeiro lugar 4.7 (®PauloMarcelino)
No dia em que completou 16 anos, Daniela Miranda realizou uma boa exibição em Portimão (na imagem) e conseguiu subir ao primeiro lugar 4.7 (®PauloMarcelino)
pub

Daniela Miranda (Associação Naval do Guadiana) venceu a 1ª Prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2016/2017, na Classe 4.7, no dia em que completou 16 anos de idade. A prova decorreu em Portimão, no fim-de-semana 10 e 11 de dezembro, organizada pelo Clube Naval de Portimão. Beatriz Cintra, atleta da ‘casa’, triunfou em Optimist Juvenis, a frota maior na água, liderando desde o início no campo de regatas de que menos gosta.

O Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2016/2017 começou este fim-de-semana para as classes Optimist Juvenil e Optimist Infantil. Para as classes Laser Radial e 4.7 e 420 foi a terceira prova pontuável para o ‘ranking’ do campeonato, depois das duas Provas de Apuramento Regional, em novembro, nas quais os Optimist Juvenis iniciaram a luta pela qualificação para o Campeonato de Portugal de Juvenis.

Prova foi organizada pelo Clube Naval de Portimão (®PauloMarcelino)

Prova foi organizada pelo Clube Naval de Portimão (®PauloMarcelino)

A prova deste fim-de-semana em Portimão foi também a 2ª das três provas que constituem o Campeonato Regional do Algarve de Formula Windsurfing. As pranchas à vela realizaram a primeira prova do campeonato regional na PAR em Lagos (ver notícia) e irão fechar o seu ‘ranking’ algarvio na 2ª Prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira, em Vilamoura, em fevereiro do próximo ano.

Os Optimist Infantis fizeram a sua estreia na nova temporada e vale a pena começar por eles, porque são o futuro da modalidade. A Associação Naval do Guadiana dominou a prova em Portimão, colocando os seus três competidores nos três primeiros lugares do pódio Infantis. O vencedor, Pablo, só chegou à liderança no segundo dia, domingo, mesmo tendo sido penalizado com uma largada irregular. Beatriz Nunes, líder no primeiro dia, caiu para terceiro, mas venceu o troféu feminino.

Pablo, da Associação Naval do Guadiana, vencedor Optimist Infantis (®PauloMarcelino)

Pablo, da Associação Naval do Guadiana, vencedor Optimist Infantis (®PauloMarcelino)

A primeira prova do regional algarvio de vela ligeira teve dois dias distintos. Sábado, o vento soprou de Sueste, com intensidade de 12 nós, e o mar apresentou vaga difícil, permitindo apenas a realização de duas regatas. Domingo, a vaga diminuiu e o vento também, instável de Sul-Sueste e com 6 a 7 nós de intensidade, o que não foi suficiente para colocar a Formula Windsurfing na água, mas permitiu realizar três regatas para as restantes classes.

Beatriz Cintra foi a grande vencedora na classe-rainha, Optimist Juvenis, frota com 48 barcos inscritos. A velejadora portimonense, Vice-Campeã de Portugal Optimist Juvenil Feminino em título, liderou a prova desde a segunda regata, sábado, e resistiu depois à forte pressão de William Risselin (Ginásio Clube Naval de Faro), Beatriz Gago (CNPortimão) e Guilherme Cavaco (GCNFaro).

Beatriz Cintra, do Clube Naval de Portimão, vencedora Optimist Juvenis (®PauloMarcelino)

Beatriz Cintra, do Clube Naval de Portimão, vencedora Optimist Juvenis (®PauloMarcelino)

Os suspeitos do costume comandaram a frota juvenil e terminaram separados por sete pontos, com o quinto classificado, Miguel Sancho (GCNFaro) a dez pontos de distância. Beatriz Gago, Bicampeã de Portugal Juvenis Feminino, atacou forte na primeira regata de domingo, que venceu, mas não conseguiu manter o ritmo na regatas seguintes.

William Risselin segurou o 2º lugar com uma regularidade impressionante e Guilherme Cavaco falhou o pódio, sobretudo, devido ao 5º lugar na primeira regata de domingo. O segundo e o quatro classificados terminaram separados por apenas um ponto, o que ilustra bem a luta travada no mar.

João Vargues, do Ginásio Clube Naval de Faro, liderava os 4.7 mas caiu para 3º no último dia (®PauloMarcelino)

João Vargues, do Ginásio Clube Naval de Faro, liderava os 4.7 mas caiu para 3º no último dia (®PauloMarcelino)

A Classe Laser 4.7 também proporcionou emoção no comando da frota. João Vargues (GCNFaro) liderava ao final do primeiro dia, mas perdeu dois lugares no domingo. Daniela Miranda (ANGuadiana) subiu de segundo para primeiro no último dia e conquistou a vitória no dia em que completou 16 anos de idade. Um bom presente para a Campeã de Portugal Laser 4.7 Feminino, sobretudo, depois do resultado menos bom que tinha feito na 2ª PAR em Faro (ver notícia).

Martim Fernandes (GCNFaro) pressionou nas duas últimas regatas (2º+1º) e entrou no pódio 4.7, diretamente para o 2º lugar. A última regata do dia não consta na folha de resultados finais da classe, podendo ter sido anulada, até porque os 4.7 foram sempre os últimos a largar. A regata em falta é posterior à da vitória de Martim Fernandes.

