Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças 2016

Rafael Cabral Campeão Nacional Sub-14

Algarvio Rafael Cabral é o novo Campeão Nacional de Bodyboard Sub-14. Há dois anos foi campeão nacional sub-12 (®FPS)

O atleta algarvio Rafael Cabral (Associação de Bodyboard de Sagres) sagrou-se Campeão Nacional de Bodyboard Sub-14, este sábado, 19 de novembro, ao concluir em segundo lugar, na categoria, a 5ª Etapa (última) do Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças 2016, na Praia do Molhe Leste, em Peniche. É o segundo título nacional alcançado pelo bodyboarder sagrense, depois de ter sido Campeão Nacional Sub-12 em 2014. O seu colega de equipa Tomás Rosado terminou a época como Vice-Campeão Nacional Sub-16.

Depois de ter sido Campeão Nacional Sub-12 em 2014 (ver notícia), ‘Rafa’ esteve um ano sem competir. O jovem atleta regressou este ano à competição e a um escalão etário superior (Sub-14). O sagrense venceu as três primeiras etapas e ficou com o título nacional à sua mercê já na penúltima etapa, mas o 9º lugar feito em Carcavelos adiou e apertou a decisão para a etapa deste fim-de-semana em Peniche.

O treinador Francisco Pinheiro não pôde acompanhar os seus pupilos a Peniche, para acompanhar a sua companheira Joana Schenker na etapa basca do circuito europeu de bodyboard, em datas coincidentes. Rafael Cabral, mesmo sem treinador na praia, venceu os seus ‘heats’ de quartos-de-final e meias-finais, chegando à final, o que lhe assegurou o título face à pressão do carcavelense Pedro Ferreira.

Pedro Ferreira fez o que lhe competia: ganhou a etapa. Rafael Cabral precisava de ser 5º, no mínimo, para garantir o título nacional e fez melhor do que isso. O algarvio fez 2º lugar e conquistou o seu segundo título nacional de Bodyboard Esperanças, o primeiro na categoria Sub-14.

A 5ª Etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças 2016 está a decorrer no âmbito do evento Peniche Bodyboard Meeting by Montepio, organizado pelo Peniche Surf Clube. No primeiro dia, sábado 19 de novembro, foram apurados dois campeões nacionais: Rafael Cabral, em Sub-14, e Madalena Guerra, vencedora da etapa em Sub-18 Feminino. Joel Rodrigues venceu em Sub-12, mas chegou a Peniche já campeão nacional na categoria, com pleno de vitórias em etapas.

(ATUALIZADO DOMINGO, 20 DE NOVEMBRO)

Domingo foram para água as fases finais das categorias masculinas Sub-16 e Sub-18, nas quais entraram mais três algarvios em prova. Ricardo Mendonça (ABS) foi eliminado sábado, em 3º na sua bateria da primeira ronda e concluiu a prova em 13º lugar Sub-18. Diogo Sousa (ABS) perdeu de forma igual, mas na categoria Sub-16 e terminou em 13º.

Nas contas finais, Ricardo Mendonça encerra a época em 11º no ‘ranking’ nacional Sub-18 e Diogo Sousa ficou em 12º no ‘ranking’ Sub-16.

Tomás Rosado (ABS) chegou ao final do primeiro dia apurado para as meias-finais Sub-16. O atleta estava a um ‘heat’ de assegurar a conquista do título nacional, mas perdeu na sua meia-final e concluiu a época como Vice-Campeão Nacional Sub-16, a 45 pontos do campeão. Foi o único atleta na sua categoria a vencer duas etapas.

David Vedor em Sub-16 e André Rodrigues em Sub-18 venceram a etapa e sagraram-se Campeões Nacionais nas respetivas categorias.

Finais (+ABS) 5ª Etapa CNBB Esperanças 2016 | Peniche

Sub-12

1. Joel Rodrigues (CNPov) | Campeão Nacional 2016

2. Francisco Ferreira (AquaCarca)

3. Vasco Ferreira (AquaCarca)

4. Ricardo Mourão (CRCQL)

Sub-14

1. Pedro Ferreira (AquaCarca)

2. Rafael Cabral (ABSagres) | Campeão Nacional 2016

3. Miguel Santos (CDAN)

4. Bernardo Figueira (ABFM)

Sub-16

1. David Vedor (CRCQL) | Campeão Nacional 2016

2. Miguel Ferreira (AquaCarca)

3. João Ferreira (AquaCarca)

4. Rodrigo Lopes (AquaCarca)

(…)

5. Tomás Rosado (ABS)

13. Diogo Sousa (ABS)

Sub-18

1. André Rodrigues (AquaCarca) | Campeão Nacional 2016

2. David Vedor (CRCQL)

3. Pedro Veigas (CDAN)

4. Pedro Machado (AON)

(…)

13. Ricardo Mendonça (ABS)

Sub-18 Feminino

1. Madalena Guerra (AquaCarca) | Campeã Nacional 2016

2. Ana Peres (CNPov)

3. Mariana Rosa (AquaCarca)

4. Leonor Monteiro (AquaCarca)

Links:

CNBB Esperanças 2016 | 4ª Etapa, Carcavelos (novembro) | Dia 2

CNBB Esperanças 2016 | 4ª Etapa, Carcavelos (novembro) | Dia 1

CNBB Esperanças 2016 | 3ª Etapa, Figueira da Foz (setembro)

CNBB Esperanças 2016 | 2ª Etapa, Ericeira (junho)

CNBB Esperanças 2016 | 1ª Etapa, Nazaré (abril)

Comentários