pub

Algarvio renova título de Formula Windsurfing

Miguel Martinho Campeão Nacional FW

Miguel Martinho em ação na Baía de Ponta Delgada, onde venceu a etapa FW Series e a Taça AFWP 2016 (®FernandoResendes/CNPDL)
Miguel Martinho em ação na Baía de Ponta Delgada, onde venceu a etapa FW Series e a Taça AFWP 2016 (®FernandoResendes/CNPDL)
pub

Miguel Martinho (Clube Naval de Portimão) sagrou-se Campeão Nacional de Formula Windsurfing 2016, o seu 18º título nacional sénior desde 1997. O velejador algarvio renovou o título nacional ao vencer a última etapa (5ª) do circuito nacional Formula Windsurfing Series Portugal 2016, na Ilha de São Miguel, Açores. A etapa esteve incluída no Azores Windsurf Race, evento que integrou ainda a Taça AFWP 2016, ganha também pelo atleta de Portimão, e a Taça Açores, conquistada pelo ‘herói’ local Mário ‘Sabão’ Medeiros.

A prova decorreu na Baia de Ponta Delgada com a organização do Clube Naval de Ponta Delgada, com o apoio oficial da Associação Formula Windsurfing Portugal e com o Patrocínio do Governo e Turismo dos Açores e Mutualista Açoreana. Estiveram presentes 12 competidores dos Açores, 6 competidores do continente e um competidor convidado, Fernando Martinez, multicampeão espanhol de Formula Windsurfing, elegível para vencer a Taça AFWP 2016.

Competidores presentes no Azores Windsurf Race (®FernandoResendes/CNPDL)

Competidores presentes no Azores Windsurf Race (®FernandoResendes/CNPDL)

O Azores Windsurf Race começou na passada quinta-feira, 29 de setembro, e terminou no domingo, 2 de outubro. Estiveram em prova quatro algarvios, todos do Clube Naval de Portimão: Miguel Martinho, Vasco Chaveca (presidente da Associação Formula Windsurfing Portugal – AFWP), Luís Fonseca (diretor desportivo do CNPoritmão) e Margarida Gil Morais.

O vento esteve quase sempre fraco, instável e com muitos saltos, tendo sido realizadas um total de 5 regatas. As condições puseram à prova o nível tático e físico de todos os atletas, que apenas no terceiro dia (sábado) conseguiram competir com vento perfeito, de SW, com intensidade de 11 a 14 nós constantes.

Miguel Martinho premiado. Algarvio venceu etapa FW Series e Taça AFWP (®FernandoResendes/CNPDL)

Miguel Martinho premiado. Algarvio venceu etapa FW Series e Taça AFWP (®FernandoResendes/CNPDL)

Apesar das condições, a prova foi muito renhida. Miguel Martinho chegou aos Açores na liderança do ‘ranking’ nacional, após ter vencido todas as etapas (4) anteriores. O algarvio confirmou o favoritismo na água, mas sempre em luta apertada com o espanhol Fernando Martinez Del Cerro, que só conseguiu ultrapassar no último dia.

“Foi uma disputa bastante boa entre mim e o Fernando. Acabei por levar a melhor, mas ele está de parabéns. Já não lhe ganhava em luta direta há dois anos e agora consegui”, disse Miguel Martinho, ao Swell-Algarvw, sublinhando as fortes dificuldades que sentiu no campo de regatas, devido à enorme instabilidade do vento.

Fernando Martinez Del Cerro, 2º classificado. Espanhol perdeu a liderança no último dia (®FernandoResendes/CNPDL)

Fernando Martinez Del Cerro, 2º classificado. Espanhol perdeu a liderança no último dia (®FernandoResendes/CNPDL)

Tão renhida como a luta pelo primeiro lugar, entre Miguel Martinho e Fernando Martinez, foi a luta pelos lugares seguintes na classificação geral, entre Mário ‘Sabão’ Medeiros (3º), Bruno Bertholo (4º) e Vasco Chaveca (5º). Estes três competidores lutavam diretamente pelo 2º lugar no ‘ranking’ final, dois em igualdade pontual e o outro a um ponto de distância. O açoriano Mário ‘Sabão’ Medeiros foi mais forte e sagrou-se vice-campeão nacional FW 2016.