João Rodrigues, do Clube de Vela de Lagos, dominou em Radial e até deu para virar o barco numa cambadela da bóia do largo para a popa (®PauloMarcelino)

João Rodrigues, do Clube de Vela de Lagos, dominou em Radial e até deu para virar o barco numa cambadela, na bóia do largo para a popa (®PauloMarcelino)

João Rodrigues (Clube de Vela de Lagos) reapareceu na prova deste fim-de-semana em Portimão, depois de ter andado arredado dos pódios Laser Radial nas duas PAR de novembro. O experiente velejador lacobrigense comandou a frota com quatro vitórias em cinco regatas. João Rodrigues apenas deixou fugir a primeira regata deste domingo, para Bruna Carvalho (ANGuadiana), com quem travou um interessante duelo nas duas regatas que fecharam a prova. Bruna não competiu sábado mas fez uma boa prova no domingo (1º+2º+2º), terminando a dois pontos do pódio e em primeiro lugar feminino.

Manuel Fortunato e Frederico Baptista alcançaram a primeira 'vitória oficial' em 420 (®PauloMarcelino)

Manuel Fortunato e Frederico Baptista alcançaram a primeira ‘vitória oficial’ em 420 (®PauloMarcelino)

Nos 420, a nova dupla do Clube de Vela de Lagos formada por Manuel Fortunato e Frederico Baptista alcançou a sua primeira vitória em campeonatos oficiais e com domínio quase absoluto ao largo da Praia da Rocha (vitória em quatro das cinco regatas). A dupla Afonso Rodrigues e Martim Sancho (GCNFaro), mais experiente, andou sempre atrás da popa dos adversários, mas conseguiu vencer a última regata. A época promete despique interessante entre as duas tripulações.

A Classe Formula Windsurfing realizou apenas duas regatas, sábado, e nem saiu para o mar domingo, por falta de vento. A frota foi constituída, quase exclusivamente, por atletas do Clube Naval de Portimão. Vasco Chaveca, presidente da Associação Portugal Formula Windsurfing, venceu as duas regatas disputadas. Margarida Gil Morais fez 3º lugar na geral e 1º feminino. O ‘ranking’ regional da classe continua a ser liderado pelo multicampeão Miguel Martinho, que não competiu este fim-de-semana mas ganhou as 5 regatas da primeira prova do campeonato regional FW, em Lagos.

A Formula Windsurfing estreou este ano uma nova categoria, denominada Sport, para atletas em iniciação ou com dificuldades em acompanhar o andamento da frota. Os quatro atletas que competiram inscritos na categoria não conseguiram terminar qualquer regata, porque o mar estava muito agitado no sábado. Por isso, os quatro velejadores Sport concluíram a prova em primeiro lugar ex-aequo.

A 2ª Prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2016/2017 está marcada para o próximo ano, nos dias 18 e 19 de fevereiro, em Vilamoura. Os atletas algarvios de vela ligeira vão regressar ao mar antes disso, para a 3ª Prova de Apuramento Regional Sul 2016/2017, em Olhão, nos dias 21 e 22 de janeiro.

Pódios 1ª Prova Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2016/2017

Pódio Optimist Juvenis (®PauloMarcelino)

Pódio Optimist Juvenis (®PauloMarcelino)

Optimist Juvenis (#48)

1. Beatriz Cintra (CNPortimão) : 5 pts | 1º Feminino

2. William Risselin (GCNFaro) : 11 pts

3. Beatriz Gago (CNPortimão) : 11 pts

Pódio Optimist Infantis (®PauloMarcelino)

Pódio Optimist Infantis (®PauloMarcelino)

Optimist Infantis (#15)

1. Pablo (ANGuadiana) : 7 pts

2. Denys Yevstafiev (ANGuadiana) : 14 pts

3. Beatriz Nunes (ANGuadiana) : 18 pts | 1º Feminino

Pódio Laser 4.7 (®PauloMarcelino)

Pódio Laser 4.7 (®PauloMarcelino)

Laser 4.7 (#18)

1. Daniela Miranda (ANGuadiana) : 4 pts | 1º Feminino

2. Martim Fernandes (GCNFaro) : 7 pts

3. João Vargues (GCNFaro) : 12 pts

Pódio Laser Radial. Manuel Fortunato substituiu João Rodrigues no primeiro lugar (®PauloMarcelino)

Pódio Laser Radial. Manuel Fortunato substituiu João Rodrigues no primeiro lugar (®PauloMarcelino)

Laser Radial (#9)

1. João Rodrigues (CVLagos) : 4 pts

2. João Neto (GNOlhão) : 11 pts

3. Bernardo Neto (GNOlhão) : 13 pts

1º Feminino Bruna Carvalho (ANGuadiana) : 15 pts | 4ª na geral

Pódio 420 (®PauloMarcelino)

Pódio 420 (®PauloMarcelino)

420 (#3)

1. Manuel Fortunato & Frederico Baptista (CVLagos) : 4 pts

2. Afonso Rodrigues & Martim Sancho (GCNFaro) : 7 pts

3. Cristovão Gonçalves & Sidney Hughes (GCNFaro) : 12 pts

Pódio Formula Windsurfing (®PauloMarcelino)

Pódio Formula Windsurfing (®PauloMarcelino)

Formula Windsurfing (#8)

1. Vasco Chaveca (CNPortimão) : 2 pts

2. Luís Fonseca (CNPortimão) : 4 pts

3. Margarida Gil Morais (CNPortimão) : 7 pts | 1º Feminino

Pódio FW Sport, incompleto (®PauloMarcelino)

Pódio FW Sport, incompleto (®PauloMarcelino)

FW Sport (#4)

1. Connie Leibner

1. Acúrcio Guerra

1. José Carlos

1. Daniel Caetano

Links:

Galeria de Imagens | Pictures | Portimão | Dia 2

Galeria de Imagens | Pictures PAR Faro | Dia 1

2ª PAR Sul 2016/2017 | Faro (novembro)

Galeria de Imagens | Pictures PAR Lagos

1ª PAR Sul 2016/2017 | Lagos (novembro)

Calendário Regional de Vela Ligeira 2016/2017

Comentários