CNSkimboard 2016 | 1ª Etapa | Sesimbra | 14 maio

‘Migas’ Preparado para o Nacional de Skimboard

Miguel Braz, 22 anos, atleta de Lagos, único algarvio no Circuito Nacional de Skimboard (®DR)

Miguel Braz é o único algarvio no Circuito Nacional de Skimboard. O atleta de Lagos vai iniciar o circuito deste ano já no próximo sábado, 14 de maio, em Sesimbra. Antes de viajar, ‘Migas’ falou ao Swell-Algarve sobre a preparação, a etapa, o circuito e o nível do skimboard em Portugal. “Está cada vez melhor”, diz o ‘skimboarder’ algarvio.

A estreia do algarvio no Circuito Nacional de Skimboard aconteceu em 2015. Miguel Braz concluiu o ano de estreia na 15ª posição do ‘ranking’ nacional, entre 34 competidores, tendo faltado a duas das seis etapas do circuito. “Não consegui ir por causa de lesão, uma rotura numa coxa; e depois estive em recuperação com o Celso. Fiquei com a perna praticamente boa”, recorda o atleta de Lagos.

Miguel Braz foi 15º no 'ranking' nacional em 2015. Este ano quer ser Top 10 (®DR)

Miguel Braz foi 15º no ‘ranking’ nacional em 2015. Este ano quer ser Top 10 (®DR)

O melhor resultado alcançado por ‘Migas’ no CNSkimboard 2015 foi 9º lugar na etapa em Espinho. Com a experiência adquirida nas quatro etapas nacionais em que participou no ano passado, Miguel Braz espera fazer melhor este ano. “A minha expetativa é entrar no top 10 em todas as etapa e no ‘ranking’ final do circuito”, disse o atleta.

O CNSkimboard 2016 começa no próximo sábado, em Sesimbra, em prova organizada pelo Sesimbra Surf Clube. O atleta algarvio sente que está em forma para atacar o circuito. “A preparação foi muito boa. Houve boas ondas em Lagos e nos Caneiros (Lagoa). O mar aqui no Algarve tem estado quase sempre clássico (para o skimboard) desde janeiro”, disse ‘Migas’, ao Swell-Algarve.

Repertório do 'skimboarder' algarvio é muito variado (®DR)

Repertório do ‘skimboarder’ algarvio é muito variado (®DR)

Os bons treinos realizados nos últimos meses reforçam a confiança do atleta, muito importante para competir na onda “agressiva” da Praia do Meco, em Sesimbra. “Aquela onda é um bocado cavada. É um quebra-coco agressivo. Não é o tipo de onda a que eu esteja habituado. Cá em baixo (Algarve) temos mar um pouco mais clássico”, comentou o atleta.

Apesar de não ser ‘a sua onda’, Miguel Braz tem nível técnico mais do que suficiente para se “safar” num cenário propício a tubos em Sesimbra e acredita que vai “fazer melhor do que o 13º lugar do ano passado”. A confiança do atleta algarvio para a etapa não ignora o bom nível de skimboard que diz existir no circuito. “O nível em Portugal é elevado e está cada vez melhor. Os atletas tentam coisas novas e o circuito está a crescer”, comenta o ‘skimboarder’ de Lagos.

Miguel Braz gosta de terminar as ondas com um tubo… e esse vai ser o 'prato forte' em Sesimbra (®DR)

Miguel Braz gosta de terminar as ondas com um tubo… e esse vai ser o ‘prato forte’ em Sesimbra (®DR)

Miguel Braz tem 22 anos de idade e é atleta patrocinado por RSkim Boards, Union Clothing e Lagos Surf Center. É o grande embaixador do skimboard algarvio, apesar de não estar federado por um clube algarvio. “Estive à procura de clubes aqui no Algarve e não encontrei nenhum que pudesse ajudar-me mais do que a Associação Cultural e Recreativa do Vimeiro. Eles pagam-me as inscrições nas provas e ainda dão alguma ajuda para as deslocações”, explicou o atleta algarvio.

 

Comentários