pub

Campeonato do Mundo da Classe Optimist 2016 | Dia 5

Luta Apertada para Decidir Campeão do Mundo

Norueguês Mathias Berthet (na foto) chega ao último dia na liderança, mas apenas a três pontos do suíço Max Wallenberg (®Matias Capizzano)
Norueguês Mathias Berthet (na foto) chega ao último dia na liderança, mas apenas a três pontos do suíço Max Wallenberg (®Matias Capizzano)
pub

O Campeão do Mundo da Classe Optimist 2016 fica definido amanhã, sexta-feira 1 de julho, em Vilamoura. Hoje disputou-se o penúltimo dia da competição individual e o norueguês Mathias Berthet conseguiu segurar a liderança, mas tem apenas três pontos de vantagem. O algarvio Guilherme Cavaco continua a ser o melhor português em prova, seguindo na 20ª posição entre um total de 255 velejadores de 59 países. A algarvia Beatriz Gago é a segunda melhor representante de Portugal, ocupando o 55º posto das geral.

O vento subiu esta quinta-feira, para os 14 nós de intensidade de Sudoeste, e a emoção também. O suíço Max Wallenberg teve um dia quase perfeito, 2º e 1º nas duas realizadas pelas 4 frotas, e aproximou-se do líder, o norueguês Mathias Berthet. A duas regatas do final da competição individual, os dois primeiros estão separados por apenas três pontos, ficando reservada para amanhã a celebração do título.

A luta pelo terceiro lugar do pódio também promete com o malaio Muhammad Fauzi Kaman Shah a ter a três pontos de vantagem sobre o norte-americano Justin Callahan e cinco sobre o argentino Juan Ignacio Queirel. O velejador da Malásia vai defender a posição nas duas agendadas para a derradeira jornada.

Nas meninas, a nova comandante é Victoria Schultheis, de Malta, que ocupa o 22º lugar da geral e tem a 12 pontos a dinamarquesa Helena Wolff (27ª da geral) e a 13 da grega Ariadni Paraskevi Spanaki (28ª). A algarvia Beatriz Gago continua 5ª classificada feminina e é 55a da tabela classificativa do Grupo de Ouro.

Quanto aos restantes velejadores nacionais, Guilherme Cavaco está no 20º posto do Grupo Ouro, tendo sido 37º e 20º nas duas do dia. Filipe Egipto está em 34º no Grupo Prata, enquanto que, no Grupo Bronze, Manuel Ramos é 2º e Diogo Sampaio está na 5º posição.

Amanhã disputam-se as duas últimas regatas do Mundial de Optimist individual, com início agendado para o meio-dia. Para o fim-de-semana está reservada a competição de ‘team race’ entre equipas nacionais.

Links:

OptimistWorlds2016 | Dia 4

OptimistWorlds2016 | Dia 3

OptimistWorlds2016 | Dia 2

OptimistWorlds2016 | Dia 1

Comentários