pub

1º Faro Longboard Fest | 16 a 18 setembro

José Mestre Vence Campeões na Praia de Faro

José Mestre venceu em Sub-18 e foi 2º em Open numa competição com 3 campeões nacionais (®MariaInesMestre)
José Mestre venceu em Sub-18 e foi 2º em Open numa competição com 3 campeões nacionais (®MariaInesMestre)
pub

O primeiro Faro Longboard Fest organizado pelo Clube de Surf de Faro juntou campeões nacionais de Portugal e Espanha na Praia de Faro. O evento incluiu uma sessão de Surf Adaptado e outra de Surf Salva, formação em socorro e resgate no mar; e surf de elevado nível técnico em ’tábuas’ grandes e ‘retro shortboards’. O júnior local José Mestre venceu em Sub-18 e fez 2º lugar Open, impondo-se aos campeões nacionais portugueses João Gama (Sub-18) e João Dantas (Open).

A edição de estreia do evento ocorreu nos dias 16 a 18 de setembro, por iniciativa de um clube com muita tradição de longboard. Sexta-feira, dia 16, foi dedicada ao Surf Adaptado, numa sessão matinal com 37 participantes de sete instituições do Algarve e instrutores do Clube de Surf de Faro.

Sessão de Surf Adaptado juntou 37 participantes de 7 instituições (®CSF)

Sessão de Surf Adaptado juntou 37 participantes de 7 instituições (®CSF)

Mar calmo, ondas pequenas mas longas, calor e água quente proporcionaram excelentes condições para a sessão de surf adaptado. “No final da manhã mágica de sexta-feira, o sorriso na cara de todos não enganava a excelente experiência vivida na Praia de Faro”, sublinha o clube, em nota de imprensa.

O fim-de-semana foi dedicado à competição – Longboard Open, Sub-18 e Feminino e Retro Boards – mas no sábado realizou-se também na praia uma sessão Surf Salva, ação de formação em suporte básico de vida e resgate no mar com e sem prancha de surf dinamizada pelo Instituto de Socorros a Náufragos e Lidl. Foi a terceira ação do género realizada este ano na Praia de Faro.

Formação Surf Salva foi à Praia de Faro pela terceira vez este ano (®CSF)

Formação Surf Salva foi à Praia de Faro pela terceira vez este ano (®CSF)

A competição Sub-18 e Open disputou-se nos moldes da WSL, uma situação pouco comum no longboard e uma experiência única para a maioria dos competidores. A luta por pontos nas ondas começou pela categoria Sub-18, a única a competir no primeiro dia, sábado, 17 de setembro.

Apresentaram-se nove (9) atletas na prova Sub-18, com destaque para o campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal na mesma categoria, João Gama; e também para um jovem espanhol com dez anos de idade, Antonio Navarro, que viajou 700km para competir em Faro.

José Mestre no pódio Open (2º) com três campeões nacionais (®MariaInesMestre)

José Mestre no pódio Open (2º) com três campeões nacionais (®MariaInesMestre)

A grande referência nas ondas acabou por ser o júnior local José Mestre, que teve um fim-de-semana de grande inspiração. A final na categoria Sub-18 foi disputada por três atletas e realizou-se já no domingo, 18 de setembro. José Mestre venceu a prova. O também local Diogo Barbosa terminou em 2º lugar e o campeão nacional João Gama em 3º.

José Mestre é filho de Manuel Mestre, mais conhecido por ‘Necas’, presidente do Clube de Surf de Faro e figura de referência nacional no longboard. Pai e filho encontraram-se na categoria Open e o júnior deixou o ‘sénior’ em ‘combinação’. José Mestre esteve em grande nível durante todo o fim-de-semana e só perdeu, na final ‘man-on-man’ Open, para o campeão nacional de Espanha, Alberto Fernandez.

Campeão espanhol Alberte Fernandez, 1º classificado Longboard Open e 'Retro Boards' (®CSF)

Campeão espanhol Alberte Fernandez, 1º classificado Longboard Open e ‘Retro Boards’ (®CSF)

O 2º lugar alcançado por José Mestre no Open tem o valor acrescentado da concorrência em prova, num total de seis atletas. Além do campeão espanhol, competiram também nesta categoria o bicampeão português Open, João Dantas, o campeão português Sub-18, João Gama, que voltou a perder para o júnior farense; o local Luís Esteves, experiente longboarder que já foi vice-campeão nacional; e o próprio Manuel Mestre, com um longo palmarés de sucesso na modalidade.

No domingo realizou-se ainda uma final direta Feminino, com 4 ‘sereias’, ganha pela farense Inês Martins, uma longboarder já experiente em competição.

Inês Martins, 1ª classificada Longboard Feminino (®MariaInesMestre)

Inês Martins, 1ª classificada Longboard Feminino (®MariaInesMestre)

A categoria ‘Retro Boards’ também teve uma final direta, com 5 atletas na água. As ondas estavam pequenas e os surfistas sentiram dificuldades em explorar todo o potencial das linhas ‘retro’ das duas pranchas, mas protagonizaram bons momentos de surf. Esta final foi ganha pelo espanhol Alberto Fernandez, com Manuel Mestre na 2ª posição.

O I Faro Longboard Fest foi uma organização do Clube de Surf de Faro com os apoios Câmara Municipal de Faro, Junta de Freguesia do Montenegro, APPC, Surf Salva, Jeep, Mscar, Hotel Ibis, Pipeline Surf Shop, Allianz, Fórum Algarve, Plâncton Surfboards.

Manuel Mestre, 2º classificado 'Retro Boards' (®MariaInesMestre)

Manuel Mestre, 2º classificado ‘Retro Boards’ (®MariaInesMestre)

Finais I Faro Longboard Fest

Open

1. Alberto Fernandez

2. José Mestre

(classificação)

3. João Dantas

4. João Gama

5. Luís Esteves

6. Manuel Mestre

Sub-18

1. José Mestre

2. Diogo Barbosa

3. João Gama

Feminino

1. Inês Martins

2. Manuel Gonçalves

3. Mónica Ventura

4. Rita Renda

Retro Boards

1. Alberto Fernandez

2. Manuel Mestre

3. André Dias

4. Bruno Garcia

5. Igor Silva

Comentários