pub

'Necas' recebeu medalha da cidade no Dia do Município

Faro Distingue Surfista Manuel Mestre

Manuel Mestre com o vice-presidente da Câmara de Faro, Paulo Santos, na Sessão Solene Comemorativa do Dia do Município, hoje de manhã (®PauloMarcelino)
Manuel Mestre com o vice-presidente da Câmara de Faro, Paulo Santos, na Sessão Solene Comemorativa do Dia do Município, hoje de manhã (®PauloMarcelino)
pub

O surfista algarvio Manuel Mestre, mais conhecido por ‘Necas’, recebeu hoje, quarta-feira 7 de setembro, a Medalha de Ouro da Cidade de Faro, galardão honorífico que distingue cidadãos e entidades por engrandecimento do município, mérito pessoal e contributo notável para a sociedade. A medalha foi entregue pelo vice-presidente da autarquia, Paulo Santos, durante a Sessão Solene Comemorativa do Dia do Município, esta manhã. Manuel Mestre aproveitou o palco político e reivindicou uma ponte com dois sentidos para a (sua) Praia de Faro.

Os méritos desportivos do fundador e presidente do Clube de Surf de Faro fazem parte da História do Surf no Algarve e em Portugal: tricampeão regional de longboard, bicampeão nacional por clubes, três vezes vice-campeão nacional de longboard, 18 anos no Top 5 nacional de longboard, sete presenças na Seleção da Europa de longboard, campeão europeu por seleções e atleta top 44 do circuito mundial de longboard.

O 'clã' Mestre, com o deputado algarvio à Assembleia da República Cristóvão Norte, depois da cerimónia (®PauloMarcelino)

O ‘clã’ Mestre, com o deputado algarvio à Assembleia da República Cristóvão Norte, depois da cerimónia (®PauloMarcelino)

Manuel Mestre tem devolvido à sua cidade o fruto da experiência desportiva (como atleta) e associativa (como presidente do Clube de Surf de Faro). Além de passar a mensagem às novas gerações, como instrutor de surf, bodyboard, longboard e até ninjutsu há mais de 20 anos, ‘Necas’ tem organizado múltiplos eventos públicos através do clube.

“As atividades que crescentemente vem organizando, as responsabilidades que assume no apoio a crianças e jovens, desde a ocupação de tempos livres até à sua formação fazem deste farense merecedor de reconhecimento público através da atribuição da medalha da cidade de Faro.” Foram estas as palavras que concluíram a apresentação pública do homenageado e chamaram Manuel Mestre ‘ao palco’, para receber a medalha e respetivo diploma.

'Primeiro, estranha-se….' O colarinho parece que apertava enquanto Manuel Mestre era apresentado na sessão (®PauloMarcelino)

‘Primeiro, estranha-se….’ O colarinho parece que apertava enquanto Manuel Mestre era apresentado na sessão (®PauloMarcelino)

“Quero agradecer à minha cidade, que me concede tamanha honra (…) Vejo que não passei despercebido e esta medalha aumenta a minha responsabilidade”. Manuel Mestre agradeceu também à sua família e concluiu o seu discurso com um embargo de emoção na dicção, ao dizer: “Obrigado avós”.

Mostrando a fibra da sua crescente intervenção social, ‘Necas’ aproveitou a ilustre plateia presente no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para deixar alguns ‘recados’ no seu discurso de agradecimento. O surfista pediu aos dirigentes associativos que sejam mais “pro-ativos”, deixou um “repto às instituições” locais, para que “trabalhem mais em prole da cidade e não se deixem bloquear por demonstrações tolas de poder” e defendeu a sua praia, ao proclamar: “A Praia de Faro tem necessidade urgente de ter uma ponte com dois sentidos”.

'… depois, entranha-se'. Manuel Mestre usou da palavra para deixar recados aos dirigentes associativos e instituições da cidade e pediu uma ponte com dois sentidos para a Praia de Faro (®PauloMarcelino)

‘… depois, entranha-se’. Manuel Mestre usou da palavra para deixar recados aos dirigentes associativos e instituições da cidade e pediu uma ponte com dois sentidos para a Praia de Faro (®PauloMarcelino)

Como vem sendo habitual nos últimos 5 anos, a Assembleia Municipal de Faro escolheu nove (9) pessoas e entidades para homenagear com a Medalha de Mérito – Grau Ouro no Dia do Município. Os homenageados este ano foram: Companhia de Dança do Algarve, Eduardo Pinto Viegas (empresário), Fernanda Pires (enfermeira aposentada), Isaurindo Chorondo (empresário), Ludgero Sequeira (professor), Lurdes Baeta (jornalista), Manuel Célio Conceição (professor), Manuel Mestre (surfista) e Rui Machado (tenista).

Sobre os homenageados, em geral, o Presidente da Câmara de Faro elogiou: “Acrescentaram altura ao estandarte de Faro e deram maior dimensão ao nosso orgulho”. Sobre Manuel Mestre, em particular, Rogério Bacalhau sublinhou: “Concentra todos aqueles pergaminhos que gostamos de apontar a um farense de gema”. Parabéns, ‘Necas’ !

 

Comentários