pub

CNSkimboard 2016 | Etapa 1 | Miguel Braz

“Não Chegou para Aquilo que Eu Queria”

Vice-campeão nacional Afonso Ruiz (na foto) travou algarvio na primeira ronda e venceu a etapa em Sesimbra (®SCS)
Vice-campeão nacional Afonso Ruiz (na foto) travou algarvio na primeira ronda e venceu a etapa em Sesimbra (®SCS)
pub

“Apanhei uma ou duas boas ondas, mas não chegou para aquilo que eu queria”. Miguel ‘Migas’ Braz perdeu de primeira na Etapa 1 do Circuito Nacional de Skimboard 2016, disputada ontem, sábado 14 de maio, em Sesimbra. O único atleta algarvio no circuito concluiu a etapa no 9º lugar Open, dentro do objetivo top 10; mas queria ter passado pelo menos uma ronda. “Apanhei logo dois atletas de alta qualidade. Foi mais difícil”, explicou ‘Migas’, ao Swell-Algarve.

A etapa inaugural do CNSkimboard 2016 foi organizada pelo Surf Clube de Sesimbra. Estava prevista para a Praia do Meco, mas foi realizada na Praia da Foz, “um secret spot da malta de Sesimbra”. A praia escolhida não favoreceu o atleta algarvio. “É uma onda mais para goffies do que regulares, porque só dá esquerdas; e eu sou regular”, disse Miguel Braz.

Etapa foi realizada na Praia da Foz, um 'secret spot' de Sesimbra (®SCS)

Etapa foi realizada na Praia da Foz, um ‘secret spot’ de Sesimbra (®SCS)

A prova foi disputada nas categorias Sub-16 e Open, com 20 atletas inscritos, ondas de meio metro e céu nublado e vento moderado durante todo o dia. Miguel Braz competiu numa fase de maré mais cheia, com ondas ‘moles’, condições que não ajudaram à tarefa dos atletas. O algarvio entrou numa bateria com três competidores e perdeu em 3º, atrás de dois ‘craques’ da modalidade.

A bateria do algarvio foi ganha pelo vice-campeão nacional 2015, Afonso Ruiz, seguido pelo local Emanuel Embaixador, um dos praticantes portugueses mais conhecidos a nível internacional e que já fez 6º lugar numa etapa do mundial de skimboard. Estes foram os atletas que travaram Miguel Braz logo na ronda de abertura (quartos-de-final). “Tentei apanhar ondas um pouco mais longe, mas não me safei lá muito bem”, concluiu o atleta algarvio.

Emanuel Embaixador foi adversário do algarvio em Sesimbra. É um atleta de dimensão internacional que em 2015 só fez uma etapa do nacional (®SCS)

Emanuel Embaixador foi adversário do algarvio em Sesimbra. É um atleta de dimensão internacional que em 2015 só fez uma etapa do nacional (®SCS)

Afonso Ruiz avançou até à final Open e venceu a etapa. Era o atleta mais quotado em prova, face à ausência do campeão nacional Hugo Santos; e confirmou o favoritismo. O Surf Clube de Sesimbra, clube organizador da etapa, conseguiu ter um atleta na final Open, Simão Pinto, 2º classificado. Este foi o resultado destacado por Miguel Braz: “O Simão Pinto é meu amigo e muito boa onda. Não participava no circuito há um ano e conseguiu o 2º lugar em Sesimbra. É muito bom”.

Local Simão Pinto fez 2º lugar na etapa; o resultado destacado pelo 'amigo' algarvio Miguel Braz (®SCS)

Local Simão Pinto (na foto) fez 2º lugar na etapa; o resultado destacado pelo ‘amigo’ algarvio Miguel Braz (®SCS)

O algarvio Miguel Braz é atleta federado pela Associação Recreativa e Cultural do Vimeiro, clube que venceu a etapa em Sesimbra na categoria Sub-16, por intermédio do jovem Bernardo Crespo.

A prova decorreu no âmbito do SCS Wave Fest 2016, com os apoios Vazva, Café Central de Alfarim, Surftotal, Câmara Municipal de Sesimbra, Instituto Português do Desporto e Juventude, Bombeiros Voluntários de Sesimbra e Federação Portuguesa de Surf.

A 2ª Etapa CNSkimboard está prevista para os dias 3 e 4 de setembro, em Espinho. Será a estreia de Miguel Braz naquela onda, onde o atleta algarvio não pôde competir no ano passado, porque estava lesionado.

Finais 1ª Etapa CNSkimboard 2016 | Sesimbra (Praia da Foz)

Pódio Open da 1ª Etapa CNSkimboard 2016, em Sesimbra (®SCS)

Pódio Open da 1ª Etapa CNSkimboard 2016, em Sesimbra (®SCS)

Open

1. Afonso Ruiz (SCP)

2. Simão Pinto (SCS)

3. Valentyn (ACRV)

4. Victor Fernandes

Pódio Sub-16 da 1ª Etapa CNSkimboard 2016, em Sesimbra (®SCS)

Pódio Sub-16 da 1ª Etapa CNSkimboard 2016, em Sesimbra (®SCS)

Sub-16

1. Bernardo Crespo (ARCV)

2. João Luz (SCP)

3. Miguel Silva (SCS)

4. João Botas (SCS)

Links:

Entrevista a Miguel Braz | Antevisão CNSkimboard 2016

Comentários