pub

Categoria A Feminino

Beatriz Gago Campeã da XVII Semana do Atlântico

Beatriz Gago repetiu em Vigo (na foto) o 2º lugar Feminino A alcançado há uma semana em Viana do Castelo e garantiu a vitória nas contas das duas etapas (®LuisFraguas)
Beatriz Gago repetiu em Vigo (na foto) o 2º lugar Feminino A alcançado há uma semana em Viana do Castelo e garantiu a vitória nas contas das duas etapas (®LuisFraguas)
pub

Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão) venceu a XVII Semana do Atlântico em Optimist na categoria Feminino, Grupo A (13 a 15 anos). A velejadora portimonense concluiu a 2ª etapa do evento, em Vigo, no 4º lugar da geral A+B, equivalente a 2º Feminino A. Com o 2º lugar Feminino A alcançado há uma semana na 1ª etapa do evento, em Viana do Castelo, Beatriz Gago sagrou-se campeã feminino numa frota internacional com mais de 200 atletas.

A Semana do Atlântico em Optimist é disputada em duas etapas. A 1ª etapa – III Troféu Cidade Viana do Castelo – decorreu na semana passada (ler notícia). A 2ª etapa – Meeting Internacional Ciudad de Vigo – foi disputada nos dias 29 a 31 de outubro, organizada pelo Real Club Náutico de Vigo. A etapa espanhola pontuou também para a Optimist Excellence Cup e juntou 270 velejadores de oito países.

2ª Etapa da Semana do Atlântico decorreu em Vigo, nos dias 29 a 31 de outubro, com um total de 270 velejadores de oito países (®LuisFraguas)

2ª Etapa da Semana do Atlântico decorreu em Vigo, nos dias 29 a 31 de outubro, com um total de 270 velejadores de oito países (®LuisFraguas)

Participaram na prova espanhola mais de 80 atletas em representação de 17 clubes portugueses, entre os quais 19 algarvios do Clube Naval de Portimão, Ginásio Clube Naval de Faro e Clube Náutico de Tavira. Os cinco melhores portugueses em Vigo, na frota conjunta dos grupos A (13 a 15 anos) e B (11 e 12 anos), foram atletas do Algarve.

Nenhum algarvio competiu no Grupo C (9 a 11 anos), em frota separada, onde Augusto Castelo Branco (Sport Algés e Dafundo) fez 2º lugar em Vigo. Pedro Martinez (Club Náutico de Rodeira) venceu a etapa em Vigo e sagrou-se campeão da XVII Semana do Atlântico no Grupo C. O espanhol terminou em igualdade pontual no ‘ranking’ com o português Salvador Fernandes (Clube de Vela do Tejo), 3º classificado em Viana do Castelo. Os critérios de desempate deram vantagem ao espanhol nas contas finais.

Beatriz Cintra tinha ganho em Viana do Castelo. Em Vigo (na imagem) foi 18ª na geral A+B, o terceiro melhor resultado português na prova (®LuisFraguas)

Beatriz Cintra tinha ganho em Viana do Castelo. Em Vigo (na imagem) foi 18ª na geral A+B, o terceiro melhor resultado português na prova (®LuisFraguas)

Na frota A+B, Beatriz Cintra (CNPortimão) estava em vantagem para a 2ª etapa, graças ao 1º lugar na geral e feminino alcançado na 1ª etapa, em Viana do Castelo. Durante os dois primeiros dias em Vigo, Beatriz Cintra navegou bem em vento fraco, com a frota ainda dividida por grupos de cores. No último dia, com grupos ouro (83 melhores), prata e bronze; e vento mais forte, Beatriz Cintra não foi feliz nas largadas e concluiu a etapa no 18º lugar (3º Feminino A), perdendo a discussão pelo primeiro lugar no ‘ranking’ mas fazendo o terceiro melhor resultado português em Vigo.

Beatriz Gago teve uma prestação oposta. A Bicampeã de Portugal Juvenis Feminino navegou menos bem nos dois primeiros dias em Vigo, com vento franco, andando acima dos primeiros 20 classificados. No último dia, com vento mais forte, Beatriz Gago realizou, talvez, a melhor recuperação da sua carreira, saltando para o 4º lugar da geral A+B, 2º lugar Feminino A.

