Campeonato do Mundo da Classe Optimist 2016 | Dia 2

Guilherme Cavaco Força ‘Andamento’

Guilherme Cavaco cometeu hoje um deslize, mas vai poder descarta-lo amanhã e continuar na luta pelo Top 10 Mundial (®Saltimages)

O algarvio Guilherme Cavaco forçou o ‘andamento’ no Campeonato do Mundo da Classe Optimist 2016 e chegou ao final do segundo dia de ação em Vilamoura no 12º posto da classificação. Em dia de vento fraco e instável e com uma regata anulada, a algarvia Beatriz Gago desceu ao 2º lugar da classificação feminina, ocupando agora o 37º lugar na tabela geral. São os dois melhores dos cinco velejadores da Equipa de Portugal.

Os 255 velejadores de 59 países estão a cumprir os primeiros dias de Mundial divididos em 4 grupos (4 frotas). As condições do vento, fraco e de direção instável, permitiram hoje a realização de duas regatas, a somar às duas de domingo. Mas a 2ª regata do grupo verde esta segunda-feira foi anulada após protesto. O vento mudou muito de direção durante essa regata, a Comissão de Regatas não anulou de imediato, mas os velejadores protestaram e o juiz de protesto deu-lhes razão.

O cancelamento da 2ª regata de hoje do grupo verde significa que os resultados oficiais ao final do dia refletem apenas um total de 3 regatas (duas no domingo e uma segunda-feira). A 2ª regata de hoje do grupo verde (4ª regata do grupo desde o início do campeonato) será repetida terça-feira de manhã. A partir dessa altura serão validados os resultados das 4ªs regatas dos restantes grupos, que foram hoje realizadas.

Beatriz Gago perdeu hoje a liderança feminina no Mundial em Vilamoura (®Matias Capizzano)

Beatriz Gago perdeu hoje a liderança feminina no Mundial em Vilamoura (®Matias Capizzano)

O Swell-Algarve apurou que Guilherme Cavaco foi hoje penalizado na última regata do seu grupo com uma ‘bandeirada’, por comportamento irregular durante os procedimentos de largada. O ímpeto do jovem farense foi excessivo, depois de ter conseguido um brilhante 7º lugar na 1ª do dia (3ª do campeonato). Por ‘gingar’ a segundos da largada, Guilherme Cavaco foi obrigado a dar duas voltas, largando em último.

Devido à penalização na partida, Guilherme Cavaco fez abaixo do 40º lugar na última regata do dia. Este é um resultado ainda não oficial ao final do segundo dia. Assim que a 4ª regata verde for realizada e forem validados os resultados das 4ªs regatas dos restantes grupos, na terça-feira de manhã, Guilherme irá cair para o 42º posto da geral. Mas o algarvio vai poder descartar esse mau resultado logo na regata seguinte, retomando a luta pelo topo.

Beatriz Gago não se entendeu com as condições de vento que se fizeram sentir esta segunda-feira em Vilamoura. A velejadora algarvia fez 18º lugar na 1ª do dia, abaixo do que tinha feito na jornada inaugural. A prestação valeu-lhe a descida para o 37º posto da geral, perdendo o 1º lugar feminino para a dinamarquesa Helena Wolf, 29ª após 3 regatas.

Após 3 regatas, que traduzem os resultados oficiais ao final do 2º dia do Campeonato do Mundo de Optimist 2016, os restantes elementos da Equipa de Portugal ocupam as seguintes posições: Felipe Egipto é 93º, Manuela Ramos 139º e Diogo Sampaio 166º. O suíço Max Wallenberg continua líder, mas agora fortemente pressionado pelo malaio Muhammad Fauzi Kaman Shah, que teve hoje uma prestação notável.

Links:

OptimistWorlds2016 | Dia 1

Comentários