pub

EDP - XII Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados

Algarvia Érica Porto Campeã de Portugal

Érica Porto, do CNTavira, chegou a comandar o Grupo Infantis. Terminou em 4º, igual a 1º Feminino, e sagrou-se Campeã de Portugal Infantis Feminino (®GoncaloMelo/FPV)
Érica Porto, do CNTavira, chegou a comandar o Grupo Infantis. Terminou em 4º, igual a 1º Feminino, e sagrou-se Campeã de Portugal Infantis Feminino (®GoncaloMelo/FPV)
pub

Érica Porto (Clube Náutico de Tavira) é a nova Campeã de Portugal na categoria Infantis Feminino. A velejadora algarvia conquistou o título em Setúbal, hoje, domingo 11 de setembro, no EDP – XII Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados. O Algarve esteve representado por 24 velejadores de quatro clubes da região e marcou presença em mais três pódios, incluindo o 3º lugar da Associação Naval do Guadiana na classificação por equipas e o 2º lugar da sua atleta Beatriz Nunes em Iniciados Feminino.

O Campeonato de Portugal em Setúbal foi organizado pelo Clube de Vela do Sado e Federação Portuguesa de Vela e disputado por um total de 88 velejadores; 21 Infantis e 67 Iniciados. Estiveram presentes os clubes algarvios Associação Naval do Guadiana, Clube Náutico de Tavira, Ginásio Clube Naval de Faro e Clube Naval de Portimão.

O evento terminou hoje, com um total de seis regatas realizadas ao longo dos três dias de prova, duas regatas em cada dia. Manuel Cruz (Clube Naval de Cascais) e Érica Porto (CNTavira) venceram no Grupo Infantis e Francisco Teixeira (CNCascais) e Rita Duarte (Clube Náutico de Almada) sagraram-se campeões, masculino e feminino, no Grupo Iniciados.

Algarvia Érica Porto, à direita, no 1º lugar do Pódio Infantis Feminino (®GoncaloMelo/FPV)

Algarvia Érica Porto, à direita, no 1º lugar do Pódio Infantis Feminino (®GoncaloMelo/FPV)

Érica Porto comandava o Grupo Infantis ao final do primeiro dia de prova, sexta-feira. A velejadora de Tavira concluiu o Campeonato de Portugal, hoje, na 4ª posição da geral Infantis, 1ª Feminino. Marta Alves (Clube de Vela de Viana do Castelo), 5ª na geral, a cinco pontos da algarvia; e Júlia Cardoso (Associação Náutica da Madeira) foram segunda e terceira classificadas Infantis Feminino.

Em Infantis Masculino também houve um algarvio, tavirense no pódio. Diogo Garcia (CNTavira), que andou em 2º no primeiro dia da prova, concluiu o campeonato na 3ª posição da geral Infantis. O vencedor e novo Campeão de Portugal Infantis Masculino é Manuel Cruz (CNCascais), com Tiago Lima (CVVCastelo) no 2º lugar do pódio.

Algarvio Diogo Garcia, à esquerda, no 3º lugar do Pódio Infantis Masculino (®GoncaloMelo/FPV)

Algarvio Diogo Garcia, à esquerda, no 3º lugar do Pódio Infantis Masculino (®GoncaloMelo/FPV)

No Grupo Iniciados, categoria Masculino, Francisco Teixeira (CNCascais) sagrou-se Campeão de Portugal. Tiago Wanzeller (CVBarreiro) ficou em 2º lugar, a apenas um ponto de distância do vencedor; e André Ferreira (CVTejo) terminou em 3º. O melhor algarvio em Iniciados foi Tiago Andrade (GCNFaro), 9º na classificação geral.

Beatriz Nunes (ANGuadiana) sagrou-se Vice-Campeã de Portugal Iniciados Feminino, 16ª na geral da frota, 2ª Feminino. O título de Campeã de Portugal nesta categoria foi alcançado por Rita Duarte (CNAlmada), 10ª na geral; tendo o 3º lugar no pódio sido ocupado pela açoriana Maísa Silva (CNHorta), 18ª na geral.

Algarvia Beatriz Nunes, ao centro, no 2º lugar do Pódio Iniciados Feminino (®GoncaloMelo/FPV)

Algarvia Beatriz Nunes, ao centro, no 2º lugar do Pódio Iniciados Feminino (®GoncaloMelo/FPV)

 Na classificação por equipas, para a qual apenas contam equipas de competidores Iniciados e formadas por três elementos cada, a Associação Naval do Guadiana conseguiu o 3º lugar, com uma equipa composta por Iara Almeida, Tiago Cameirinha e Beatriz Nunes. A equipa CNCascais 1 alcançou a vitória por equipas, seguida da formação do CNAlmada.

Ginásio Clube Naval de Faro (Tiago Andrade, Fernando Monteiro e Tiago Silveira) e Clube Náutico de Tavira (Soraia Pereira, Iris Pereira e Rita Loureiro) também apresentaram formações para a competição por equipas. GCNFaro terminou em 5º e CNTavira em 14º, numa tabela classificativa composta por 15 equipas.

Resultados | XII Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados

Campeões

Infantis Masculino: Manuel Cruz (CNCascais)

Infantis Feminino: Érica Porto (CNTavira)

Iniciados Masculino: Francisco Teixeira (CNCascais)

Iniciados Feminino: Rita Duarte (CNAlmada)

Equipas: CNCascais 1

Algarvios

Grupo Infantis

3. Diogo Garcia (CNTavira)

4. Érica Porto (CNTavira) | 1º Feminino | Campeã de Portugal

7. Julia Rodriguez (ANGuadiana) | 4º Feminino

9. Miguel Mota (CNTavira)

15. Marta Rodrigues (CNPortimão) | 6º Feminino

17. Mick Dudek (CNPortimão)

19. Edgar Soares (CNPortimão)

20. Beatriz Cató (CNPortimão)

21. António Ribeiro (CNPortimão)

Grupo Iniciados

9. Tiago Andrade (GCNFaro)

13. Fernando Monteiro (GCNFaro)

16. Beatriz Nunes (ANGuadiana) | 2º Feminino

17. Tiago Cameirinha (ANGuadiana)

19. Pablo Santos (ANGuadiana)

26. Iara Almeida (ANGuadiana)

32. José Paulo Monteiro (GCNFaro)

37. Rafael Silva (CNPortimão)

39. Máximo Para (GCNFaro)

42. Denys Yevstafiev (ANGuadiana)

44. Soraia Pereira (CNTavira)

54. Tiago Silveira (GCNFaro)

58. Iris Pereira (CNTavira)

60. Rita Loureiro (CNTavira)

61. Mariana Martins (CNTavira)

Comentários