A recuperação de Beatriz Gago no último dia, ontem, deu-lhe a vitória nas contas finais das duas etapas, relativamente à categoria Feminino A. Beatriz Gago beneficiou também do resultado menos bom da sua colega de equipa Beatriz Cintra e da diferença curta (2 pontos) no atraso em relação à belga Frédérique Van Eupen, 3ª na geral, 1ª Feminino A em Vigo. Na categoria Masculino, o grande campeão a XVII Semana do Atlântico foi o espanhol Arnau Gelpí, vencedor da etapa em Vigo.

Guilherme Cavaco, do Ginásio Clube Naval de Faro, fez 11º na geral A+B em Vigo, 2º Masculino B (®LuisFraguas)

Guilherme Cavaco, do Ginásio Clube Naval de Faro, fez 11º na geral A+B em Vigo, 2º Masculino B (®LuisFraguas)

Beatriz Gago, Guilherme Cavaco, Beatriz Cintra, William Risselin e Miguel Sancho foram os melhores portugueses em Vigo, na frota principal A+B. Todos eles são algarvios, atletas do Clube Naval de Portimão e do Ginásio Clube Naval de Faro.

A prova em Vigo terminou ontem. O novo presidente da Federação Portuguesa de Vela, António Roquette, esteve presente na cerimónia de entrega de prémios, naquele que foi o seu primeiro ato oficial no estrangeiro desde que foi eleito para o cargo. O seu mandato fica ligado à Semana do Atlântico também pela presença em Viana do Castelo, onde participou pela primeira vez numa cerimónia de entrega de prémios como presidente da federação.

Semana do Atlântico 2016 (parte 2) – Meeting Internacional Ciudad de Vigo

Pódios + Algarvios

Pódio Grupo A Masculino

1. Arnau Gelpí (RCNElBalis)

2. Yago Barca (RCNSanxenxo)

3. Alberto Morales (RCNArrecife) | 5º A+B

Pódio Grupo A Feminino

1. Frédérique Van Eupen (CVVB) | 3ª A+B

2. Beatriz Gago (CNPortimão) | 4ª A+B

3. India Page Wood (GBR) | 7ª A+B

Pódio Grupo B Masculino

1. Bruno Enrique Ameneiro (RCNSanxenxo) | 9º A+B

2. Guilherme Cavaco (GCNFaro) | 11º A+B

3. Jaume Alcover (RCNElBalis) | 13º A+B

Pódio Grupo B Feminino

1. Helena Pérez-Canal (CMCanido) | 21º A+B

2. Rosália Garcia (RCNVigo) | 57ª A+B

3. Marta Cardona (CNArenal) | 69ª A+B

Algarvios na Geral A+B

4. Beatriz Gago (CNPortimão) | 2ª Feminino A | Bicampeã de Portugal Juvenis Feminino

11. Guilherme Cavaco (GCNFaro) | 2º Masculino B

18. Beatriz Cintra (CNPortimão)

19. William Risselin (GCNFaro)

36. Miguel Sancho (GCNFaro)

47. Daniel Cristiano (CNPortimão)

80. Leonor Dutra (GCNFaro)

106. Francisco Dias (CNPortimão)

111. Mara António (CNPortimão)

116. Filipe Lopes (CNTavira)

121. Rafaela Sousa (CNPortimão)

127. Rafael Ribeiro (CNTavira)

148. Rodrigo Dias (CNPortimão)

153. Érica Porto (CNTavira) | Campeã de Portugal Infantis Feminino

157. Mariana Ramos (GCNFaro)

178. Carolina Mendonça (CNTavira)

186. Diogo Garcia (CNTavira)

188. Miguel Mota (CNTavira)

225. Matilde Garcia (CNTavira)

Pódio Grupo C Masculino

1. Pedro Martinez (CNRodeira)

2. Augusto Castelo Branco (SADafundo)

3. Lucas Jimenez (CNRodeira)

Pódio Grupo C Feminino

1. Alba Diaz (CMOzaPuntal) | 6ª C

2. Teresa Quartin (CVTejo) | 8ª C

3. Benedita Rebelo (SCPorto) | 9ª C

Links:

1ª Etapa Semana do Atlântico 2016 | Viana do Castelo 

Comentários