pub

Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-16 | Dia 1

Bruno e Michael Avançam no Nacional Sub-16

Momento do dia em Peniche. Henrique Poucochinho (azul) e Bruno Gregório de pé. Michael Conlan (camisola cinzenta), deitado no chão, na brincadeira (®DR)
Momento do dia em Peniche. Henrique Poucochinho (azul) e Bruno Gregório de pé. Michael Conlan (camisola cinzenta), deitado no chão, na brincadeira (®DR)
pub

Os algarvios Bruno Gregório e Michael Conlan entraram bem no Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-16 e apuraram-se para o dia final da prova, em Peniche. ‘Mike’ foi o atleta algarvio que mais se destacou este sábado, 2 de julho, ao vencer as duas baterias que disputou no Canto da Baía. Diogo Pereira e Henrique Poucochinho foram eliminados no primeiro dia do campeonato.

O Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-16 começou este sábado e juntou os 32 melhores surfistas nacionais daquele escalão etário. A prova estreia o Nacional de Surf Esperanças deste ano e o novo modelo de ‘finalíssimas’ separadas por categorias. O campeonato decorre este fim-de-semana, 2 e 3 de julho, e é organizado por PPSC – Península de Peniche Surfing Clube, Câmara Municipal de Peniche e Federação Portuguesa de Surf.

O Algarve esteve representado no quadro inicial por quatro surfistas: Diogo Pereira, campeão regional e atleta do Iate Clube Marina de Portimão / Playsurf; Bruno Gregório, vice-campeão regional e atleta do Portimão Surf Clube (PTMSC); Michael Conlan, ‘wildcard’, atleta PTMSC mas treinado por Miguel Mouzinho, da Academia Profissional de Surf; e Henrique Poucochinho, ‘wildcard’, também atleta PTMSC mas agora treinado por Joana Freitas, da Playsurf.

Os 32 atletas competiram em condições razoáveis, com ondas de meio metro a metro e melhor formação na fase da maré cheia, no Canto da Baía. Foram cumpridas este sábado as três primeiras rondas da competição. Ninguém perdeu na Ronda 1; os dois primeiros de cada bateria dessa ronda avançaram diretos para a Ronda 3 e os terceiros e quartos passaram por uma repescagem (Ronda 2) já a eliminar.

Michael Conlan realizou um primeiro dia sem falhas. O surfista de Vilamoura chegou a Peniche com um ‘wildcard’ (convite) e hoje venceu as duas baterias em que participou, na Ronda 1 e na Ronda 3. O atleta algarvio está apurado para a Ronda 4 (ronda de 16), onde vai competir contra Miguel Matos, Manuel Villas-Boas e Gonçalo Magalhães.

Bruno Gregório também já está na Ronda 4, mas teve de passar pela repescagem para lá chegar. O surfista de Quarteira fez 3º lugar na sua bateria da Ronda 1 e só depois acertou melhor o seu surf, vencendo a sua bateria na Ronda 2 e conseguindo o 2º lugar de apuramento na Ronda 3, na bateria que encerrou o dia em Peniche. Na Ronda 4, domingo, Bruno Gregório vai enfrentar um trio poderoso: Joaquim Chaves, Andrés Melendez e João Vidal.

O campeão regional Diogo Pereira teve um dia mau em Peniche. O surfista de Portimão fez 4º lugar na sua bateria da Ronda 1 (bateria ganha por Michael Conlan) e foi eliminado em 3º na bateria que disputou na repescagem, na Ronda 2. Henrique Poucochinho teve um dia pior: fez 4º lugar nas suas baterias na Ronda 1 e na Ronda 2, esta última ganha por Bruno Gregório.

Comentários