O 4º e 5º lugares na classificação geral (3º e 4º na classificação FW Series) também só ficaram definidos no último. “Eu estive durante todo o campeonato no terceiro lugar, mas no último dia perdi para 4º lugar devido a lesão nas costas”, disse Vasco Chaveca, ao Swell-Algarve, referindo-se à classificação FW e à derrota no duelo direto com Bruno Bertholo, campeão nacional Slalom 2016 e 3º no ‘ranking’ final FW.

Vasco Chaveca, á esquerda, cumprimenta Mário 'Sabão' Medeiros (®FernandoResendes/CNPDL)

Vasco Chaveca, á esquerda, cumprimenta Mário ‘Sabão’ Medeiros (®FernandoResendes/CNPDL)

O algarvio Luís Fonseca terminou a prova em 6º na geral (5º nas contas da etapa FW). Margarida Gil Morais fez 8º lugar na geral, sendo a única mulher em prova. A atleta algarvia segurou o seu primeiro lugar feminino no ‘ranking’ final FW Series Portugal 2016, tal como Pedro Pinheiro (CNCascais) , 7º na geral e único atleta Junior em prova é o melhor júnior nas contas finais do FW Series Portugal 2016.

Algarvia Margarida Gil Morais foi a única mulher em prova nos Açores e termina o FW Series 2016 em 1º lugar Feminino (®FernandoResendes/CNPDL)

Algarvia Margarida Gil Morais foi a única mulher em prova nos Açores e termina o FW Series 2016 em 1º lugar Feminino (®FernandoResendes/CNPDL)

A prova nos Açores encerrou a época desportiva portuguesa de Formula Windsurfing. Mas a competição continua, para Miguel Martinho, ‘fora de portas’. O atleta de Portimão vai disputar o Campeonato de Espanha de Formula Windsurfing, em Murcia, nos dias 13 a 16 deste mês. Miguel Martinho diz que a vitória sobre Fernando Martinez nos Açores lhe deu “mais power para disputar o campeonato espanhol”.

Miguel Martinho conquistou este ano os títulos de Campeão Nacional FW, Campeão Europeu Masters FW e Vice-Campeão Mundial Masters FW. O velejador algarvio só vai encerrar a época no Mundial Absoluto, nos dias 11 a 19 de novembro, na Ilha Terceira, Açores. “Vou fechar aí a época e quero fazer um grande resultado”, declarou o atleta, ao Swell-Algarve.

Pódios e Prémios Azores Windsurf Race

Taça AFWP 2016

1. Miguel Martinho (CNPortimão)

2. Fernando Martinez Del Cerro (CNSevilha)

3. Mário ‘Sabão’ Medeiros (CNPontaDelgada)

5ª Etapa FW Series Portugal

1. Miguel Martinho (CNPortimão)

2. Mário ‘Sabão’ Medeiros (CNPontaDelgada)

3. Bruno Bertholo (AlhandraSC)

1º Feminino: Margarida Gil Morais (CNPortimão)

1º Júnior: Pedro Pinheiro (CNCascais)

1º Master: Miguel Martinho (CNPortimão)

1º Grand Master: Bruno Bertholo (AlhandraSC)

Taça Açores

1. Mário ‘Sabão’ Medeiros (CNPontaDelgada)

2. Marco Soveta (CNPraiaVitória)

3. Filipe Gouveia (CNPontaDelgada)

Links:

4ª Etapa FW Series Portugal 2016 | Peniche (junho)

3ª Etapa FW Series Portugal 2016 | Portimão (maio)

2ª Etapa FW Series Portugal 2016 | Cascais (abril)

1ª Etapa FW Series Portugal 2016 | Alqueva (março)

Comentários