pub

Campeonato do Mundo da Classe Optimist 2016 | Dia 4

Guilherme e Beatriz Entram Bem nas Finais

Finais no Mundial de Optimist em Vilamoura começaram esta quarta-feira, com quatro frotas na água (®Matias Capizzano)
Finais no Mundial de Optimist em Vilamoura começaram esta quarta-feira, com quatro frotas na água (®Matias Capizzano)
pub

O norueguês Mathias Berthet é o novo líder do Campeonato do Mundo da Classe Optimist 2016, depois de cumpridas as duas primeiras regatas de finais. Na prova, que domingo termina em Vilamoura, o algarvio Guilherme Cavaco subiu esta quarta-feira ao 14º lugar e a algarvia Beatriz Gago também recuperou posições, para o 50º posto da classificação geral.

Os 255 velejadores de 59 países presentes em águas algarvias cumpriram hoje, quarta-feira 29 de junho, as duas primeiras regatas de finais, com as frotas divididas em Ouro, Prata, Bronze e Esmeralda. Foi o quarto dia de regatas em Vilamoura. O vento soprou do quadrante Sul com 6 a 8 nós de intensidade.

Algarvio Guilherme Cavaco continua a ser 'o capitão' português em Vilamoura (®MatiasCapizzano)

Algarvio Guilherme Cavaco continua a ser ‘o capitão’ português em Vilamoura (®MatiasCapizzano)

Guilherme Cavaco continua a realizar um excelente Mundial, hoje foi 13º e 20º nas duas disputadas e ascendeu ao 14º lugar do Grupo de Ouro. O velejador de Faro tem sido desde o início o melhor classificado na Equipa Nacional de Portugal. Beatriz Gago continua a ser a segunda melhor dos portugueses em prova. A velejadora de Portimão fez hoje 40º e 53º nas regatas realizadas. Foi o seu pior dia em termos de resultados, mas deu para subir ao 50º posto da geral. Ambos os algarvios melhoraram três posições no primeiro dia de finais.

Guilherme Cavaco e Beatriz Gagosão os únicos portugueses no Grupo Ouro. Os restantes três elementos da Equipa Nacional de Portugal velejaram noutros grupos. Filipe Egipto está em 17º no Grupo Prata, enquanto no Grupo Bronze Manuel Ramos é 2º e Diogo Sampaio 11º.

Beatriz Gago é a 5ª melhor rapariga e está na luta pelo pódio feminino (®MatiasCapizzano)

Beatriz Gago é a 5ª melhor rapariga e está na luta pelo pódio feminino (®MatiasCapizzano)

O norueguês Mathias Berthet esteve hoje em grande destaque, destronando o suíço Max Wallenberg da liderança que detinha desde o início da competição. O velejador nórdico tem seis pontos de vantagem sobre o segundo classificado, Muhammad Fauzi Kaman Shah, da Malásia e dez sobre e helvético, que baixou à terceira posição.

Também no sector feminino houve mudança no comando. A dinamarquesa Helena Wolff está agora na frente (24ª da geral), a maltesa Victoria Schultheis ocupa o segundo lugar (28ª da geral) e a espanhola Alba Trigo mantém o 3º posto (33ª da geral). A portuguesa Beatriz Gago continua 5ª classificada Feminino.

Amanhã, quinta-feira 30 de junho, disputam-se mais duas regatas, com início agendado para o meio-dia.

Links:

OptimistWorlds2016 | Dia 3

OptimistWorlds2016 | Dia 2

OptimistWorlds2016 | Dia 1

Comentários