Campeonato do Mundo da Classe Optimist 2016 | Vilamoura

Beatriz Gago Líder Feminino no Primeiro Dia

Beatriz Gago foi a melhor rapariga no primeiro dia do Campeonato do Mundo de Optimist em Vilamoura (®MatiasCapizzano)

Começou hoje, em Vilamoura, o Campeonato do Mundo da Classe Optimist 2016. Os dois algarvios em prova foram os melhores portugueses nas duas regatas do programa deste domingo, 26 de junho. Beatriz Gago assumiu o 1º lugar Feminino, ao conseguir o 30º posto na geral. Guilherme Cavaco chegou a fazer 2º lugar numa das regatas e chegou ao final do dia na 14ª posição de uma frota com 255 velejadores de todo o Mundo.

A frota foi dividida em quatro grupos, para as duas regatas deste domingo. O vento fraco marcou o primeiro dia do Mundial de Optimist em águas de Vilamoura, soprando de Sudeste entre os 5 e os 8 nós de intensidade. Ainda assim, foi possível cumprir o programa.

Beatriz Gago, Bicampeã de Portugal Juvenis Femininos, é a única rapariga na Seleção de Portugal. A velejadora do Clube Naval de Portimão venceu o 2º Evento-Teste para este Mundial, em abril; e entrou com força no campeonato que hoje começou.

A velejadora algarvia fez 8º e 10º lugar nas regatas e terminou o dia em 30º na geral, equivalente a 1º Feminino. A sua adversária mais próxima na divisão feminina é a dinamarquesa Helena Wolff, 35ª na geral, a quatro pontos de distância da algarvia.

Guilherme Cavaco fez 2º lugar numa das regatas; um resultado para guardar (®MatiasCapizzano)

Guilherme Cavaco fez 2º lugar numa das regatas; um resultado para guardar (®MatiasCapizzano)

Guilherme Cavaco também entrou muito bem neste Mundial. O velejador do Ginásio Clube Naval de Faro já tinha sido o melhor português no 3º Evento-Teste, na semana passada, e foi hoje o melhor português no primeiro dia do Campeonato do Mundo. O algarvio fez 2º lugar na primeira regata da prova e 9º na segunda, concluindo o dia no 14º posto da classificação geral.

Os restantes três elementos da Seleção de Portugal não tiveram um dia tão bom. Filipe Egipto segue na 99ª posição, Manuel Ramos é 109º e Digo Sampaio 187º. A frota é liderada pelo suíço Max Wallenberg, com duas vitórias em duas regatas; seguido pelos alemães Roko Mohr (2º) e Adrian Surroca (3º). O angolano Osvaldo Gama, treinado pelo algarvio Frederico Coutinho ‘Rato’, foi uma das sensações do dia, ao fazer 4º lugar na última regata.

Comentários