pub

Algarvio campeão nacional de surf sub-12

João Mendonça Treina no Hawaii

Algarvio João Maria Mendonça chegou anteontem ao Hawaii, acompanhado pelo pai e pelo seu treinador, Miguel Mouzinho (®DR)
Algarvio João Maria Mendonça chegou anteontem ao Hawaii, acompanhado pelo pai e pelo seu treinador, Miguel Mouzinho (®DR)
pub

O surfista algarvio João Maria Mendonça, Campeão Nacional de Surf Esperanças Sub-12 deu início esta semana a uma nova temporada de treinos no Hawaii, para onde viajou acompanhado pelo pai e pelo treinador Miguel Mouzinho. O jovem atleta da Arrifana, Aljezur, vai treinar-se nas mais famosas ondas hawaianas até ao Natal.

João Mendonça tem apenas 11 anos de idade e esta é já a sua segunda temporada de treino no Hawaii. O talentoso surfista algarvio é campeão nacional em título (ver notícia), soma também dois títulos regionais consecutivos, Algarve em 2015 e Grande Lisboa em 2016 (ver notícia), na categoria Sub-12 e foi este ano finalista mundial no Totally Crustaceous Tour da Volcom (ver notícia), na California, Lower Trestles.

João Mendonça com o 'quiver' Mica Surfboards para o Hawaii (®DR)

João Mendonça com o ‘quiver’ Mica Surfboards para o Hawaii (®DR)

O algarvio é uma das mais fortes promessas da sua geração no surf português e foi por isso mesmo contratado pela Billabong Portugal, em janeiro deste ano (ver notícia). João Mendonça está a iniciar o que promete vir a ser uma carreira brilhante no surf profissional e esse caminho, como não podia deixar de ser, passa pelo Hawaii. “Aqui aprende-se muito e é sem duvida um lugar para acabar o ano ou seja algo que queremos repetir todos os anos”, disse o treinador Miguel Mouzinho, ao Swell-Algarve.

A comitiva algarvia chegou ao Hawaii anteontem. “Queremos surfar os picos que são conhecidos, Pipeline, Sunset, Haleiwa, Off the Wall, entre outros. O João vai também estar a treinar com o pessoal da Billabong cá do Hawai o que é óptimo para ele”, revelou Miguel Mouzinho, ao Swell-Algarve.

Miguel Mouzinho e João Mendonça no Campeonato Nacional Sub-12, ganho pelo algarvio (®PauloMarcelino/arquivo)

Miguel Mouzinho e João Mendonça no Campeonato Nacional Sub-12, ganho pelo algarvio (®PauloMarcelino/arquivo)

Por estes dias, um muito jovem surfista algarvio anda pelos picos onde Frederico Morais acaba de conseguir o apuramento para o Championship Tour e no mapa dos treinos está também o poderoso Pipeline, onde começa amanhã o Billabong Pipe Masters, última prova do CT 2016.

A segunda temporada hawaiana de João Maria Mendonça vai terminar no Natal. A comitiva algarvia estará de regresso a Portugal no dia 24 de dezembro. Este é um planeamento com implicações no Circuito Regional de Surf do Sul 2016. Falta realizar uma prova em atraso, o Open Masculino em Faro, que poderá acontecer já no próximo fim-de-semana, ou no seguinte. Miguel Mouzinho era candidato ao título regional, mas não vai estar presente.

Comentários