pub

IV Troféu de Verão 'Almirante Cervera' | Cadiz, Espanha

Algarvios Dominam Vento Forte em Puerto Real

Equipa mista Portimão-Faro brinca com o vento em Cádiz (®DR)
Equipa mista Portimão-Faro brinca com o vento em Cádiz (®DR)
pub

O Clube Naval de Portimão fez História em Espanha. O clube portimonense, com dois velejadores do Ginásio Clube Naval de Faro na equipa, venceu três das quatro categorias Optimist na maior prova de vela do verão na Península Ibérica e conquistou o ‘Trofeo Almirante Cervera’. O resultado histórico foi obtido com vento forte de Levante e por uma equipa mista que foi o melhor exemplo de desportivismo e boas relações entre dois clubes algarvios.

O IV ‘Trofeo de Verano Almirante Cervera’ teve um total de 265 atletas inscritos, distribuidos pelas Classes Laser (4.7 e Radial) e Optimist. A prova foi disputada em Puerto Real, Cádiz, nos dias 16 a 18 de julho e ficou marcada por uma fortíssima condição de Levante, que apenas permitiu a realização de uma única regata, disputada no domingo, 17 de julho.

Daniel Cristiano, CNPortimão, vencedor absoluto, Sub-16 e do Troféu Almirante Cervera (®DR)

Daniel Cristiano, CNPortimão, vencedor absoluto, Sub-16 e do Troféu Almirante Cervera (®DR)

Os velejadores do Clube Naval de Portimão Daniel Cristiano, Beatriz Gago e Mara António venceram, respetivamente, nas categorias Optimist Sub-16, Sub-16 Feminino e Sub-13 Feminino. Beatriz Gago alcançou ainda o 2º lugar na geral Optimist e Daniel Cristiano recebeu o ‘Trofeo Almirante Cervera’. Os resultados têm valor histórico, mas a forma como foram obtidos são uma história com muito(s) mais valor(es) para os atletas comandados em Cádiz pelo treinador Frederico Coutinho Rato, do Naval de Portimão.

O espírito de equipa formado entre jovens velejadores de dois clubes é, desde logo, o primeiro grande valor conquistado na viagem a Espanha. A coragem, a perseverança e o rigor tático demonstrados sob condições de vento muito difíceis são também valores de formação que perduram após a conquista do troféu em Cádiz. “Uma lição de vida”, sintetizou o treinador.

Beatriz Gago, CNPortimão, 2º lugar geral, 1º Feminino Sub-16 (®DR)

Beatriz Gago, CNPortimão, 2º lugar geral, 1º Feminino Sub-16 (®DR)

Leonor Dutra e William Risselin foram os atletas do Naval de Faro que integraram a equipa algarvia em Puerto Real. Daniel Cristiano, Beatriz Gago, Mara António, Diogo Faustino, Francisco Almeida Dias, Rodrigo Almeida Dias e Rafaela Sousa representaram o Naval de Portimão. Os 9 atletas algarvios formaram a armada guerreira que se fez ao mar quando muitos optaram por ficar em terra.

Estava prevista a realização de 10 regatas durante os três dias de prova. Ventos de Levante com intensidade máxima de 27 nós levaram a organização a não realizar qualquer regata no sábado. No segundo dia, domingo, os barcos fizeram-se ao mar com vento constante de 22 nós e cumpriram uma única regata já sob rajadas de 32 nós na parte final. Apenas meia centena de velejadores tiveram coragem para içar as velas. No terceiro dia não houve regatas porque o vento soprou ainda mais forte.

Mara António, CNPortimão, 1º Feminino Sub-13 (®DR)

Mara António, CNPortimão, 1º Feminino Sub-13 (®DR)

A regata pesada de domingo foi um desafio que ficará na memória dos 9 velejadores algarvios. O inexperiente Diogo Faustino lutou até ao fim e só foi travado pela buzina do tempo limite… a 100 metros da chegada. Rafaela Sousa competiu com dores, após lesão prolongada, mas não desistiu… e alcançou o 17º lugar na geral. Mara António, com apenas 11 anos, bateu-se como uma gigante entre velas espanholas e venceu na categoria Sub-13 Feminino.

Os 9 magníficos guerreiros algarvios em Puerto Real (®DR)

Os 9 magníficos guerreiros algarvios em Puerto Real (®DR)

Todos lutaram como guerreiros e heróis. A batalha nos Sub-16 foi travada contra mundialistas espanhóis.  Nesta categoria, Daniel Cristiano e Beatriz Gago velejaram para a vitória. Daniel foi primeiro absoluto nos Optimist e Beatriz Gago cruzou a linha de chegada na 2ª posição, com um destacado 1º lugar na divisão feminina.

Dois clubes, uma equipa… "uma lição de vida" (®DR)

Dois clubes, uma equipa… “uma lição de vida” (®DR)

Comentários