pub

Campeonato Nacional de Desporto Escolar 2015/2016 | Aveiro

Três Algarvios Vice-Campeões de Surf Escolar

Dois algarvios no Pódio Juvenis: Ricardo Augusto, de branco, 2º classificado; e Bruno Gregório, 3º, de vermelho, 3º (®DesportoEscolar)
Dois algarvios no Pódio Juvenis: Ricardo Augusto, de branco, 2º classificado; e Bruno Gregório, 3º, de vermelho, 3º (®DesportoEscolar)
pub

Ricardo Augusto (Portimão), Diogo Pereira (Portimão) e Concha Balsemão (Aljezur) sagraram-se vice-campeões nacionais de surf escolar nas respetivas categorias. O Campeonato Nacional do Desporto Escolar 2015/2016 decorreu em Aveiro, nos dias 19 a 22 de maio, e o Algarve esteve representado na prova Surf & Bodyboard por sete atletas, nenhum dos quais perdeu antes das meias-finais.

Campeonato Nacional Escolar em Aveiro foi disputado em diversas modalidades. A seleção escolar algarvia à final escolar Surf & Bodyboard era das mais pequenas em prova, mas conseguiu quatro presenças em finais e três títulos de vice-campeão escolar 2015/2016. A prova de Surf & Bodyboard foi realizada na Praia da Barra, com boas ondas durante os dias de competição.

Comitiva algarvia de Surf & Bodyboard no Campeonato Nacional do Desporto Escolar 2015/2016 (®DR)

Comitiva algarvia de Surf & Bodyboard no Campeonato Nacional do Desporto Escolar 2015/2016 (®DR)

“Nós éramos sete, Lisboa tinha 20 e o Porto 40. Os resultados que conseguimos não foram nada maus”, comentou Raquel Gonçalves, professora coordenador do Centro de Formação Desportiva Escolar de Portimão que liderou a seleção algarvia em Aveiro, juntamente com Márcia Nunes, professora coordenadora do Centro de Formação Desportiva Escolar de Armação de Pêra.

Os algarvios em prova em Aveiro “lutaram muito; estavam mesmo a querer os títulos e não desistiram até ao fim”, sublinhou Raquel Gonçalves, em declarações ao Swell-Algarve. Em dois casos concretos – Surf Iniciados e Surf Juvenis – o título nacional escapou por muito pouco aos algarvios presentes nas finais.

Bruno Gregório, 3º Surf Juvenis (®AlexandrePona/DesportoEscolar)

Bruno Gregório, 3º lugar Surf Juvenis (®AlexandrePona/DesportoEscolar)

Algarve esteve representado por dois surfistas na final Juvenil, Bruno Gregório e Ricardo Augusto, os dois únicos algarvios que disputaram esta categoria. Bruno Gregório fez 3º lugar na final Juvenil. Ricardo Augusto liderou a final até aos minutos finais, altura em que um adversário deu a volta com uma onda forte. ‘Ricky’ não conseguiu encontrar resposta em pouco tempo e terminou em 2º, numa prova a que foi chamado à última hora, em substituição de António Silveira (Portimão).

Ricardo Augusto, 2º Surf Juvenis (®DesportoEscolar)

Ricardo Augusto, 2º lugar Surf Juvenis (®DesportoEscolar)

A história repetiu-se na final de Iniciados, onde esteve presente Diogo Pereira (Portimão), campeão nacional escolar no ano anterior. Diogo Pereira perdeu a liderança no último minuto da final e não entraram mais ondas com potencial até ‘tocar a buzina’. Recorde-se que Diogo Pereira entrou na seleção algarvia quase na véspera da partida devido a uma vaga de última hora atribuída pela organização.

Diogo Pereira, 2º Surf Iniciados (®DesportoEscolar)

Diogo Pereira, 2º lugar Surf Iniciados (®DesportoEscolar)

Henrique Poucochinho (Portimão) e Michael Conlan (Quarteira) eram os dois únicos representantes do Algarve na categoria Surf Iniciados antes de ter sido aberta a terceira vaga, atribuída a Diogo Pereira, em Aveiro. Henrique e Michael chegaram às meias-finais. Michael concluiu a prova em 5º lugar e Henrique em 7º.

Michael Conlan, 5º lugar Surf Iniciados (®DesportoEscolar)

Michael Conlan, 5º lugar Surf Iniciados (®DesportoEscolar)

Concha Balsemão (Aljezur), que substituiu Yolanda Hopkins (Quarteira), alcançou um brilhante 2º lugar na final Surf Feminino, sagrando-se vice-campeã nacional escolar, na sua primeira participação num campeonato nacional escolar.

Concha Balsemão, 2º lugar Surf Feminino (®DesportoEscolar)

Concha Balsemão, 2º lugar Surf Feminino (®DesportoEscolar)

Na categoria Bodyboard, o algarvio Ricardo Mendonça (Quarteira) ‘passou’ uma fase e perdeu nas meias-finais. Ricardo concluiu o campeonato em  lugar.

A comitiva algarvia à prova de Surf & Bodyboard em Aveiro integrou ainda um aluno, Rafael Silva (Portimão), escolhido para desempenhar funções de juiz. “Deram-lhe muitos elogios”, comentou a professora Raquel Gonçalves. O Algarve acabou por ter mais um representante no painel de juízes, Igor Bombardi (Armação de Pêra), que acompanhou a professora Márcia Nunes.

Henrique Poucochinho, 7º lugar Surf Iniciados (®DesportoEscolar)

Henrique Poucochinho, 7º lugar Surf Iniciados (®DesportoEscolar)

Comentários