pub

IX Regata Concessionário | Punta Umbria

Beatriz Gago Volta a Ganhar em Espanha

Algarvia Beatriz Gago recebe o prémio de vencedora Feminino em Punta Umbria (®RCMTPU)
Algarvia Beatriz Gago recebe o prémio de vencedora Feminino em Punta Umbria (®RCMTPU)
pub

A velejadora algarvia Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão) venceu a competição feminina na IX Regata  Concessionario, em Punta Umbria, Espanha, ao terminar a prova no 2º lugar da geral Optimist. Cinco competidores do clube de Portimão terminaram dentro do top 11, com destaque também para Beatriz Cintra, 2º lugar Feminino, e tiveram uma experiência diferente, ao pernoitarem num veleiro.

A IX Regata Concessuinario decorreu no fim-de-semana 10 e 11 de setembro e foi organizada pelo Real Club Marítimo y Ténis de Punta Umbria. A frota Optimist foi composta por uma centena de velejadores, quase todos espanhóis e incluiu dois atletas que competiram no Mundial deste ano, incluindo Beatriz Gago; e mais dois que competiram no Europeu, incluindo Beatriz Cintra.

“Fizemos um ‘regatão’ e ficamos todos bem classificados”, disse o treinador portimonense, Frederico Coutinho Rato, ao Swell-Algarve. Beatriz Gago, bicampeã de Portugal Juvenis Feminino, fez 2º lugar na geral, 1º feminino. Beatriz Cintra terminou em 6º na geral, 2º feminino. Diogo Faustino foi 9º, Rodrigo Dias 10º e Daniel Cristiano 11º. O clube esteve também representado por Rafaela Sousa, Mara António e Francisco Dias, que terminaram a regata dentro do top 30.

Além dos bons resultados, a comitiva do Clube Naval de Portimão foi recebida com hospedagem especial. “Foi uma experiência brutal a todos os níveis. Pela primeira vez, em vez de dormir em hotéis, casas ou tendas, a estadia foi num veleiro. Com um tempo espetacular, demos mergulhos do veleiro mesmo à noite, passeamos pelo passeio marítimo e o mais giro era regressar ao barco, para dormir assim como sair do barco de manhã para entrar noutro.. o optimist”, salientou o treinador Frederico Coutinho Rato.

O Clube Naval de Portimão tem estreitado relações com diversos clubes, espanhóis e portugueses, fazendo um esforço por estar presente em provas alheias. Esta não foi a primeira vez que Beatriz Gago venceu uma prova em Espanha. O estreitamento de relações entre clubes tem agora como prémio a presença de equipas dos clubes de Punta Umbria, Huelva, Cadiz e Viana do Castelo no III Troféu António Moura, que vai realizar-se em Portimão, no próximo fim-de-semana, 17 e 18 de setembro.

Comentários